Dante Monteiro ajusta novo carro da San Race nos treinos de Cascavel para buscar pole na Fórmula 1600
- Carlos Rossi | Kabé
- há 4 dias
- 3 min de leitura
Atualizado: há 2 dias

Piloto paulista evolui gradualmente e equipe trabalha nos acertos finais antes da classificação
Cascavel (PR), 20 de setembro de 2025. Dante Monteiro iniciou sua parceria com a equipe San Race demonstrando adaptação consistente ao novo carro # 39 durante os primeiros dias de atividade no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel. O piloto paulista - radicado em Maringá - que chega embalado pela vitória no Velocitta, concentra esforços nos ajustes finais para maximizar o desempenho na sessão classificatória que definirá as posições de largada da 8ª etapa da Fórmula 1600.
As quatro sessões extras de quinta-feira revelaram processo evolutivo animador. Monteiro partiu de 1:18.141 na primeira saída, aprimorando progressivamente até cravar 1:16.098 no encerramento das atividades. A curva ascendente evidenciou familiarização crescente tanto com as características do chassi quanto com as particularidades do traçado paranaense, território inédito em sua trajetória.
Os treinos oficiais de sexta-feira consolidaram o trabalho de base. Na primeira sessão, após 18 voltas, o representante da divisão Light registrou 1:14.999, conquistando o quarto posto. A segunda participação manteve a colocação com 1:15.489, demonstrando regularidade técnica enquanto a equipe coletava dados valiosos para os ajustes derradeiros.
"Estamos construindo um entrosamento sólido com a nova equipe e sentindo o potencial do carro crescer a cada volta. O processo de adaptação está fluindo naturalmente", destacou Monteiro, confiante no trabalho desenvolvido até o momento.
Em ambas as sessões oficiais, ficou atrás de Adilson Estrela, Leo Tafner e Lucas Monteiro, trio que estabeleceu o ritmo da divisão Light. A referência serve como parâmetro para a equipe San Race calibrar os últimos detalhes, considerando que no Velocitta o piloto maringaense havia partido da terceira posição nos treinos para conquistar pole position e subsequente vitória.
A análise técnica das sessões identificou oportunidades de melhoria no sistema de embreagem, componente que receberá atenção especial da equipe antes da classificação. O diagnóstico explica algumas sensações reportadas pelo piloto desde quinta-feira e orienta os trabalhos de preparação para sábado.
Os técnicos da San Race iniciaram imediatamente os procedimentos de otimização, aproveitando as informações coletadas durante os dois dias de atividade. A experiência acumulada nas sessões extras e treinos oficiais fornece base sólida para os ajustes que podem fazer a diferença na disputa pela pole position.
Com a classificação marcada para sábado às 8h20, Monteiro e a San Race dispõem de quinze minutos para traduzir todo o trabalho preparatório em uma volta perfeita. O potencial demonstrado nos treinos sugere que o conjunto piloto-equipe tem condições de brigar pelas primeiras posições do grid na divisão Light da Fórmula 1600.
Com o apoio de Pirow Filtros, HCR Construtora, Kampai Imóveis, Red Line Motor Sport e San Race, Dante prepara-se para o desafio em solo paranaense, onde pretende somar pontos cruciais em sua campanha de estreia.
Siga Dante Monteiro no Instagram: @dantemonteiro_
As corridas da 8ª Etapa acontecem nos dias 20 e 21 de setembro no Autódromo Internacional Zilmar Beux, durante o Campeonato Paulista de Automobilismo, organizado pela Interlagos Sports Marketing. Ingressos disponíveis no INGRESSE
CAMPEONATO PAULISTA F1600 – 2025
1ª Etapa – 24 e 25/01 – Autódromo De Interlagos/SP
2ª Etapa – 08 e 09/02 – Autódromo De Interlagos/SP
3ª Etapa – 08 e 09/03 – Autódromo De Interlagos/SP
4ª Etapa – 19 e 20/04 – Autódromo De Interlagos/SP
5ª Etapa – 21 e 22/06 – Autódromo Velocitta/SP
6ª Etapa – 26 e 27/07 – Autódromo De Interlagos/SP
7ª Etapa – 29 e 30/08 – Autódromo Velocitta/Sp
8ª Etapa – 20 e 21/09 – Autódromo De Cascavel/PR
9ª Etapa – 15 e 16/11 – Autódromo Velocitta/SP
10ª Etapa – 20 e 21/12 – Autódromo De Interlagos/SP
Assessoria de Imprensa
Carlos Rossi / Red Line Motorsport
Jornalista e Repórter Fotográfico
Comentários