top of page

Ipiranga Racing domina treinos livres com dobradinha histórica de Camilo e Ramos

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 15 de ago.
  • 4 min de leitura
Ipiranga Racing domina treinos livres com dobradinha histórica de Camilo e Ramos
(Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car)

Toyota Corolla Cross estabelece novo padrão de velocidade no retorno da Stock Car ao interior mineiro após oito anos


Competitividade máxima definiu o primeiro dia oficial da Stock Car no Circuito dos Cristais, onde a diferença entre 25 pilotos não ultrapassou um segundo na sessão inicial. O cenário tornou-se ainda mais impressionante na atividade seguinte, quando apenas meio segundo separou os 18 primeiros colocados no traçado de 3.330 metros considerado um dos mais técnicos do calendário nacional.


Domínio absoluto da Ipiranga Racing caracterizou a sexta-feira (15) em Curvelo, região central de Minas Gerais, com Thiago Camilo estabelecendo 1min20s675 como melhor marca já alcançada por veículo da categoria no autódromo mineiro. Cesar Ramos complementou a festa da equipe paulista ao garantir o segundo posto com diferença mínima de 0s087, consolidando uma dobradinha que reflete o trabalho técnico desenvolvido pela estrutura que utiliza Toyota Corolla Cross.


Sequência de quebras de tempo marcou toda a programação desde quinta-feira. Rafael Suzuki da TMG Racing já havia superado com Chevrolet Tracker o antigo melhor registro de um sedan no local - 1min21s891 estabelecido por Daniel Serra em julho de 2017 -, ao cravar 1min21s772 no treino extra. Entretanto, a evolução continuou durante as atividades oficiais com patamares progressivamente superiores.


Comando inicial pertenceu a Gianluca Petecof, que liderou a primeira sessão com 1min21s401 utilizando o Mitsubishi Eclipse Cross # 101 da CAR Racing KTF. O jovem de 22 anos, vencedor do prêmio de rookie of the year em 2023, superou Guilherme Salas com Chevrolet Tracker da Valda Cavaleiro Sports e Átila Abreu da Scuderia Bandeiras com mesmo modelo. Posicionamento destacado coube a Cesar Ramos como quarto colocado e melhor Toyota do momento, enquanto Julio Campos da Crown Racing fechou o quinteto de líderes sendo o mais rápido do primeiro grupo a entrar em pista.


Calor intenso persistiu no início da segunda atividade às 16h05, mas o emborrachamento progressivo da pista proporcionou melhoria generalizada dos cronômetros. Liderança imediata de Camilo com Toyota # 21 teve como principais perseguidores Gaetano Di Mauro da Eurofarma RC e Felipe Baptista da CAR Racing KTF, ambos com Mitsubishi Eclipse Cross. Entrada posterior do segundo pelotão não conseguiu superar o tempo estabelecido pelo representante da Ipiranga Racing.


Terceira posição final ficou com Felipe Fraga, que manteve sua tradição de bons resultados no local onde conquistou a alcunha de "Rei de Curvelo". Sequência subsequente apresentou trio da Mitsubishi nas posições seguintes: Petecof em quarto e Daniel Serra completando o top-5, demonstrando potencial da marca japonesa no circuito mineiro.


Performance notável de Arthur Gama da Full Time resultou no oitavo tempo geral entre os 31 inscritos, marcando sua segunda colocação no top-10 da temporada após resultado similar na abertura em Interlagos. Registro de 1min20s858 do piloto gaúcho ficou a apenas 0s183 do tempo de Camilo, além de representar a terceira melhor marca entre usuários dos novíssimos SUVs Toyota. "Fim de sexta-feira bem positivo aqui em Curvelo. Nos dois treinos em que utilizamos pneus novos, consegui ser bem rápido, então estou bastante animado para amanhã. No último treino, quando todo mundo colocou pneus novos, fechei em P8, a menos de dois décimos do melhor tempo. Estamos competitivos e confiantes. Agora é levantar a cabeça e seguir trabalhando para termos um bom sábado", afirmou Gama.


Abordagens diferenciadas caracterizaram o trabalho dos pilotos do Time Lubrax com patrocínio Vibra. Julio Campos escolheu preservar pneus após desempenho positivo na primeira sessão com Toyota Corolla Cross da Crown Racing. "Passamos pneu zero no primeiro treino livre, trabalhamos em tudo o que era necessário no carro e decidimos não entrar na pista no segundo treino para economizar pneu para a corrida. Estamos competitivos para sábado e domingo", explicou Campos.


Adaptação intensa foi necessária para Felipe Massa, que vivenciou sua primeira experiência no desafiador traçado mineiro. Utilização de cada minuto disponível permitiu ao piloto da TMG Racing compreender as especificidades do Chevrolet Tracker # 19, mesmo enfrentando problemas mecânicos que demandaram troca de motor. "Foi um dia produtivo, ainda estou me adaptando à pista e não estou 100% confortável com alguns detalhes de acerto do carro, mas estou confiante de que vamos conseguir ajustar tudo para a classificação e para as corridas de sábado e domingo", comentou Massa.


Otimismo caracterizou as declarações de Petecof após protagonizar a liderança da primeira atividade oficial. "Tivemos um começo muito bom e é sempre agradável quando colocamos o carro na pista e, logo de cara, já desempenha bem. A equipe fez um ótimo trabalho, sentimos que o carro era muito bom e fizemos retoques muito pequenos, sem atrapalhar o que já está funcionando. Agora é fazer mais alguns ajustes para ver qual o melhor acerto para a classificação e, se tudo der certo, estaremos brigando pela ponta o final de semana inteiro", declarou o representante da CAR Racing KTF.


Reconhecimento do desenvolvimento técnico alcançado transpareceu nas palavras de Camilo, que enfatizou as soluções implementadas para superar deficiências previamente identificadas. "Nosso time trabalhou muito bem. Iniciamos com um carro bem equilibrado. Tínhamos uma deficiência de velocidade de reta, algo que foi trabalhado, o que surtiu efeito nos treinos de hoje. Acredito que conseguimos solucionar, tivemos uma velocidade máxima parecida com a dos outros carros, e aí acho que apareceu bem nosso acerto, já que o carro apresentou um equilíbrio muito bom. Cabe valorizar o trabalho da equipe com primeiro e segundo lugares. Estamos buscando trabalhar bastante na performance do carro novo. Dá um ânimo para nosso time, que vem trabalhando constantemente para buscar esse desempenho. Claro que amanhã é o que vale, mas é sempre bom saber que estamos num caminho bacana de equilíbrio para brigar, talvez, pela pole", concluiu.


Programação prossegue neste sábado com sessão classificatória às 9h40 e corrida Sprint às 14h45. Encerramento da etapa ocorre domingo com corrida principal às 12h10, todas as atividades com transmissão completa pelos canais BandSports, SporTV e YouTube oficial da categoria, além da exibição em TV aberta pela Band. Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico

Comentários


bottom of page