top of page

Eduardo Barrichello Conquista Pole Position Histórica no WEC em Interlagos

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 13 de jul.
  • 5 min de leitura

Atualizado: 21 de jul.

Dudu Barrichello cravando a pole em Interlagos, WEC, 2025 (Carlos Rossi / Red Line Motor Sport)
Dudu Barrichello cravando a pole em Interlagos, WEC, 2025 (Carlos Rossi / Red Line Motor Sport)

Brasileiro estreante quebra recorde da LMGT3 em casa e emociona multidão paulistana


O circuito de Interlagos viveu uma jornada emocionante durante as classificações do Rolex 6 Horas de São Paulo. Eduardo Barrichello protagonizou um feito extraordinário ao garantir sua primeira pole position no Campeonato Mundial de Endurance, estabelecendo novo recorde da categoria LMGT3 na pista paulistana com o tempo de 1min33s849, pilotando o Aston Martin Vantage AMR GT3 # 10 da Racing Spirit of Léman.


Uma diferença microscópica de 0s024 separou Barrichello da concorrência representada pelos dois Lexus RC F da Akkodis ASP Team. Durante sua temporada de estreia no FIA WEC, a performance em solo brasileiro desencadeou euforia nas arquibancadas repletas de torcedores.


"Foi muito especial, e ainda ter todo mundo da minha família aqui", declarou Barrichello após conquistar a pole position. Dudu revelou as adversidades enfrentadas: "Tem sido um ano muito difícil. Infelizmente não depende de mim passar para a Hyperpole, então muitas vezes eu só assistia o outro piloto classificando o carro."


Margem milimétrica de 0s026 quase impediu que Eduardo disputasse a sessão decisiva. Anthony McIntosh, companheiro de equipe norte-americano na função de piloto bronze, conseguiu a décima colocação durante a primeira fase classificatória, garantindo exatamente a última vaga disponível para a Hyperpole.


Sobre a pressão enfrentada em sua estreia no FIA WEC, McIntosh confessou: "Eu estava suando dentro do carro. Tinha um país inteiro olhado para mim e falando 'você tem apenas um trabalho: colocar o Dudu na Hyperpole'. Foi muita pressão." O americano detalhou os obstáculos: "Para mim, estou chegando em uma nova pista, um novo campeonato, um novo pneu. A equipe estava tentando entender o pneu enquanto eu tentava ganhar velocidade nos treinos."


Durante toda a temporada, apenas em duas ocasiões a equipe conseguiu acesso à Hyperpole. Na primeira oportunidade, em Spa, na Bélgica, Eduardo havia ficado na segunda posição, próximo do resultado que finalmente alcançou em território nacional.


"E hoje o Anthony (McIntosh) conseguiu colocar a gente na Hyperpole pela segunda vez na temporada. Na primeira (que o piloto bronze Derek DeBoer classificou o # 10 para a Hyperpole), em Spa (Bélgica), coloquei o carro em segundo. Foi quase. Mas agora consegui a pole", celebrou Barrichello.

Dimensão familiar marcou profundamente a conquista, especialmente pela presença de Rubens Barrichello, responsável por dar a bandeira verde na largada dominical. "Ser um Barrichello me ajudou muito na minha carreira e ajuda, tenho um orgulho enorme de ser um Barrichello. Agradeço o esforço até hoje que ele (Rubens) faz para que eu possa estar aqui, mas hoje essa pole é 100% minha", afirmou o jovem piloto.


Completando a primeira fila, o Lexus # 87 terá José María López, Clemens Schmid e Razvan Umbrarescu como ocupantes. Segunda fila contará com o Lexus # 78 da Akkodis ASP Team, tripulado por Arnold Robin, Yuichi Nakayama e Finn Gehrsitz, dividindo espaço com a Mercedes-AMG GT3 # 61 da Iron Lynx, que teve Lin Hodenius, Maxime Martin e Martin Berry conquistando o melhor grid do ano.


Cenário adverso aguarda os líderes do mundial da LMGT3. Richard Lietz, Ryan Hardwick e Riccardo Pera, no Porsche 911 # 92 da Manthey 1st Phorm, enfrentarão a largada desde a 13ª posição. Dificuldades também atingiram o BMW # 31 dos brasileiros Augusto Farfus e Pedro Ebrahim, com o piloto bronze australiano Yasser Shahin colocando o modelo na 18ª colocação.


Cadillac Domina Hypercar e Estabelece Novo Recorde


Categoria principal reservou emoções intensas durante as classificações. Resultado idêntico às 24 Horas de Le Mans do mês anterior foi reproduzido pela Cadillac Hertz Team JOTA, que executou uma dobradinha com o Cadillac V-Series R # 12 de Alex Lynn, Norman Nato e Will Stevens na pole position, seguido pelo # 38 de Earl Bamber, Sebastien Bourdais e Jenson Button.


Responsável pela pole position em ambas as ocasiões, Alex Lynn estabeleceu novo recorde da pista para a categoria Hypercar com o tempo de 1min22s570, superando o carro gêmeo por exatos 0s100. "Estive muito confiante nos últimos dias, sabia que teríamos boa velocidade para uma volta", comentou Lynn. "Mas, obviamente, agora na Cadillac precisamos fazer com que isso dure a corrida inteira, construir um bom ritmo."


Cautela sobre a prova dominical marcou as declarações do britânico: "Então vamos nos focar nisso, mas é uma sensação fantástica estar aqui hoje, estou muito orgulhoso – especialmente por serem poles seguidas, com Le Mans. Mas amanhã é o dia que nós precisamos acertar. Nossos pneus não podem se degradar mais que os dos outros e temos que entender qual a estratégia correta."


Segunda fila será formada pelo Porsche # 5 de Julien Andlauer e Michael Christensen, ao lado do Peugeot # 94 de Loic Duval e Malthe Jakobsen. Terceira fila contará com o BMW # 20 de Sheldon van der Linde, Rene Rast e Marco Wittmann, junto ao segundo Peugeot # 93 de Paul di Resta e Mikkel Jensen.


Dificuldades significativas atingiram os líderes do mundial da Hypercar. Antonio Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi e James Calado, no Ferrari # 51, conseguiram apenas o 17º lugar no grid. Situação ligeiramente melhor coube à gêmea # 50, com Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen obtendo a 14ª posição. Único Ferrari 499P classificado para a Hyperpole foi o # 83 de Robert Kubica, Yifei Ye e Phil Hanson, vencedores das 24 Horas de Le Mans 2025, que largará em 9º.


Largada do Rolex 6 Horas de São Paulo está agendada para as 11h30 deste domingo, com transmissão do BandSports e do site Grande Prêmio.


Grid Hypercar (top-5):

1 # 12 Cadillac Hertz Team JOTA (Alex Lynn, Norman Nato, Will Stevens) - 1min22s6570

2 # 38 Cadillac Hertz Team JOTA (Earl Bamber, Sebastien Bourdais, Jenson Button), a 0s100

3 # 5 Porsche Penske Motorsport (Michael Christensen, Julien Andlauer), a 0s264

4 # 94 Peugeot TotalEnergies (Loic Duval, Malthe Jakobsen), a 0s378

5 # 20 BMW M Team WRT (Sheldon van der Linde, Rene Rast e Marco Wittmann), a 0s492


Grid LMGT3 (top-5):

1 # 10 Racing Spirit of Léman (Eduardo Barrichello, Anthony McIntosh, Valentin Hasse-Clot) - 1min33s849

2 # 87 Akkodis ASP Team (José María López, Clemens Schmid, Razvan Umbrarescu), a 0s024

3 # 78 Akkodis ASP Team (Arnold Robin, Yuichi Nakayama, Finn Gehrsitz), a 0s114

4 # 61 Iron Lynx (Lin Hodenius, Maxime Martin, Martin Berry), a 0s202

5 # 95 United Autosports (Sean Gelael, Darren Leung, Marino Sato), a 0s370

6 # 31 The Bend Team WRT (Augusto Farfus, Yasser Shahin, Pedro Ebrahim), a 2s198


O FIA WEC estabeleceu-se como referência global por sua capacidade de unir alta performance com relevância tecnológica. As regulamentações equilibradas permitem que protótipos sofisticados incorporem tecnologia híbrida de ponta, enquanto fornecedores independentes de chassis e motores competem nos mais altos níveis ao lado das principais marcas de luxo mundiais.


Com oito etapas distribuídas por América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, o campeonato oferece corridas de diferentes durações, desde as mais curtas de 6 horas até a maratona de 24 horas. Em São Paulo, Interlagos se prepara para receber mais um capítulo desta saga centenária onde tradição e inovação se encontram no asfalto.


Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico


*Sugestão de Pauta: Ass. Impr. Rolex 6 Horas de São Paulo - FIA WEC


Comentários


bottom of page