top of page

Stock Car retorna a Minas Gerais com grid internacional disputando inédita batalha entre SUVs

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 13 de ago.
  • 8 min de leitura
Rafael Suzuki (Renato Mafra)
Rafael Suzuki (Renato Mafra)

Após oito anos longe do território mineiro, categoria nacional recebe estreantes de peso enquanto veteranos buscam repetir domínio histórico no Circuito dos Cristais


O calendário nacional do automobilismo ganha nova dimensão neste fim de semana com o retorno da BRB Stock Car Pro Series ao solo mineiro, encerrando um jejum de oito anos desde a última passagem pela região. O Circuito dos Cristais se prepara para receber os inéditos modelos SUV que transformaram a categoria, marcando território inexplorado para os Chevrolet Tracker, Mitsubishi Eclipse e Toyota Corolla Cross em suas primeiras voltas pelo traçado de 3.330 metros e 16 curvas.


A temporada de 2025 tem apresentado desafios técnicos para todo o grid, especialmente com a adaptação e equalização dos novíssimos SUVs introduzidos nesta edição da Stock Car. Para ajudar os competidores a se ajustarem às novidades, a organização programou treinos extras durante a etapa de Curvelo, garantindo mais tempo de pista e oportunidades de encontrar o melhor desempenho desde as primeiras voltas.


Eclipse Cross apresentado em Interlagos, 2024 (Carlos Rossi / Red Line Motor Sport)
Eclipse Cross apresentado em Interlagos, 2024 (Carlos Rossi / Red Line Motor Sport)

O intervalo que separa julho de 2017 do atual momento ilustra as profundas metamorfoses da Stock Car. A substituição dos tradicionais sedans pelos SUVs ampliou o confronto entre fabricantes, com a entrada da Toyota e da Mitsubishi para desafiar o domínio histórico da Chevrolet. A Hankook assumiu o fornecimento oficial de pneus, enquanto gerações de pilotos construíram legados sólidos. Daniel Serra, Ricardo Maurício e Gabriel Casagrande ascenderam ao seleto grupo de tricampeões, com Rubens Barrichello somando seu segundo título. Estrelas internacionais também engrossaram o grid, como Helio Castroneves, Felipe Massa, Nelson Piquet Jr. e João Paulo de Oliveira. A nova geração de pilotos, representada por Felipe Baptista, Gianluca Petecof, Enzo Elias, Arthur Leist, Zezinho Muggiati e Arthur Gama, consolidou a renovação da categoria.


A liderança do campeonato segue com Gaetano Di Mauro, que soma 294 pontos após uma vitória e quatro pódios pela Eurofarma RC. Guilherme Salas persegue o primeiro lugar com 252 tentos pela Valda Cavaleiro Sports, enquanto Felipe Fraga completa o pódio provisório com 244 pontos, defendendo também as cores da Eurofarma RC.


Entre os destaques do grid, Rafael Suzuki revisita o Circuito dos Cristais, onde competiu em 2016 e 2017. Na corrida de 2017, esteve prestes a conquistar seu primeiro pódio na Stock Car, ocupando a segunda posição faltando apenas cinco voltas, quando o carro começou a apresentar falhas e cruzou a linha de chegada em quinto. “Ficou, claro, aquele sabor amargo. Mas espero que neste fim de semana venha a compensação daquela corrida”, comenta o piloto da TMG Racing, que conquistaria o primeiro pódio duas etapas depois em Buenos Aires. Ele elogia a estrutura do autódromo, o traçado curto e seletivo e o trecho de concreto que lembra um circuito de rua. “É sempre bom correr em Minas, mais um estado por onde a Stock passa. Uma pena não irmos para Belo Horizonte, mas certamente será legal correr em Curvelo”, conclui, ressaltando a satisfação de ver a categoria no estado pelo segundo ano consecutivo.


Também enfrentando um desafio inédito no traçado, Felipe Massa encara o Circuito dos Cristais como uma experiência nova em sua longa e vitoriosa carreira, já que ingressou na Stock Car apenas em 2021. O circuito, inaugurado em 2016, possui 3.330 metros, 16 curvas e é percorrido em sentido anti-horário. “Será um traçado totalmente novo para mim. Trabalhei no simulador, mas na pista é diferente e vou precisar entender o carro o mais rápido possível. Vai ter até um treino extra na sexta, o que é bom, porque vou poder andar um pouco mais”, comenta o atual vice-campeão, que elogia a volta da categoria a Minas Gerais. “É muito legal ir para Minas de novo. Ano passado, estivemos em Belo Horizonte e, agora, vamos correr no interior”, completa.


Quanto aos pilotos da Shell, Gianluca Petecof e Ricardo Zonta, vemos realidades distintas no retorno a Curvelo. O piloto do carro # 101 encara o traçado pela primeira vez, enquanto Zonta, no # 10, retorna à pista onde competiu na última corrida da Stock Car há oito anos. Zonta comenta: “Retornaremos a Curvelo após oito anos com uma categoria bem diferente de 2017, com um carro novo e várias evoluções. O traçado lá é bem seletivo, o que torna importante acharmos um caminho já nos primeiros treinos.” Petecof acrescenta: “Curvelo será uma pista nova para mim e para grande parte do grid, já que a Stock Car não corre lá há bastante tempo. As duas últimas etapas foram bastante desafiadoras, com um problema que ainda não conseguimos solucionar completamente, então, nosso foco é voltar a competir no mais alto nível, porque, sem isso, a disputa pelo título fica muito mais complicada.”


Gabriel Casagrande retorna ao palco de sua conquista inicial na Stock Car, obtida em 2017 quando ainda representava a Vogel Motorsport como jovem promessa. Agora tricampeão da categoria (2021, 2023 e 2024) e piloto da AMattheis Vogel, nutre expectativas especiais sobre o reencontro com território conhecido. "Curvelo foi palco da minha primeira vitória na Stock Car em 2017. A pista é técnica, longa e nosso histórico lá é bom. Seria incrível retornar ao pódio justamente nessa etapa. Sabemos que o momento agora é totalmente diferente, com outro carro, mas tudo o que vier de positivo neste momento é sempre bem-vindo", projeta Casagrande, que chega respaldado pelo quarto lugar no grid e top-10 na Sprint do Velocitta.


Stock Car retorna a Minas Gerais com grid internacional disputando inédita batalha entre SUVs
Cacá Bueno (Bruno Terena/RF1)

O bom desempenho de Cacá Bueno ao longo da temporada é reforçado pelo ritmo apresentado no Velocitta, e em Curvelo o objetivo é manter essa performance, brigando pelas primeiras posições. O retrospecto do piloto da Scuderia Chiarelli em Minas Gerais também é positivo: um pódio em 2024 em Belo Horizonte e três chegadas entre os dez melhores, incluindo duas na última passagem da Stock Car por Curvelo, em 2017. Segundo o piloto, “É bom retornar a Minas Gerais, desta vez em Curvelo. Quanto mais praças a Stock Car puder correr é melhor para o público, patrocinadores e também para os pilotos. O circuito é seletivo e desafiador. Nosso retrospecto em Minas é positivo e o carro tem mostrado bom ritmo. Vamos tentar repetir esse desempenho e converter em bons resultados.


Felipe Baptista chega ao interior mineiro ocupando a quarta posição com 236 pontos pela CAR Racing KTF, embalado pelo pódio e pole position conquistados na etapa anterior do Velocitta. O piloto do carro # 121, patrocinado pelo banco BV, celebra a consistência demonstrada com três chegadas entre os cinco primeiros e cinco top-10 em sete corridas disputadas. "A velocidade está presente e tanto a equipe quanto eu temos conseguido brigar por vitórias", destaca Baptista sobre a parceria que tem rendido frutos expressivos.


Motivado pela sequência de dois pódios consecutivos na temporada, Arthur Leist chega ao traçado mineiro para conhecer o Circuito dos Cristais pilotando o Toyota Corolla Cross # 81. O jovem de 24 anos carrega boas recordações do estado após protagonizar a melhor volta no circuito de rua de Belo Horizonte em 2024, seu ano de ingresso na categoria principal. "A última vez que a Stock Car correu em Curvelo foi 2017, eu não estava no grid e já tem bastante tempo que a categoria não vai para lá. Fiquei feliz quando soube, porque acho que é positivo estarmos em praças e circuitos diferentes. A Stock Car precisa disso. E vai ser bem bacana estrearmos os SUVs neste traçado", comentou Leist.


Stock Car retorna a Minas Gerais com grid internacional disputando inédita batalha entre SUVs
(Rafael Gagliano | Hyset)

A Crown Racing apresenta retrospecto invejável no Circuito dos Cristais, acumulando duas poles, duas vitórias, um segundo e um quarto lugar nas passagens de 2016 e 2017. Julio Campos, 12º colocado no campeonato com 160 pontos pelo Time Lubrax, busca capitalizar essa tradição vitoriosa da equipe comandada por William Lube para recuperar terreno após o fim de semana desafiador vivido no Velocitta.


A Cavaleiro Sports desembarca no interior mineiro liderando o campeonato de equipes e confiante na evolução técnica demonstrada nas últimas provas. Ricardo Maurício, ausente do circuito desde 2017, expressa entusiasmo pelo retorno ao estado que considera especial: “O circuito de Curvelo é conhecido por seu traçado seletivo e pelas disputas emocionantes que proporciona. Desde minha última participação em 2017, não tivemos mais a oportunidade de competir por lá. Será um prazer voltar a acelerar em Minas Gerais, estado pelo qual tenho um carinho especial e que sempre recebe o automobilismo com grande entusiasmo”. Gui Salas, seu companheiro de equipe e vencedor anterior no traçado pelo Campeonato Brasileiro de Marcas, reforça a confiança no desempenho do conjunto após trabalho intenso de desenvolvimento: “Estou animado para voltarmos para Curvelo. Corri duas vezes nesse circuito, na Stock Car e no Brasileiro de Marcas, no qual obtive uma vitória. Conseguimos trabalhar bastante no nosso carro da última etapa e estamos confiantes no desempenho.


Após oito anos distante de Curvelo, Denis Navarro, também da Cavaleiro Sports, projeta expectativas elevadas para o retorno com o carro # 05. Ele ressalta que a equipe evoluiu a cada etapa e volta com um modelo completamente novo, tornando o desafio inédito para todos. O piloto também destaca o apoio tradicional que o público mineiro oferece à Stock Car, reforçando a confiança em uma apresentação sólida da equipe durante a etapa: “Temos bons motivos para confiarmos em bons resultados em Curvelo. Estamos evoluindo a cada etapa e vamos voltar a Curvelo depois de oito anos com um carro completamente novo o que torna tudo novo para todos, com uma disputa ainda mais equilibrada. Vamos com o objetivo de fazer boas corridas e ter um 2º semestre ainda mais forte. O público de Minas Gerais também apoiou muito a Stock Car quando corremos lá, então será legal encontrá-los novamente", diz o piloto.


Entre os debutantes da temporada 2025, Arthur Gama volta a acelerar em Curvelo após quatro anos de ausência, quando competiu pela Turismo 1.4 no traçado longo do complexo. O campeão da Stock Series 2024, agora pilotando o Corolla Cross # 9 da Full Time/Toyota Gazoo Racing, demonstrou evolução clara no Velocitta ao conquistar seu melhor resultado na Sprint e avançar ao Q2 da classificação.


Enfrentando o primeiro contato com o Circuito dos Cristais e a adaptação ao Toyota Corolla Cross # 301, Rafael Reis encara um fim de semana desafiador. Recuperado da lesão na perna sofrida no acidente do Velocitta, quando foi tocado na reta dos boxes, ele destaca a segurança comprovada pelos novos modelos SUV, confiando em um desempenho consistente durante toda a etapa.


O Circuito dos Cristais também reserva uma estreia completa para João Paulo de Oliveira, que conhecerá tanto o traçado mineiro quanto a pista pela primeira vez em sua carreira. Com duas décadas de experiência no automobilismo japonês, chega motivado pela evolução de ritmo observada na etapa anterior, quando esteve próximo do top-10, e pretende transformar essa experiência inédita em resultados competitivos. Vai ser a minha primeira vez correndo em Curvelo, então estou empolgado por conhecer mais um autódromo. O ritmo de nosso carro mostrou boa evolução na última etapa, no Velocitta. Nosso desafio agora é conseguir ainda mais desempenho para brigar por posições mais na frente do pelotão”, disse JP Oliveira.


As condições meteorológicas prometem favorecer o espetáculo com previsão de fim de semana quente, sem possibilidade de chuva e temperaturas oscilando entre 15°C e 30°C durante todo o período. A programação inicia na quinta-feira com treino extra às 16h, seguindo na sexta-feira com nova sessão extra às 9h, shakedown e treinos livres. O sábado reserva classificação às 9h40 e corrida Sprint às 14h40, enquanto domingo encerra a etapa com a corrida principal às 12h10, transmitida ao vivo pelo BandSports, SporTV, YouTube oficial da Stock Car e Band em TV aberta. Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico

Comentários


bottom of page