Stock Car retorna a Minas Gerais com grid internacional disputando inédita batalha entre SUVs
- Carlos Rossi | Kabé
- 13 de ago.
- 8 min de leitura

Após oito anos longe do território mineiro, categoria nacional recebe estreantes de peso enquanto veteranos buscam repetir domínio histórico no Circuito dos Cristais
O calendário nacional do automobilismo ganha nova dimensão neste fim de semana com o retorno da BRB Stock Car Pro Series ao solo mineiro, encerrando um jejum de oito anos desde a última passagem pela região. O Circuito dos Cristais se prepara para receber os inéditos modelos SUV que transformaram a categoria, marcando território inexplorado para os Chevrolet Tracker, Mitsubishi Eclipse e Toyota Corolla Cross em suas primeiras voltas pelo traçado de 3.330 metros e 16 curvas.
A temporada de 2025 tem apresentado desafios técnicos para todo o grid, especialmente com a adaptação e equalização dos novíssimos SUVs introduzidos nesta edição da Stock Car. Para ajudar os competidores a se ajustarem às novidades, a organização programou treinos extras durante a etapa de Curvelo, garantindo mais tempo de pista e oportunidades de encontrar o melhor desempenho desde as primeiras voltas.

O intervalo que separa julho de 2017 do atual momento ilustra as profundas metamorfoses da Stock Car. A substituição dos tradicionais sedans pelos SUVs ampliou o confronto entre fabricantes, com a entrada da Toyota e da Mitsubishi para desafiar o domínio histórico da Chevrolet. A Hankook assumiu o fornecimento oficial de pneus, enquanto gerações de pilotos construíram legados sólidos. Daniel Serra, Ricardo Maurício e Gabriel Casagrande ascenderam ao seleto grupo de tricampeões, com Rubens Barrichello somando seu segundo título. Estrelas internacionais também engrossaram o grid, como Helio Castroneves, Felipe Massa, Nelson Piquet Jr. e João Paulo de Oliveira. A nova geração de pilotos, representada por Felipe Baptista, Gianluca Petecof, Enzo Elias, Arthur Leist, Zezinho Muggiati e Arthur Gama, consolidou a renovação da categoria.
A liderança do campeonato segue com Gaetano Di Mauro, que soma 294 pontos após uma vitória e quatro pódios pela Eurofarma RC. Guilherme Salas persegue o primeiro lugar com 252 tentos pela Valda Cavaleiro Sports, enquanto Felipe Fraga completa o pódio provisório com 244 pontos, defendendo também as cores da Eurofarma RC.
Entre os destaques do grid, Rafael Suzuki revisita o Circuito dos Cristais, onde competiu em 2016 e 2017. Na corrida de 2017, esteve prestes a conquistar seu primeiro pódio na Stock Car, ocupando a segunda posição faltando apenas cinco voltas, quando o carro começou a apresentar falhas e cruzou a linha de chegada em quinto. “Ficou, claro, aquele sabor amargo. Mas espero que neste fim de semana venha a compensação daquela corrida”, comenta o piloto da TMG Racing, que conquistaria o primeiro pódio duas etapas depois em Buenos Aires. Ele elogia a estrutura do autódromo, o traçado curto e seletivo e o trecho de concreto que lembra um circuito de rua. “É sempre bom correr em Minas, mais um estado por onde a Stock passa. Uma pena não irmos para Belo Horizonte, mas certamente será legal correr em Curvelo”, conclui, ressaltando a satisfação de ver a categoria no estado pelo segundo ano consecutivo.
Também enfrentando um desafio inédito no traçado, Felipe Massa encara o Circuito dos Cristais como uma experiência nova em sua longa e vitoriosa carreira, já que ingressou na Stock Car apenas em 2021. O circuito, inaugurado em 2016, possui 3.330 metros, 16 curvas e é percorrido em sentido anti-horário. “Será um traçado totalmente novo para mim. Trabalhei no simulador, mas na pista é diferente e vou precisar entender o carro o mais rápido possível. Vai ter até um treino extra na sexta, o que é bom, porque vou poder andar um pouco mais”, comenta o atual vice-campeão, que elogia a volta da categoria a Minas Gerais. “É muito legal ir para Minas de novo. Ano passado, estivemos em Belo Horizonte e, agora, vamos correr no interior”, completa.
Quanto aos pilotos da Shell, Gianluca Petecof e Ricardo Zonta, vemos realidades distintas no retorno a Curvelo. O piloto do carro # 101 encara o traçado pela primeira vez, enquanto Zonta, no # 10, retorna à pista onde competiu na última corrida da Stock Car há oito anos. Zonta comenta: “Retornaremos a Curvelo após oito anos com uma categoria bem diferente de 2017, com um carro novo e várias evoluções. O traçado lá é bem seletivo, o que torna importante acharmos um caminho já nos primeiros treinos.” Petecof acrescenta: “Curvelo será uma pista nova para mim e para grande parte do grid, já que a Stock Car não corre lá há bastante tempo. As duas últimas etapas foram bastante desafiadoras, com um problema que ainda não conseguimos solucionar completamente, então, nosso foco é voltar a competir no mais alto nível, porque, sem isso, a disputa pelo título fica muito mais complicada.”
Gabriel Casagrande retorna ao palco de sua conquista inicial na Stock Car, obtida em 2017 quando ainda representava a Vogel Motorsport como jovem promessa. Agora tricampeão da categoria (2021, 2023 e 2024) e piloto da AMattheis Vogel, nutre expectativas especiais sobre o reencontro com território conhecido. "Curvelo foi palco da minha primeira vitória na Stock Car em 2017. A pista é técnica, longa e nosso histórico lá é bom. Seria incrível retornar ao pódio justamente nessa etapa. Sabemos que o momento agora é totalmente diferente, com outro carro, mas tudo o que vier de positivo neste momento é sempre bem-vindo", projeta Casagrande, que chega respaldado pelo quarto lugar no grid e top-10 na Sprint do Velocitta.

O bom desempenho de Cacá Bueno ao longo da temporada é reforçado pelo ritmo apresentado no Velocitta, e em Curvelo o objetivo é manter essa performance, brigando pelas primeiras posições. O retrospecto do piloto da Scuderia Chiarelli em Minas Gerais também é positivo: um pódio em 2024 em Belo Horizonte e três chegadas entre os dez melhores, incluindo duas na última passagem da Stock Car por Curvelo, em 2017. Segundo o piloto, “É bom retornar a Minas Gerais, desta vez em Curvelo. Quanto mais praças a Stock Car puder correr é melhor para o público, patrocinadores e também para os pilotos. O circuito é seletivo e desafiador. Nosso retrospecto em Minas é positivo e o carro tem mostrado bom ritmo. Vamos tentar repetir esse desempenho e converter em bons resultados.”
Felipe Baptista chega ao interior mineiro ocupando a quarta posição com 236 pontos pela CAR Racing KTF, embalado pelo pódio e pole position conquistados na etapa anterior do Velocitta. O piloto do carro # 121, patrocinado pelo banco BV, celebra a consistência demonstrada com três chegadas entre os cinco primeiros e cinco top-10 em sete corridas disputadas. "A velocidade está presente e tanto a equipe quanto eu temos conseguido brigar por vitórias", destaca Baptista sobre a parceria que tem rendido frutos expressivos.
Motivado pela sequência de dois pódios consecutivos na temporada, Arthur Leist chega ao traçado mineiro para conhecer o Circuito dos Cristais pilotando o Toyota Corolla Cross # 81. O jovem de 24 anos carrega boas recordações do estado após protagonizar a melhor volta no circuito de rua de Belo Horizonte em 2024, seu ano de ingresso na categoria principal. "A última vez que a Stock Car correu em Curvelo foi 2017, eu não estava no grid e já tem bastante tempo que a categoria não vai para lá. Fiquei feliz quando soube, porque acho que é positivo estarmos em praças e circuitos diferentes. A Stock Car precisa disso. E vai ser bem bacana estrearmos os SUVs neste traçado", comentou Leist.

A Crown Racing apresenta retrospecto invejável no Circuito dos Cristais, acumulando duas poles, duas vitórias, um segundo e um quarto lugar nas passagens de 2016 e 2017. Julio Campos, 12º colocado no campeonato com 160 pontos pelo Time Lubrax, busca capitalizar essa tradição vitoriosa da equipe comandada por William Lube para recuperar terreno após o fim de semana desafiador vivido no Velocitta.
A Cavaleiro Sports desembarca no interior mineiro liderando o campeonato de equipes e confiante na evolução técnica demonstrada nas últimas provas. Ricardo Maurício, ausente do circuito desde 2017, expressa entusiasmo pelo retorno ao estado que considera especial: “O circuito de Curvelo é conhecido por seu traçado seletivo e pelas disputas emocionantes que proporciona. Desde minha última participação em 2017, não tivemos mais a oportunidade de competir por lá. Será um prazer voltar a acelerar em Minas Gerais, estado pelo qual tenho um carinho especial e que sempre recebe o automobilismo com grande entusiasmo”. Gui Salas, seu companheiro de equipe e vencedor anterior no traçado pelo Campeonato Brasileiro de Marcas, reforça a confiança no desempenho do conjunto após trabalho intenso de desenvolvimento: “Estou animado para voltarmos para Curvelo. Corri duas vezes nesse circuito, na Stock Car e no Brasileiro de Marcas, no qual obtive uma vitória. Conseguimos trabalhar bastante no nosso carro da última etapa e estamos confiantes no desempenho”.
Após oito anos distante de Curvelo, Denis Navarro, também da Cavaleiro Sports, projeta expectativas elevadas para o retorno com o carro # 05. Ele ressalta que a equipe evoluiu a cada etapa e volta com um modelo completamente novo, tornando o desafio inédito para todos. O piloto também destaca o apoio tradicional que o público mineiro oferece à Stock Car, reforçando a confiança em uma apresentação sólida da equipe durante a etapa: “Temos bons motivos para confiarmos em bons resultados em Curvelo. Estamos evoluindo a cada etapa e vamos voltar a Curvelo depois de oito anos com um carro completamente novo o que torna tudo novo para todos, com uma disputa ainda mais equilibrada. Vamos com o objetivo de fazer boas corridas e ter um 2º semestre ainda mais forte. O público de Minas Gerais também apoiou muito a Stock Car quando corremos lá, então será legal encontrá-los novamente", diz o piloto.
Entre os debutantes da temporada 2025, Arthur Gama volta a acelerar em Curvelo após quatro anos de ausência, quando competiu pela Turismo 1.4 no traçado longo do complexo. O campeão da Stock Series 2024, agora pilotando o Corolla Cross # 9 da Full Time/Toyota Gazoo Racing, demonstrou evolução clara no Velocitta ao conquistar seu melhor resultado na Sprint e avançar ao Q2 da classificação.
Enfrentando o primeiro contato com o Circuito dos Cristais e a adaptação ao Toyota Corolla Cross # 301, Rafael Reis encara um fim de semana desafiador. Recuperado da lesão na perna sofrida no acidente do Velocitta, quando foi tocado na reta dos boxes, ele destaca a segurança comprovada pelos novos modelos SUV, confiando em um desempenho consistente durante toda a etapa.
O Circuito dos Cristais também reserva uma estreia completa para João Paulo de Oliveira, que conhecerá tanto o traçado mineiro quanto a pista pela primeira vez em sua carreira. Com duas décadas de experiência no automobilismo japonês, chega motivado pela evolução de ritmo observada na etapa anterior, quando esteve próximo do top-10, e pretende transformar essa experiência inédita em resultados competitivos. “Vai ser a minha primeira vez correndo em Curvelo, então estou empolgado por conhecer mais um autódromo. O ritmo de nosso carro mostrou boa evolução na última etapa, no Velocitta. Nosso desafio agora é conseguir ainda mais desempenho para brigar por posições mais na frente do pelotão”, disse JP Oliveira.
As condições meteorológicas prometem favorecer o espetáculo com previsão de fim de semana quente, sem possibilidade de chuva e temperaturas oscilando entre 15°C e 30°C durante todo o período. A programação inicia na quinta-feira com treino extra às 16h, seguindo na sexta-feira com nova sessão extra às 9h, shakedown e treinos livres. O sábado reserva classificação às 9h40 e corrida Sprint às 14h40, enquanto domingo encerra a etapa com a corrida principal às 12h10, transmitida ao vivo pelo BandSports, SporTV, YouTube oficial da Stock Car e Band em TV aberta. Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico




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