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Toyota Busca Recuperação em Interlagos Após Decepção em Le Mans

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 11 de jul.
  • 4 min de leitura
Toyota Gazoo (Carlos Rossi / Red Line Motor Sport)
Toyota Gazoo (Carlos Rossi / Red Line Motor Sport)

Equipe japonesa enfrenta desafio do novo asfalto brasileiro enquanto tenta retomar caminho do pódio no WEC


A Toyota inicia a segunda metade da temporada do WEC em solo brasileiro carregando o peso da frustração de Le Mans, onde seus protótipos híbridos ficaram apenas na quinta colocação. Interlagos surge como cenário de redenção para a marca japonesa, que já provou sua força no autódromo paulista com duas conquistas em quatro aparições, sendo a mais recente uma demonstração de força absoluta há doze meses. Agora, com 18 Hypercars formando um grid competitivo e implacável, a missão de voltar ao pódio promete ser árdua.


O trabalho em pista começou sob condições ideais, com sol radiante e temperatura agradável de 20 graus, embora um pequeno contratempo técnico tenha atrasado o início das atividades. A equipe rapidamente se adaptou ao novo cronograma e mergulhou no desafio de decifrar os segredos do asfalto recém-aplicado nos 4,309 quilômetros do traçado anti-horário.


Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries - trio que dominou a pole position na edição anterior - viram sua jornada ser concluída na sétima colocação com o GR010 HYBRID # 7. Uma experiência bem diferente viveram Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, que estrearam como dupla no carro # 8 devido à ausência de Sébastien Buemi e amargaram a 16ª posição.


O protocolo de trabalho incluiu constantes visitas aos boxes para refinamento das configurações, numa busca incessante pelo acerto perfeito para as peculiaridades do circuito paulista. Os três intervalos entre as sessões foram aproveitados para debates técnicos intensos, com os pilotos compartilhando percepções detalhadas que nortearam as decisões dos engenheiros.


A segunda sessão ampliou o escopo de análises, permitindo estudos mais aprofundados sobre o comportamento dos pneus Michelin na nova superfície. Durante 90 minutos ininterruptos, ambos os protótipos cumpriram rigorosamente o programa estabelecido, acumulando dados valiosos sem enfrentar problemas mecânicos.


O derradeiro treino livre de sábado pela manhã representa a última oportunidade para ajustes finos antes da classificação e da Hyperpole, marcada para as 15h25 (horário de Brasília). A largada da prova principal acontecerá no domingo às 11h30 (horário de Brasília).

Kamui Kobayashi, exercendo dupla função como chefe de equipe e piloto do # 7, celebrou o retorno ao Brasil mas admitiu preocupação com o desempenho: "Tivemos duas sessões sem problemas e estamos otimizando nosso carro para este circuito, especialmente considerando que há uma nova superfície de pista, o que muda tudo em relação ao ano passado. Não estamos no ritmo que esperávamos, então precisamos trabalhar para encontrar mais desempenho e faremos o nosso melhor para isso."


Mike Conway destacou inconsistências no comportamento do carro entre as sessões: "Ambas as sessões foram bem diferentes em termos de como o carro se comportou, então precisamos entender isso um pouco melhor. Não sei o quanto podemos melhorar, porque parece que alguns outros estão um pouco mais rápidos. Mas vamos tentar encontrar o máximo possível e ver o que podemos trazer para a classificação e a corrida."


Nyck de Vries demonstrou satisfação pessoal apesar das limitações competitivas: "Tive um bom dia, me diverti. O dia correu bem e fizemos algum progresso no equilíbrio do carro entre as duas sessões, mas não acho que estejamos competitivos o suficiente. Estamos praticamente onde estivemos durante toda a temporada; alguns dos nossos concorrentes parecem mais fortes do que nós. A degradação dos pneus ainda é bastante importante aqui, mesmo com a nova superfície, então é importante que estejamos em cima disso para a corrida."


Brendon Hartley elogiou o circuito paulista enquanto reconheceu os desafios da nova configuração de equipe: "É bom estar de volta a São Paulo; estou curtindo muito esta pista. Experimentamos a pista recapeada e tivemos duas sessões tranquilas, sem problemas. Estamos claramente em uma disputa acirrada no pelotão intermediário, então vamos trabalhar duro durante a noite para encontrar mais ritmo. Foi uma experiência nova para mim, com apenas dois pilotos na equipe. O lado positivo é que conseguimos mais voltas, mas também sentimos falta da contribuição do Séb."


Ryo Hirakawa encarou as adversidades como oportunidades de aprendizado: "Foi um dia complicado, mas também produtivo. O foco foi avaliar a pista recapeada e o comportamento dos pneus. Fizemos muitas voltas, então temos muitos dados para trabalhar. Fiz um bom número de voltas, o que me ajudou a conhecer o carro nesta pista. O grid está bem apertado, então vai ser uma corrida desafiadora, e precisamos aproveitar ao máximo nosso pacote."


Resultados do Primeiro Treino Livre:

1º # 6 Porsche Penske (Estre/Vanthoor) 1min 25,176seg - 43 voltas

2º # 50 Ferrari AF Corse (Fuoco/Nielsen/Molina) +0,084seg - 48 voltas

3º # 20 BMW M Team WRT (Rast/Wittmann/Van der Linde) +0,154seg - 53 voltas

4º # 7 TOYOTA GAZOO Racing +0,168seg - 52 voltas

5º # 15 BMW M Team WRT (Vanthoor/Marciello/Magnussen) +0,172seg - 50 voltas

6º # 38 Cadillac Team JOTA (Bamber/Bourdais/Button) +0,176seg - 48 voltas

14º # 8 TOYOTA GAZOO Racing +0,725 segundos - 51 voltas


Resultados do Segundo Treino Livre:

1º # 6 Porsche Penske (Estre/Vanthoor) 1min 23.508seg - 47 voltas

2º # 5 Porsche Penske (Andlauer/Christensen) +0.104seg - 42 voltas

3º # 15 BMW M Team WRT (Vanthoor/Marciello/Magnussen) +0.110seg - 58 voltas

4º # 12 Cadillac Team JOTA (Lynn/Nato/Stevens) +0.173seg - 53 voltas

5º # 007 Aston Martin THOR (Tincknell/Gamble) +0.498seg - 57 voltas

6º # 20 BMW M Team WRT (Rast/Wittmann/Van der Linde) +0.511seg - 57 voltas

# 7 TOYOTA GAZOO Racing +0.515seg - 58 voltas

16º # 8 TOYOTA GAZOO Racing +1.063segs - 53 voltas


Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico


*Fonte: Toyota Gazoo Racing

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