Stock Car 2025 estreia era SUV com vitória dominante de Felipe Fraga em Interlagos
- Carlos Rossi | Kabé
- 4 de mai.
- 6 min de leitura

Largando da pole, piloto da Eurofarma vence de ponta a ponta em corrida movimentada; nova geração de SUVs estreia em corrida recheada de incidentes, punições e belas ultrapassagens.
A temporada 2025 da Stock Car começou com toda a força em Interlagos, abrindo a aguardada era dos SUVs. Na largada, Felipe Fraga cravou a pole position e partiu com Ricardo Zonta ao seu lado na primeira fila. Cacá Bueno largou colado na terceira posição, seguido por Thiago Camilo, Allam Khodair, Felipe Baptista, Lucas Foresti, Gaetano Di Mauro, Arthur Gama e João Paulo de Oliveira, fechando um Top-10 de peso.
As luzes vermelhas se apagam, o safety car se recolhe... e começa a nova era da Stock Car!
Fraga arranca com autoridade e já abre vantagem nos primeiros metros, enquanto Zonta enfrenta dificuldades logo de cara — seu carro perde rendimento devido a problemas no sistema de turbina. Cacá Bueno aproveita e assume a vice-liderança, mas Fraga já dispara em vantagem logo no início.
Khodaír parte com fome e dá o bote sobre Cacá numa bela ultrapassagem para assumir o segundo lugar. Mas Cacá não deixa barato e devolve a ultrapassagem com categoria. Enquanto isso, Thiago Camilo é visto desacelerando bruscamente e tentando desesperadamente alcançar a entrada dos boxes — ele encosta na pista, sem conseguir, mas volta para a corrida, ainda que em último.
No meio do pelotão, Arthur Leist, Átila Abreu e Ricardo Maurício protagonizam uma briga acirrada por posições.
O ritmo de Cacá Bueno segue caindo, e ele começa a despencar. Mais atrás, Rafael Reis parte com tudo para cima de Guilherme Salas na briga pela 12ª colocação.
Ainda com 36 minutos pela frente, o show de recuperação é de Nelsinho Piquet, que largou em 12º e já surge em 6º. A vice-liderança é de Allam Khodair, com Arthur Gama em terceiro, seguidos por Felipe Baptista e Lucas Foresti.
Faltando pouco mais de 34 minutos, bandeira amarela na pista! O safety car entra para remoção de detritos, e toda a vantagem de Fraga sobre Khodair desaparece. Emoção lá em cima!
Nesse momento vemos Gabriel Casagrande, que partiu de 20º, já em 10º — escalada impressionante, assim como Guilherme Salas (de 21º para o Top-10) e Rafael Reis, que já aparece em 13º após largar da 26ª posição com seu Corolla Cross.
Na relargada, Fraga acelera fundo, e Gaetano Di Mauro não perde tempo e ataca Khodair.
Daniel Serra roda logo na primeira perna do S, em lance tenso.
Fraga segue na ponta e abrindo folga, em dobradinnha com Di Mauro que subiu para segundo, com Khodair agora em terceiro.
A 26 minutos do fim, Piquet tenta se defender de João Paulo de Oliveira, com Salas logo atrás pressionando. Zezinho Muggiati, que largou de 16º, já é 11º. O carro de Piquet, no entanto, apresenta sérias avarias na asa, perde ritmo e entra nos boxes.
Com pouco mais de 23 minutos no relógio, Bruno Baptista aparece com a traseira bastante avariada após um toque com Muggiati — e o pedaço parece prestes a se soltar do carro.
Fraga segue firme na liderança, seguido por Di Mauro, Khodair, Felipe Baptista e Lucas Foresti, enquanto várias batalhas se desenrolam logo atrás.
Cacá Bueno, que largou em 3º, agora aparece em 25º, entrando nos boxes com a porta de sua Tracker já aberta. Em outro ponto, Lucas Kohl (#95) e Rafael Reis (#301) disputam lado a lado na descida do Lago, com Enzo Elias (#73) junto na briga. Há toque entre Elias e Kohl, que perde a linha e a posição para Rafael Suzuki.
Rubens Barrichello, que saiu de 18º e sofreu nos treinos e classificação, aparece em 12º e ultrapassa Muggiati na entrada do S do Senna. Rafael Reis começa a perder desempenho visivelmente. Na frente, o Top-5 se mantém estável com 18 minutos no relógio, mas Guilherme Salas cola em Foresti para tentar o 5º lugar.
Logo depois, Rafael Reis abandona a prova e vai aos boxes: “Não sei o que aconteceu; o carro começou a dar umas ‘pipocadas’ e vinha perdendo rendimento. Eu queria continuar”, lamenta. Daniel Serra também vai para os boxes com pneu furado e volta depois. Gabriel Casagrande se retira da corrida.
Enzo Elias recebe 5 segundos de punição pelo toque em Kohl — toque que parecia incidental, mas os comissários não pensaram assim.
Guilherme Salas toma a frente de Lucas Foresti, assumindo a 5ª posição. A briga continua, com Salas atacando Felipe Baptista pela 4ª colocação. Foresti se aproveita da disputa e pressiona Salas para recuperar espaço, forçando Guilherme a aliviar momentaneamente.
Mas Salas não desiste: na reta, parte por fora e assume de vez o 4º lugar na entrada do S. Baptista começa a ser pressionado por Foresti, enquanto João Paulo Oliveira se aproxima animado da batalha.
Mais ao fundo, Zezinho Muggiati e Enzo Elias seguem em disputa intensa, com Cesar Ramos colado, tentando tirar proveito. Na descida do Lago, Muggiati ataca Elias por dentro, seguem porta a porta até o Laranjinha — Muggiati acacaba tocando em Enzo Elias, que perde posições sofrendo danos em seu carro. A punição já parecia ser inevitável.
Confirmado: Muggiati recebe 10 segundos de penalidade pelo toque em Elias, que retorna à pista em 21º após passar pelos boxes.
Com 3 minutos no cronômetro, Rafael Suzuki e Rubens Barrichello duelam pela 11ª posição — Suzuki leva a melhor.
E em grande estilo, Guilherme Salas — que largou em 21º — alcança a terceira posição de Lucas Kohl no Pinheirinho, coroando uma escalada épica.
Fim de prova! Felipe Fraga vence de ponta a ponta, absoluto! Gaetano Di Mauro completa a dobradinha da Eurofarma, e Guilherme Salas termina em terceiro. Felipe Baptista termina em 4º, com Lucas Foresti em 5º.
Foi uma corrida vibrante, marcada por disputas intensas, estratégias, estreias dos SUVs e muitas lições. A etapa inaugural deixou claro que a nova geração SUV da Stock Car ainda passará por muito desenvolvimento, com várias equipes enfrentando problemas e tendo que fazer vários tipos de ajustes de última hora. Mas se o objetivo era espetáculo, Interlagos entregou — e com sobra.
Etapa 1, Interlagos, corrida, resultado final
1º - Felipe Fraga (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), 31 voltas em 53min02s298
2º - Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), a 0s221
3º - Guilherme Salas (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), a 13s235
4º - Felipe Baptista (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), a 19s155
5º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 19s716
6º - Ricardo Maurício (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), a 20s988
7º - Denis Navarro (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 23s443
8º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 24s458
9º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 29s989
10º - Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 32s455
11º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 33s664
12º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 33s839
13º - João Paulo de Oliveira (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), a 40s313
14º - Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 41s237
15º - Helio Castroneves (RTR Sport Team/Chevrolet Tracker)m a 42s022
16º - Átila Abreu (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 44s218
17º - Arthur Leist (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 45s601
18º - Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), a 47s213
19º - Vicente Orige (Scuderia Bandeiras II/Mitsubishi Eclipse Cross), a 1min03s293
20º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 1 volta
21º - Enzo Elias (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 1 volta
22º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 1 volta
23º - Daniel Serra (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 3 voltas
24º - Gianluca Petecof (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), a 7 voltas
Não completaram
Rafael Reis (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), a 13 voltas
Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 14 voltas
Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 14 voltas
Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 15 voltas
Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), a 16 voltas
Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras II/Mitsubishi Eclipse Cross), a 17 voltas
Julio Campos (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 22 voltas
BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025*
1ª etapa: 4 de maio, Interlagos (SP)
2ª etapa: 25 de maio, Cascavel (PR)
3ª etapa: 8 de junho, Velopark (RS)
4ª etapa: 29 de junho, Velocitta (SP)
5ª etapa: 20 de julho, Velocitta (SP)
6ª etapa: 17 de agosto, Belo Horizonte (MG)
7ª etapa: 7 de setembro, Cascavel (PR) – ou alternativa**
8ª etapa: 5 de outubro, Velocitta (SP)
9ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul – ou alternativa**
10ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (GO)
11ª etapa: 30 de novembro, Brasília (DF) – ou alternativa**
12ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (SP)
*sujeito a alterações
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
Kommentare