Verstappen supera caos e leva a pole em Baku com seis bandeiras vermelhas
- Carlos Rossi | Kabé
- há 3 dias
- 4 min de leitura

Classificação marcada por acidentes em todas as fases deixa Sainz e Lawson logo atrás, enquanto Leclerc, Piastri e Norris enfrentam erros e batidas que embaralharam o grid.
Logo na abertura do Q1, com vento forte e gotas de chuva espalhadas pelo circuito urbano de Baku, a pressa tomou conta do grid. Quase todo o pelotão deixou os boxes assim que a luz verde acendeu, temendo novos acidentes. Charles Leclerc chegou a liderar com 1m41s982, à frente de Verstappen e Lando Norris, quando Alex Albon bateu de frente na curva 1 e acionou a primeira bandeira vermelha, encerrando precocemente sua participação. A relargada trouxe outra sequência veloz: Lewis Hamilton assumiu a ponta antes de Nico Hulkenberg perder o controle na curva 4 e arrancar a asa dianteira, provocando nova interrupção. Antonelli, pressionado após perder tempo por sair da pista na curva 16 e sob investigação por bandeira amarela, reagiu bem e cravou uma volta sólida com pneus médios. No caos final, Hadjar salvou-se em quinto, enquanto Pierre Gasly escapou para a área de escape e Franco Colapinto rodou e bateu, causando a terceira bandeira vermelha. Eliminados: Colapinto, Hulkenberg, Esteban Ocon, Gasly e Albon. Norris terminou como o mais rápido, seguido por Verstappen, Leclerc e George Russell, com Piastri em sétimo.
O Q2 manteve o caos. Logo na saída, Hadjar foi para a área de escape na curva 4, e Ollie Bearman acertou o muro na saída da curva 2, causando a quarta bandeira vermelha. Quando a sessão recomeçou, Norris marcou 1m41.396s com pneus macios, à frente de Russell e Antonelli com compostos médios. Piastri, em quarto, tocou a barreira na curva 15. Verstappen elevou o ritmo para 1m41.255s e tomou a liderança provisória, enquanto Hamilton, em dificuldade, via sua classificação ameaçada. Leclerc desperdiçou voltas ao escapar nas curvas 1 e 3, mas enfim cravou tempo seguro para avançar. Yuki Tsunoda roubou a última vaga do Q3 de Fernando Alonso, eliminando o bicampeão. Fora também ficaram Hamilton, Gabriel Bortoleto — que rodou na curva 16 — Lance Stroll, que passou reto na curva 1, e Bearman. O top-10 do Q2 ficou assim: Verstappen, Norris, Piastri, Russell, Antonelli, Leclerc, Lawson, Hadjar e Sainz.
A fase decisiva começou com garoa mais intensa. Oito carros saíram , enquanto Verstappen e Tsunoda aguardaram nos boxes. Carlos Sainz foi o primeiro a registrar volta rápida consistente, à frente de Lawson e Hadjar, com Norris abortando sua tentativa após Russell escapar na curva 4. Pouco depois, Leclerc acertou o muro na curva 15 e provocou a quinta bandeira vermelha. Na relargada, Verstappen e Norris buscavam setores roxos quando Piastri bateu na curva 3, causando a sexta paralisação e alongando a classificação para perto de duas horas. No reinício final, Verstappen cravou a pole, Sainz manteve o segundo lugar e Lawson garantiu um surpreendente terceiro posto. Antonelli assegurou P4, seguido por Russell, Tsunoda e Norris, enquanto Hadjar completou o grupo. Piastri e Leclerc, ambos danificados por seus acidentes, não melhoraram.
A 17ª de 24 etapas do campeonato terá largada às 15h locais (08h de Brasília) neste domingo. Acesse o Race Hub para detalhes de transmissão e cobertura completa do GP do Azerbaijão.
Grid de largada – GP do Azerbaijão 2025 (Baku)
Max Verstappen – Red Bull Racing – Q1: 1:41.331 / Q2: 1:41.255 / Q3: 1:41.117 – 23 voltas
Carlos Sainz – Williams – Q1: 1:42.635 / Q2: 1:41.675 / Q3: 1:41.595 – 23 voltas
Liam Lawson – Racing Bulls – Q1: 1:42.257 / Q2: 1:41.537 / Q3: 1:41.707 – 26 voltas
Kimi Antonelli – Mercedes – Q1: 1:42.247 / Q2: 1:41.464 / Q3: 1:41.717 – 21 voltas
George Russell – Mercedes – Q1: 1:41.646 / Q2: 1:41.455 / Q3: 1:42.070 – 22 voltas
Yuki Tsunoda – Red Bull Racing – Q1: 1:42.347 / Q2: 1:41.788 / Q3: 1:42.143 – 23 voltas
Lando Norris – McLaren – Q1: 1:41.322 / Q2: 1:41.396 / Q3: 1:42.239 – 21 voltas
Isack Hadjar – Racing Bulls – Q1: 1:41.656 / Q2: 1:41.647 / Q3: 1:42.372 – 25 voltas
Oscar Piastri – McLaren – Q1: 1:41.839 / Q2: 1:41.414 / Q3: DNF – 18 voltas
Charles Leclerc – Ferrari – Q1: 1:41.458 / Q2: 1:41.519 / Q3: DNF – 19 voltas
Fernando Alonso – Aston Martin – Q1: 1:42.211 / Q2: 1:41.857 – 18 voltas
Lewis Hamilton – Ferrari – Q1: 1:41.821 / Q2: 1:42.183 – 17 voltas
Gabriel Bortoleto – Kick Sauber – Q1: 1:42.511 / Q2: 1:42.277 – 16 voltas
Lance Stroll – Aston Martin – Q1: 1:42.101 / Q2: 1:43.061 – 16 voltas
Oliver Bearman – Haas – Q1: 1:42.666 – DNF – 11 voltas
Franco Colapinto – Alpine – Q1: 1:42.779 – 8 voltas
Nico Hulkenberg – Kick Sauber – Q1: 1:42.916 – 8 voltas
Pierre Gasly – Alpine – Q1: 1:43.139 – 8 voltas
Alexander Albon – Williams – Q1: 1:43.778 – 4 voltas
Esteban Ocon – Haas – DQ
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista e Repórter Fotográfico
Comentários