top of page

Cadillac e Corvette dominam categorias nos primeiros treinos livres do Lone Star Le Mans

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 6 de set.
  • 3 min de leitura
Cadillac assume comando nos primeiros treinos livres do Lone Star Le Mans com sessão marcada por múltiplas interrupções
Cadillac Hertz Team Jota, V-Series, R # 38, Lone Star Le Mans 2025 (Fabrizio Boldoni / DPPI)

Will Stevens lidera Hypercarros enquanto TF Sport faz dobradinha em LMGT3 na abertura marcada por interrupções no Texas


Condições quentes e ensolaradas marcaram o início das atividades de pista no Circuito das Américas nesta sexta-feira, mas foram os contratempos técnicos que definiram o tom dos primeiros 90 minutos de treinos livres do Lone Star Le Mans 2025. Will Stevens estabeleceu a referência mais veloz ao cravar 1min53s584 com o Cadillac # 12 da Hertz Team JOTA, superando por apenas 0s129 o Aston Martin Valkyrie # 007 pilotado por Tom Gamble.


A sessão inaugural dos Hypercarros teve início turbulento quando problemas simultâneos atingiram pista e controle de corrida. Raffaele Marciello parou o BMW # 15 na pista com suspeita de falha no MGU, no mesmo momento em que uma pane técnica no controle de corrida forçou atraso de 50 minutos nos trabalhos. A extensão da sessão foi ativada para compensar o tempo perdido, permitindo que as máquinas de alto calibre explorassem o traçado texano.


Quando a atividade foi retomada, Stevens rapidamente assumiu a liderança com o V-Series.R que triunfou nas 6 Horas de São Paulo único carro no grid atual a se classificar entre os dez primeiros em todas as corridas desta temporada. A performance consolida a forma da dupla de Cadillacs norte-americanos, que dominaram a etapa brasileira deixando os rivais para trás.


O pódio provisório dos Hypercarros foi completado pela Ferrari amarela # 83 de Robert Kubica e Yifei Ye, agora acompanhados pelo novo parceiro Phil Hanson. O piloto chinês ostenta estatística impressionante de 100% de aproveitamento em território americano, tendo também conquistado vitória em Sebring 2023 na divisão LMP2, enquanto busca pressionar a Ferrari oficial que lidera o campeonato com apenas 12 pontos de vantagem.


A entrada da Aston Martin Valkyrie # 009, com Roman de Angelis se juntando novamente a Marco Sorensen e Alex Riberas, cravou o quarto melhor tempo. As Ferraris de fábrica dividiram-se no meio do pelotão, com o carro # 51 de Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi em quinto, e Nicklas Nielsen posicionando o 499P # 50 em sexto.


Fechando o top dez dos Hypercarros ficaram o Alpine # 35 em sétimo, BMW # 20 em oitavo, Peugeot # 93 em nono e Alpine # 36 completando a lista. Entre os nomes de destaque no grid, Alex Lynn se prepara para atingir 50 largadas na categoria neste fim de semana, enquanto Kamui Kobayashi fará sua 75ª participação. Sébastien Buemi mantém o recorde de ser o único competidor a disputar todas as sete edições do Lone Star Le Mans realizadas até agora.


A parte final da sessão dos Hypercarros foi marcada por mais contratempos, com Sheldon van der Linde rodando com o BMW # 20 e o próprio líder Stevens terminando na caixa de brita da curva 7 com o Cadillac # 12, provocando encerramento antecipado desta fase dos treinos.


Quando os LMGT3 assumiram a pista, testemunhou-se o domínio americano através da dobradinha dos Corvettes da TF Sport. Daniel Juncadella estabeleceu a marca de 2min07s037, superando por meros 0s057 o companheiro de equipe Charlie Eastwood no carro irmão # 81. A performance ganha relevância especial considerando que Ben Keating, piloto nascido no Texas, enfrenta déficit de 23 pontos na liderança da categoria em preparação para sua 40ª largada no WEC.


O McLaren # 95 da United Autosports conquistou o terceiro posto com Darren Leung, Marino Sato e Sean Gelael, mantendo a velocidade que a equipe demonstrou no evento de 2024. Logo atrás, as Iron Dames Porsche # 85 ocuparam a quarta colocação, seguidas pelo Ferrari VISTA AF Corse # 54 em quinto e o Lexus Akkodis ASP # 78 de Finn Gehrsitz, Arnold Robin e Ben Barnicoat completando o top seis.


A sessão dos LMGT3 também registrou incidente significativo quando Derek Deboer sofreu acidente na curva 5 com o Aston Martin # 10 da Racing Spirit of LeMan, causando danos consideráveis na traseira, embora tenha saído bem da máquina.


Entre os 15 vencedores anteriores de Austin presentes neste fim de semana destacam-se Brendon Hartley - detentor do recorde de três triunfos consecutivos no circuito pela Porsche entre 2015 e 2017 -, além de Loïc Duval da Team Peugeot TotalEnergies e Frédéric Makowiecki da Alpine Endurance Team, ambos vencedores da edição inaugural em 2016. A Heart of Racing Aston Martin, campeã em 2024, figura entre as favoritas junto aos representantes Ford Mustang e Chevrolet Corvette, enquanto a líder do campeonato Manthey conta com Ryan Hardwick, nascido no Tennessee, em sua formação Porsche.


A revisão do cronograma original posicionou os treinos livres 2 para as 19h30 (horário de Brasília) desta sexta-feira.


Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Comentários


bottom of page