Fórmula E: Sébastien Buemi conquista a vitória da 7ª Rodadaa em Mônaco
- Carlos Rossi | Kabé
- 6 de mai.
- 6 min de leitura

Sébastian Buemi (Envision Racing) garante terceira vitória na carreira em Mônaco, a primeira desde 2019, há 78 corridas
O piloto suíço lutou contra condições escorregadias para vencer a partir da oitava posição no grid
Oliver Rowland (Nissan Formula E Team) seguiu em segundo lugar, ampliando sua liderança no topo da classificação do Campeonato Mundial de Pilotos da FIA após a vitória no Principado no dia anterior
Nick Cassidy, da Jaguar TCS Racing, completou os três primeiros, garantindo sua primeira visita ao pódio nesta temporada
O Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA continua em Tóquio com as etapas 8 e 9
São Paulo, 4 de maio de 2025 - Sébastien Buemi, da Envision Racing, conquistou uma vitória confortável na 7ª Etapa do E-Prix de Mônaco de 2025, tendo largado em oitavo no grid no Principado, conquistando sua terceira vitória na Riviera, à frente de Oliver Rowland, da Nissan, e Nick Cassidy, da Jaguar TCS Racing.
O suíço - campeão da 2ª temporada da Fórmula E - venceu pela última vez há 78 corridas, na cidade de Nova York, em 2019, mas deixou sua marca no terço final desta corrida, tendo conquistado espaço no pelotão em condições de pista molhadas e superescorregadias, partindo do oitavo lugar ao apagar das luzes.
Buemi aproveitou ao máximo para recuperar os cacos de uma investida de Rowland na chicane na volta 21. O britânico estava tentando passar Jean-Éric Vergne, que liderou durante boa parte do encontro com uma defesa tipicamente firme - duplamente reforçada pela aparição do Safety Car da FIA no meio da corrida, que anulou sua vantagem de três segundos.
A atitude do piloto da Nissan foi posteriormente considerada exagerada pelos comissários, forçando-o a ceder a posição para Vergne como compensação, mas o dano custou ao bicampeão da DS PENSKE a chance de vencer a corrida, enquanto Nyck de Vries e Buemi, da Mahindra, conseguiram passar enquanto JEV se atolava tentando evitar a ação.
Inteligentemente, Rowland devolveu a posição para Vergne durante sua saída da pista para a ativação final obrigatória do MODO ATAQUE de 50 kW e tração nas quatro rodas, permitindo que ele usasse essa sobreposição de potência e tração extras para ultrapassar Vergne e de Vries na volta 23 e 24, respectivamente, pelo segundo lugar na bandeirada, cerca de quatro segundos atrás de Buemi.
Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) abriu caminho do 14º ao terceiro lugar e conquistou o primeiro pódio da temporada 2024/25, com uma forte vantagem de energia construída no início, o que resultou em progresso no final.
António Félix da Costa foi o melhor dos Porsches, terminando em quarto, com de Vries se contentando com o quinto lugar e mais uma pontuação expressiva para a Mahindra. Vergne seguiu em sexto no final, embora pudesse e talvez devesse ter sido mais.
Isso faz com que Rowland volte para casa pela Nissan em Tóquio em uma posição de liderança na classificação de pilotos, com 115 pontos contra 67 de da Costa. A Porsche lidera por pouco a tabela do Campeonato Mundial de Equipes da FIA, com 133 pontos contra 126 da Nissan, mas a Nissan lidera a Porsche na classificação do Campeonato Mundial de Fabricantes da FIA, com 191 a 163.
A Envision estava na lanterna do Campeonato Mundial de Equipes da FIA chegando a Mônaco, sem vitórias desde Mônaco 2023, mas a vitória de Buemi coloca a equipe na nona posição.
O Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA segue para Tóquio para uma rodada dupla em Odaiba em duas semanas, nos dias 17 e 18 de maio.
Sebastian Buemi, nº 16, Envision Racing disse:
“Achei que nunca mais venceria em alguns momentos, então você sabe que precisa de um pouco de sorte, precisa do timing certo, precisa do carro certo, uma boa equipe, e hoje tudo deu certo, então estou muito feliz. Na verdade, estou sem palavras porque, como você sabe, já faz muito tempo. Foi obviamente bastante complicado no início com a luta com António [Félix da Costa] e Max [Guenther], mas no final o timing do MODO ATAQUE foi bom, consegui abrir uma vantagem e estava seguro quando Oli [Rowland] fez a segunda volta. Consegui ler onde a pista estava secando, especialmente nas curvas 3 e 4, havia muito tempo de volta a ser ganho, mas era preciso ter confiança e hoje eu a tive. Achei que meu número de vitórias nunca mudaria, mas mudou hoje, então estou muito orgulhoso.”
Oliver Rowland, nº 23 da equipe Nissan de Fórmula E, disse:
“Sinceramente, acho que quando ele [Buemi] acionou o MODO ATAQUE, ele sabia que eu tinha mais a fazer. Acho que ele estava tentando me colocar no pelotão, então, quando acionei, perdi bastante. Mas, primeiro e segundo lugares aqui não ficam muito melhores, então estou muito, muito satisfeito. Só precisamos continuar pressionando. Temos Tóquio na próxima semana, onde fui muito forte no ano passado, então espero que possamos dar um grande impulso para essa rodada dupla e, então, continuar avançando na direção certa.”
Nick Cassidy, nº 37, Jaguar TCS Racing disse:
“É uma sensação muito, muito boa. Não posso culpar meus rapazes – foi um começo de ano extremamente difícil, não é segredo que às vezes não fui o cara mais feliz, mas desta vez parece que tirei um grande peso dos ombros e estou muito orgulhoso do esforço de todos. Por dentro, estou pulando de alegria, estou muito, muito feliz – não há nada mais especial do que aqui. Obviamente, os últimos dois anos foram bons para nós aqui e é superespecial continuar assim.”
UM RETORNO REPLETO DE ESTRELAS A MÔNACO
A 7ª Rodada do E-Prix de Mônaco de 2025 atraiu uma série de celebridades de vários campos, incluindo cinema, televisão, música, esportes e criação de conteúdo.
A cantora e compositora Camila Cabello vivenciou a emoção do icônico Circuito de Mônaco com uma volta rápida no Safety Car da Porsche. O ator David Harewood , mais conhecido por seus papéis em Homeland , Lucien Laviscount, de Emily em Paris , e o produtor indicado ao Prêmio Mercury, Jamie XX, curtiram a segunda corrida dupla no conforto do iate de Fórmula E no famoso porto de Mônaco.
O mundo esportivo foi representado pelo ciclista profissional Chris Froome, quatro vezes vencedor do Tour de France, duas vezes medalhista olímpico e duas vezes campeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, junto com seu filho, Emerson Fittipaldi Jr., que teve a chance de pilotar o carro GEN3 de Fórmula E.
Vários entusiastas automotivos e criadores de conteúdo também estiveram presentes. Os populares criadores do YouTube YesTheory — que se juntou à equipe Andretti para a Fórmula E: Evo Sessions — e o piloto de corrida Sebastian Melrose também foram vistos no evento, juntamente com a apresentadora automotiva Emma Walsh .
SUSTENTABILIDADE NO CENTRO DO E-PRIX DE MÔNACO
Alimentado por energias renováveis O E-Prix de Mônaco foi realizado com uma mistura de energia renovável, incluindo combustível HVO sustentável.
Better Futures Fund: SheCanHeCan A Fórmula E firmou parceria com a SheCanHeCan de Mônaco para quebrar barreiras para as mulheres no automobilismo, destacando especialmente o impacto da menstruação no desempenho. Juntas, elas coorganizaram o painel "Driveing Change for Gender Equality" (Conduzindo a Mudança pela Igualdade de Gênero) – um painel focado em jovens com Catie Munnings, David Coulthard, Beth Paretta e Stephanie Ensten, da NEOM McLaren – inspirando mentes jovens e defendendo a igualdade de oportunidades.
Mudança. Acelerada. Viva Mônaco, apresentado pelo Google Cloud. Em 2 de maio, o Yacht Club de Mônaco sediou este encontro de liderança inovadora, reunindo inovadores do esporte, sustentabilidade, política e negócios. Com a Fundação Príncipe Alberto II de Mônaco como Parceiro de Conhecimento, especialistas compartilharam estratégias que moldam o futuro do esporte e da sociedade.
Engajamento da Comunidade
Hora da inspiração: 200 jovens de grupos locais como Les Enfants de Frankie e Amos Business School tiveram acesso exclusivo aos bastidores.
Visitas de pilotos: estrelas da Fórmula E se envolveram com escolas, incluindo a Escola Internacional de Mônaco, e visitaram o Hospital Princesse Grace para inspirar pacientes e funcionários.
Painel da Fundação Sophia Antipolis No Accenture Innovation Hub, líderes da Accenture, Google Cloud, Fórmula E, Mahindra Racing e FIA exploraram como o campeonato está impulsionando a inovação sustentável, a tecnologia de veículos elétricos e a análise de dados.
FIA Girls on Track em Mônaco. Até 250 jovens participaram de workshops, jogos, palestras sobre carreira e caminhadas pelos boxes. Fora das pistas, uma masterclass de e-karting e uma sessão inspiradora na Universidade Internacional de Mônaco abriram portas para carreiras no automobilismo. O programa teve o apoio orgulhoso da Hankook, ABB e Fortescue Zero.
Fórmula E
Comments