Suzuki supera melhor tempo da era SUV no Velocitta e coloca Chevrolet na ponta dos treinos livres
- Carlos Rossi | Kabé
- 3 de out.
- 3 min de leitura

Piloto da TMG Racing registra 1min28s535 em Mogi Guaçu e bate marca que pertencia a Julio Campos desde julho; Piquet Jr. e Baptista completam top-3 do segundo treino
A evolução técnica dos carros da nova geração ganhou mais um capítulo significativo na Stock Car. Durante a sexta-feira que inaugurou a programação da oitava etapa da temporada 2025, Rafael Suzuki colocou seu Chevrolet Tracker no topo da tabela de tempos ao cravar 1min28s535 nos 3.443 metros do Autódromo Velocitta, superando a referência cronométrica que a categoria ostentava desde 19 de julho, quando Julio Campos havia estabelecido 1min28s645 pilotando o Toyota Corolla Cross da Crown Racing.
A performance do piloto da TMG Racing ilustra o amadurecimento progressivo dos modelos SUV que protagonizam a terceira temporada da BRB Stock Car Pro Series nesta configuração. Embora represente a melhor volta já registrada por estes veículos no traçado localizado em Mogi Guaçu, interior paulista, o feito não entra nos registros oficiais do autódromo por ter acontecido durante sessão de treinos livres, e não no quali classificatório.
O dia apresentou dois cenários climáticos distintos. Pela manhã, sob temperatura ambiente próxima de 32ºC — parte da onda de calor intensa que castiga a região nos últimos dias — tanto pilotos quanto preparadores enfrentaram condições extremamente exigentes. Neste contexto desafiador, o paranaense Zezinho Muggiati comandou a abertura dos trabalhos com 1min29s139 ao volante do Sterling da CAR Racing. Suzuki já sinalizava o desempenho que teria horas depois ao completar a primeira atividade na vice-liderança, enquanto o pentacampeão Cacá Bueno, da Scuderia Chiarelli, ocupou a terceira posição.
Com o entardecer trazendo um alívio térmico ao circuito paulista, a segunda sessão de treinos livres produziu os melhores registros cronométricos. Nelson Piquet Jr., que enfrenta novamente a maratona de disputar simultaneamente a Stock Car e o TCR South America no mesmo final de semana, ficou a apenas 138 milésimos de Suzuki. O tricampeão, vencedor da primeira etapa realizada no Velocitta em julho, pilotou o Mitsubishi Eclipse Cross da Scuderia Bandeiras para marcar 1min28s673 e garantir o segundo lugar.
Felipe Baptista manteve a Mitsubishi entre os três primeiros ao colocar o Eclipse Cross da CAR Racing KTF na terceira colocação. O piloto, que havia conquistado a pole position na primeira passagem da temporada por Mogi Guaçu, confirmou o bom momento da montadora japonesa no traçado técnico, fechando um pódio provisório formado por um Chevrolet seguido de dois Mitsubishi.
A quarta e quinta posições trouxeram uma coincidência estatística curiosa: Muggiati e Gabriel Casagrande, ambos paranaenses, cravaram exatamente 1min28s983. O piloto da CAR Racing Sterling e o tricampeão da A.Mattheis Vogel dividiram matematicamente o mesmo desempenho, ficando apenas um milésimo à frente de Átila Abreu, sexto com a outra Mitsubishi da Scuderia Bandeiras.
Allam Khodair levou a Blau Motorsport ao sétimo posto, seguido por Rafael Reis, também da CAR Racing Sterling, e Gaetano Di Mauro. O italiano da Eurofarma RC, atual vice-líder do campeonato, teve a semana marcada pela confirmação de sua permanência na equipe para 2026, assim como seu companheiro Felipe Fraga.
Rubens Barrichello fechou o top-10 em sua volta ao grid da categoria. O bicampeão pilotou o Toyota Corolla Cross da Full Time Cavaleiro com pintura especial em rosa, homenagem à campanha de conscientização sobre prevenção ao câncer de mama durante outubro. A distribuição de marcas entre os dez mais rápidos evidenciou o equilíbrio competitivo: quatro Mitsubishi, três Toyota e três Chevrolet dividiram as posições de destaque na abertura da programação em Mogi Guaçu.
Carlos Rossi / Red Line Motorsport
Jornalista e Repórter Fotográfico




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