Cadillac conquista Interlagos: vitória histórica e pódio inédito para Barrichello na etapa brasileira do WEC 2025
- Carlos Rossi | Kabé
- há 2 dias
- 5 min de leitura

Etapa do Mundial de Endurance em São Paulo registra recorde de público, festa nas arquibancadas e emoções em pista até os minutos finais
A 5ª edição das 6 Horas de São Paulo foi mais do que uma corrida: foi palco de estreias marcantes, reviravoltas, recordes e uma atmosfera vibrante dentro e fora da pista. Realizada no Autódromo de Interlagos, a prova brasileira do Mundial de Endurance da FIA (WEC) viu a primeira vitória da Cadillac na categoria Hypercar, um feito duplo com seus dois carros no topo do pódio. Também celebrou o primeiro pódio do jovem Eduardo Barrichello no campeonato, resultado que empolgou a torcida nas arquibancadas já na reta final da corrida. O evento ainda reuniu mais de 84 mil pessoas, que aproveitaram um fim de semana com shows, exposições e a chance de garantir vaga para 2026 com desconto.
Vitória inédita da Cadillac no WEC e domínio norte-americano em Interlagos
Interlagos voltou a ser solo de consagração para estreias no Mundial de Endurance. Pela primeira vez, a Cadillac venceu uma etapa do campeonato — e com autoridade: seus dois carros cruzaram em primeiro e segundo lugar. A dobradinha começou a se desenhar com o Cadillac V-Series R # 12, comandado por Alex Lynn, Norman Nato e Will Stevens, que mesmo após um drive-through por pressão irregular dos pneus, recuperou terreno ainda antes da metade da disputa e reassumiu a ponta. Em segundo, o trio do carro # 38 (Earl Bamber, Sebastien Bourdais e Jenson Button) completou o cenário de celebração.
Esse triunfo segue uma tradição curiosa na etapa brasileira: nas cinco edições do WEC em São Paulo, três fabricantes conquistaram ali suas primeiras vitórias na categoria — Toyota em 2012, Porsche em 2014 e agora Cadillac. Com isso, o Brasil figura entre os palcos mais simbólicos para estreias históricas da competição.
Porsche ameaça, mas Cadillac resiste na frente
O início da prova indicava um possível domínio alemão. O Porsche # 5, guiado por Michael Christensen e Julien Andlauer, assumiu a liderança logo na primeira volta. Mas a reação dos Cadillac foi rápida. Ao fim da prova, o carro da equipe Penske ainda conseguiu garantir o terceiro lugar, pressionando o segundo colocado nas últimas voltas. O outro Porsche, # 6, pilotado por Kevin Estre e Laurens Vanthoor, ficou logo atrás, em quarto.
Disputa intensa pelo top-5 e punição tira pontos da Ferrari
A corrida também foi palco de duelos intensos entre BMW e Peugeot. O BMW # 20 (Sheldon van der Linde, Rene Rast e Marco Wittmann) garantiu o quinto lugar ao superar o Peugeot # 94 nos instantes finais da corrida. Já o Ferrari # 51, líder do campeonato, teve um desempenho irregular: precisou se recuperar após incidentes e, ao final, acabou penalizado por uma manobra contra o Porsche # 99. Terminou em décimo e, pela primeira vez na temporada, não somou pontos — mesmo mantendo a liderança do campeonato.
Domínio do Lexus na LMGT3 e emoção até a bandeirada
Na categoria LMGT3, o Lexus RC F da Akkodis ASP Team cravou sua primeira vitória no WEC com a tripulação do carro # 87. Mesmo enfrentando uma penalização, o trio conseguiu manter o ritmo e terminou a prova com folga na liderança.
O momento mais eletrizante da corrida na LMGT3 aconteceu nos instantes finais, protagonizado por Eduardo Barrichello. O brasileiro participou de uma recuperação notável depois que seu companheiro Anthony McIntosh sofreu uma rodada no início da prova. Nas voltas derradeiras, já tendo superado o Lexus # 78, ele se aproximou rapidamente do Corvette # 81 e do Porsche # 85 da Iron Dames. A perseguição culminou em uma ultrapassagem decisiva sobre Michelle Gatting: por fora, na entrada do Laranjinha, Barrichello fez valer o melhor traçado e garantiu o terceiro lugar — para delírio do público em Interlagos.
O público explodiu em celebração, vibrando com o primeiro pódio do brasileiro no WEC — feito que veio justamente na prova em que ele havia conquistado sua primeira pole position. Ao final da prova, ele resumiu:
"Foi muito legal. Estou muito agradecido a toda a torcida. Tenho muito orgulho de ser brasileiro, e tenho muita gratidão por todo o suporte que tive aqui. Foi uma loucura: eu tinha de confiar nos engenheiros e eles tinham de confiar em mim. Eu não podia forçar tanto para não desgastar os pneus rapidamente. Pudemos gerenciar tudo e as coisas funcionaram da maneira que planejamos."
84 mil torcedores celebram fim de semana completo em Interlagos
O público foi outro recordista da edição 2025: 84.741 pessoas passaram pelo autódromo durante o fim de semana. O número supera os 73 mil do ano anterior e reforça a importância do evento para o calendário do WEC. Os presentes puderam garantir ingressos com desconto para a edição de 2026, já agendada para 12 de julho.
A programação fora das pistas incluiu show de abertura com o bloco Ritaleena, apresentações da Escola de Dança do Theatro Municipal e da Trupe Baião de Dois. Luciana Mello interpretou o hino nacional, e Rubens Barrichello foi o responsável por acenar com a bandeira brasileira no início da volta de apresentação. A área da Fan Zone contou com 45 mil metros quadrados de atrações, exposições e apresentações musicais, incluindo Raimundos, CPM 22 e o encerramento com Capital Inicial.
Ao fim da prova, o público ainda invadiu a pista para participar da celebração dos vencedores das categorias Hypercar e LMGT3, em uma experiência inédita.
Resultados Finais — Hypercar (Top 5)
Posição | Carro | Equipe | Pilotos | Diferença |
1º | 12 | Cadillac Hertz Team JOTA | Lynn, Nato, Stevens | — |
2º | 38 | Cadillac Hertz Team JOTA | Bamber, Bourdais, Button | +57s016 |
3º | 5 | Porsche Penske Motorsport | Christensen, Andlauer | +58s882 |
4º | 6 | Porsche Penske Motorsport | Estre, Vanthoor | +1 volta |
5º | 20 | BMW M Team WRT | van der Linde, Rast, Wittmann | +1 volta |
Resultados Finais — LMGT3 (Top 5)
Posição | Carro | Equipe | Pilotos | Diferença |
1º | 87 | Akkodis ASP Team | López, Schmid, Umbrarescu | — |
2º | 81 | TF Sport | Andrade, Eastwood, van Rumpuy | +37s716 |
3º | 10 | Racing Spirit of Léman | Barrichello, McIntosh, Hasse-Clot | +42s565 |
4º | 85 | Iron Dames | Martin, Frey, Gatting | +44s026 |
5º | 78 | Akkodis ASP Team | Robin, Nakayama, Gehrsitz | +47s715 |
O que vem pela frente no FIA WEC 2025
Com etapas que percorrem cinco continentes, o FIA WEC segue agora para os Estados Unidos. A próxima corrida será a Lone Star Le Mans, em Austin, no Texas, marcada para o dia 7 de setembro de 2025. A temporada termina com a tradicional prova de 8 Horas do Bahrein, em novembro.
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
*Sugestão de Pauta: Comunicação Rolex 6 Horas de São Paulo
Comments