Quatro anos depois, Arthur Gama volta ao Circuito dos Cristais para consolidar evolução na Stock Car
- Carlos Rossi | Kabé
- 13 de ago.
- 2 min de leitura

Gaúcho retorna ao traçado mineiro pela primeira vez desde 2021, credenciado por títulos na carreira e embalado pelo melhor resultado do ano na Sprint
Arthur Gama volta a acelerar em Curvelo (MG) neste fim de semana, quatro anos após sua única passagem pelo Circuito dos Cristais. Agora, vive um momento distinto na carreira: é estreante na Stock Car Pro Series com a Full Time e chega embalado por uma etapa de clara evolução no Velocitta. Em julho, no autódromo de Mogi Guaçu, o gaúcho foi o 5º mais rápido no seu grupo e o 12º no combinado dos treinos de sexta-feira, avançou ao Q2 e conquistou seu melhor resultado na Sprint em 2025 (P13).
Campeão da Stock Series em 2024, campanha dominante com nove vitórias, 15 pódios em 18 corridas e sete poles, Gama subiu para a Stock Car em 2025 como piloto da Toyota Gazoo Racing a frente do Corolla Cross # 9 da Full Time. Além do título na base, o piloto acumula conquistas relevantes na GT Sprint Race/NASCAR Brasil: campeão ProAm, “Rookie of the Year” e campeão Overall (Brasil) em 2022, além de vencer a corrida de estreia da NASCAR Brasil em 2023, em Goiânia. Esses resultados ajudam a explicar a rápida adaptação ao novo pacote técnico da Stock Car 2025 e o salto de performance visto na etapa anterior.
Curvelo não é território totalmente inédito para o gaúcho: sua única participação no circuito foi em 2021, pela Turismo 1.4, quando a categoria utilizou o traçado longo do Circuito dos Cristais (4.400 metros e 18 curvas). Em 2025, a Stock Car retorna ao autódromo após oito anos e irá competir no traçado curto, de 3.330 metros e 16 curvas, em sentido anti-horário, um desenho dinâmico, com variações de ângulo e velocidade, que favorece disputas intensas e múltiplas oportunidades de ultrapassagem. Para Gama, depois da evolução na etapa anterior, o objetivo é manter o crescimento no circuito mineiro.
A programação da etapa em Curvelo começa na quinta-feira (14) com treino extra às 16h. Na sexta-feira (15), os pilotos voltam à pista para um novo treino extra às 9h, seguido do shakedown e dos treinos livres. No sábado (16), as atividades de pista retomam às 9h40 para a classificação e às 14h40 para a corrida Sprint. No domingo (17), as atividades da etapa se encerra com a corrida principal que está prevista para às 12h10, com transmissão ao vivo pelo BandSports, SporTV e YouTube oficial da Stock Car, além de exibição em TV aberta pela Band.
"Curvelo é uma pista que eu acho legal o traçado. Corri lá só uma vez, foi em 2021. Só que em uma categoria com um carro bem diferente, bem mais lento do que como é o da Stock Car hoje em dia. Estou animado, me preparando bastante no simulador e acho que vai ser uma pista bem legal para o novo carro da Stock Car. Também é um traçado que vai permitir boas disputas. Então, vamos continuar com essa evolução das últimas etapas para conquistar bons resultados.”, declarou Arthur Gama.
Guto Mauad




Comentários