Max Verstappen Vence o GP da Itália em Corrida de Manobras e Estratégias Intrigantes em Monza
- Carlos Rossi | Kabé
- 7 de set.
- 3 min de leitura

A corrida de domingo, que teve um pódio completado por Oscar Piastri e Lando Norris, foi marcada por estratégias ousadas, incidentes e intensas disputas, começando antes mesmo das luzes se apagarem
O circuito de Monza, o lendário "Templo da Velocidade", foi o palco de um Grande Prêmio da Itália eletrizante, onde Max Verstappen, da Red Bull, emergiu vitorioso após um embate inicial com a McLaren e uma prova repleta de reviravoltas no pelotão. A corrida de domingo, que teve um pódio completado por Oscar Piastri e Lando Norris, foi marcada por estratégias ousadas, incidentes e intensas disputas, começando antes mesmo das luzes se apagarem.
A configuração inicial do grid sofreu alterações significativas devido a penalidades. Hadjar e Gasly, que se classificaram em 16º e 19º, respectivamente, tiveram que largar dos boxes após trocarem diversos componentes da unidade de potência. Hamilton, por sua vez, caiu da quinta para a décima posição devido a uma penalidade de cinco posições. Essas mudanças impulsionaram Russell, Antonelli, Bortoleto, Alonso e Tsunoda para posições mais vantajosas. As escolhas de pneus também se destacaram: a maioria dos pilotos optou por pneus médios, enquanto Albon, Ocon, Stroll, Hadjar e Gasly escolheram os duros. Uma aposta agressiva foi feita por Lawson, que largou com pneus macios. Infelizmente, Hulkenberg não pôde sequer iniciar a prova, sendo instruído a parar o carro na volta de formação.
A largada foi um momento de drama imediato. Norris pressionou Verstappen na primeira curva, resultando em uma manobra de defesa do holandês que forçou o piloto da McLaren para a grama. Verstappen cortou a primeira chicane, mantendo a liderança, o que gerou um protesto veemente de Norris pelo rádio: "O que esse idiota está fazendo? Ele me colocou na grama e cortou a curva." Na volta seguinte, Verstappen diminuiu o ritmo na reta principal, aparentemente permitindo a passagem de Norris para evitar uma penalidade. Essa manobra permitiu que Piastri, em uma batalha acirrada com Leclerc, se aproximasse.
A disputa na ponta se intensificou, mas Verstappen não demorou a retomar o controle. Na volta 4, ele usou o vácuo na reta principal e, com uma ultrapassagem por fora na primeira chicane, recuperou a liderança de Norris, consolidando sua posição na P1. No meio do pelotão, Hamilton realizava uma corrida de recuperação impressionante, subindo do 10º para o sexto lugar ao ultrapassar Bortoleto, Alonso, Tsunoda e Antonelli. Enquanto isso, Ocon recebeu uma penalidade de cinco segundos por forçar Stroll para fora da pista, prejudicando suas chances de pontuação. A corrida de Alonso teve um fim abrupto quando seu carro bateu na zebra e sofreu uma aparente falha na suspensão, forçando sua retirada.
A fase de pit stops começou na volta 19, com Bearman sendo o primeiro a parar. A McLaren, pensando estrategicamente, questionou seus pilotos sobre a durabilidade dos pneus. Piastri se mostrou confiante em prolongar sua primeira perna em 15 voltas, enquanto Norris expressou a preferência por usar pneus macios no final da corrida. Vários incidentes foram notados pelos comissários, incluindo Sainz por não seguir instruções, Antonelli por violações dos limites da pista e Lawson e Tsunoda por uma colisão. A corrida de Verstappen seguiu tranquila até sua parada na volta 37. Ele entregou a liderança à McLaren, que esperava o momento certo para sua própria parada. Sainz e Bearman se envolveram em uma colisão na chicane de Roggia, com o estreante da Haas reclamando pelo rádio que Sainz "simplesmente entrou na minha frente como se eu não estivesse lá."
A decisão final da McLaren de trazer seus carros para os boxes na volta 45 gerou o clímax da corrida. Piastri parou primeiro, mas a parada de Norris, na volta 46, foi mais lenta devido a um pneu preso, custando-lhe tempo crucial e permitindo que Piastri saísse à sua frente. Rapidamente, a equipe ordenou a troca de posições, em um eco do GP da Hungria do ano anterior. A promessa foi de que, após a troca, eles estariam "livres para correr". Embora Piastri tenha cedido a posição, ele não teve ritmo para recuperar o segundo lugar.
Verstappen cruzou a linha de chegada para uma vitória dominante. Piastri e Norris completaram o pódio, seguidos por Charles Leclerc, Russell e Hamilton, que se recuperou de forma impressionante. A zona de pontuação foi fechada por Albon, Bortoleto, Antonelli e Hadjar, apesar de Antonelli ter recebido uma penalidade. Sainz e Bearman ficaram fora dos pontos após a colisão. Com a corrida em Monza concluída, a Fórmula 1 agora se move para Baku para o Grande Prêmio do Azerbaijão, de 19 a 21 de setembro.




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