top of page

Entre ajustes técnicos e as novas asas Marcel Fachini busca performance superior na 7ª etapa da Fórmula 1600

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 26 de ago.
  • 4 min de leitura
Marcel Fachini, 6ª Etapa da F-1600, Autódromo de Interlagos (Carlos Rossi / Red Line Motor Sport)
Marcel Fachini, 6ª Etapa da F-1600, Autódromo de Interlagos (Carlos Rossi / Red Line Motor Sport)

Mesmo após vitória e pódio na etapa anterior, bicampeão acredita que pode extrair mais do # 4 e aposta no trabalho conjunto com a Juka Motors para seguir na ponta do campeonato


São Paulo, 26 de agosto de 2025. Liderando o campeonato com 158 pontos, Marcel Fachini entra na 7ª etapa da Fórmula 1600, marcada para os dias 30 e 31 de agosto no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, com a confiança em alta — mas sem espaço para acomodação. Apesar de ter encerrado a 6ª rodada com um segundo lugar no sábado e vitória no domingo, o bicampeão da categoria saiu da pista com uma percepção clara: seu carro ainda pode mais.


Depois de superar uma sequência de três etapas com abandonos nas provas iniciais (dos sábados), a performance sólida em Interlagos serviu como alívio e reafirmação da liderança na divisão Super. Mas, para Fachini, o fim de semana vitorioso também evidenciou pontos de melhoria no desempenho do carro # 4.


A volta ao Velocitta traz memórias recentes e motivadoras para Fachini. Foi justamente neste circuito, na 5ª etapa da temporada, que o piloto protagonizou uma de suas recuperações mais espetaculares: após dificuldades na primeira corrida por um furo no pneu, Marcel escalou o grid de forma impressionante na corrida seguinte para conquistar uma vitória memorável. "Voltar ao Velocitta é especial. Foi lá que realizei uma das minhas melhores recuperações este ano. Esse circuito tem uma energia boa pra mim", lembra o bicampeão.


"O resultado foi excelente, mas sinceramente, eu senti que o carro podia entregar mais. Em alguns trechos ele não respondia como eu esperava. Isso acendeu o alerta", analisou o piloto de Amparo (SP) após as corridas da 6ª etapa. "E quando a gente sabe que dá pra melhorar, não podemos ignorar. Fomos direto pro trabalho", complementou Fachini.


Desde então, Fachini e sua equipe - Juka Motors - mergulharam nos ajustes. O trabalho incluiu revisão completa da suspensão, reequilíbrio do setup aerodinâmico e testes com novas configurações de alinhamento. Os preparativos para a próxima etapa também ganharam um ingrediente extra: a nova configuração aerodinâmica da Fórmula 1600, que passará a adotar asas dianteira (de aleta dupla) e traseira nos carros a partir desta etapa. A mudança traz desafios inéditos e exige adaptação rápida de pilotos e equipes. E como se tudo isso não bastasse, também os pneus da categoria são novidade, com o modelo Suzuka, da Itaro, substituindo os pneus Zestino.


A implementação das asas marca um divisor de águas na temporada 2025 da Fórmula 1600. Além de alterar completamente a aerodinâmica dos carros, a mudança promete aumentar o espetáculo nas pistas, com maior aderência e possibilidades de ultrapassagem. Para Fachini e a Juka Motors, representa tanto uma oportunidade de ampliar a vantagem na liderança quanto o risco de ver rivais se adaptarem melhor ao novo pacote técnico.


Com a introdução das asas, o comportamento do carro muda bastante — muda o ponto de frenagem, a maneira como entra nas curvas e até a forma de proteger posição. É um pacote novo, e a gente está trabalhando para entender e extrair o melhor desde a primeira volta”, destacou Fachini.

O momento marca uma transição importante: das atuações de recuperação para o controle da narrativa na frente do pelotão. Nas etapas anteriores, Fachini brilhou ao transformar abandonos e largadas do fim do grid em vitórias dramáticas. Agora, ele quer fazer valer o trabalho da equipe para manter a liderança e abrir maior folga na pontuação.


Trabalhamos bastante para afinar o carro porque sabemos que o campeonato ainda está em aberto. Tenho confiança na equipe e no trabalho que estamos fazendo. Cada detalhe pode fazer a diferença”, reforça Fachini.

Com a liderança do campeonato nas mãos, um pacote técnico em constante evolução e um novo desafio aerodinâmico pela frente, Marcel Fachini chega à 7ª etapa com um objetivo claro: manter a regularidade, ampliar sua vantagem e dar mais um passo decisivo rumo ao tricampeonato da Fórmula 1600. Marcel Fachini conta com o patrocínio de MOTUL e ECOSPRAY, com apoio de Red Line Motor Sport, AML Racing, Nelore Dija e Dynotron.


Siga Marcel Fachini no Instagram: @marcelfachini


A Fórmula 1600 tem o apoio de ABTEC Engenharia, Forza Sport, ZEUS TI Consulting e Lindoya Brasil.

As corridas da 7ª Etapa acontecem nos dias 30 e 31 de agosto no circuito Velocitta, em Mogi Guaçu, durante o Campeonato Paulista de Automobilismo, organizado pela Interlagos Sports Marketing. Ingressos disponíveis no INGRESSE

CAMPEONATO PAULISTA F1600 – 2025

1ª Etapa – 24 e 25/01 – Autódromo De Interlagos/SP

2ª Etapa – 08 e 09/02 – Autódromo De Interlagos/SP

3ª Etapa – 08 e 09/03 – Autódromo De Interlagos/SP

4ª Etapa – 19 e 20/04 – Autódromo De Interlagos/SP

5ª Etapa – 21 e 22/06 – Autódromo Velocitta/SP

6ª Etapa – 26 e 27/07 – Autódromo De Interlagos/SP

7ª Etapa – 29 e 30/08 – Autódromo Velocitta/Sp

8ª Etapa – 20 e 21/09 – Autódromo De Cascavel/PR

9ª Etapa – 15 e 16/11 – Autódromo Velocitta/SP

10ª Etapa – 20 e 21/12 – Autódromo De Interlagos/SP

 

Assessoria de Imprensa

Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico


Comentários


bottom of page