top of page

ROWLAND AMPLIA A VITÓRIA DO CAMPEONATO NO E-PRIX DE MÔNACO DE 2025

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 3 de mai.
  • 5 min de leitura
ROWLAND AMPLIA A VITÓRIA DO CAMPEONATO NO E-PRIX DE MÔNACO DE 2025
(Fórmula E)

  • Oliver Rowland (Nissan Formula E Team) garantiu sua primeira vitória em Mônaco e sua terceira vitória em seis corridas nesta temporada, o que lhe dá uma taxa de vitórias de 50% e amplia sua liderança na classificação do Campeonato Mundial de Pilotos da FIA.

  • Uma implantação tática do PIT BOOST ajudou Rowland a ultrapassar o pole position Taylor Barnard (NEOM McLaren Formula E Team) na volta 13.

  • Depois de perder brevemente a liderança para Nyck de Vries (Mahindra Racing), Rowland usou seu MODO ATAQUE final para recuperar a primeira posição na volta 27, vencendo por uma margem de dois segundos.

  • O Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E continua amanhã com a 7ª Etapa da rodada dupla do E-Prix de Mônaco de 2025.


MONTE CARLO, MÔNACO. Sábado, 3 de maio de 2025 - Oliver Rowland, da Nissan, venceu a frenética terceira posição da Etapa 6 do E-Prix de Mônaco de 2025, conquistando uma vitória dominante sobre Nyck de Vries, da Mahindra Racing, e Jake Dennis, da Andretti.


Oliver Rowland, da Equipe Nissan de Fórmula E, conquistou sua primeira vitória no icônico circuito de rua de Mônaco, marcando sua terceira vitória nas seis primeiras corridas da temporada 2024/25. Esse desempenho impressionante se traduz em uma taxa de vitórias de 50% e ampliou ainda mais sua liderança na classificação do Campeonato Mundial de Pilotos da FIA para expressivos 34 pontos sobre o atual campeão Wehrlein, que terminou em sexto nesta corrida e agora soma 60 pontos. Rowland atualmente soma 94 pontos.


Um fator-chave no sucesso de Rowland foi a implantação estratégica do PIT BOOST pela Nissan, permitindo que ele ultrapassasse o pole position Taylor Barnard (NEOM McLaren Formula E Team) na volta 13. Apesar de perder brevemente a liderança para Nyck de Vries (Mahindra Racing) na volta 26, Rowland utilizou magistralmente seu MODO ATAQUE final na volta 27 para retomar a liderança, vencendo a corrida por uma confortável margem de dois segundos.


Atrás de Rowland, a equipe Andretti teve sortes variadas. Dennis recebeu uma penalidade de cinco segundos, o que impactou sua posição final e o fez cair para terceiro. Seu companheiro de equipe, Nico Mueller, terminou inicialmente em quarto, mas foi ultrapassado na linha de chegada por Eduardo Mortara (Mahindra Racing), colocando Mueller em quinto.

O segundo lugar de Nyck de Vries marcou seu primeiro pódio desde Londres 2022 e o primeiro pódio de sua equipe Mahindra desde Cidade do México 2023. Na classificação do Campeonato Mundial de Equipes da FIA, a Porsche lidera a Nissan por nove pontos (114 a 105), enquanto a Nissan lidera a Porsche na classificação do Campeonato Mundial de Fabricantes da FIA.


Oliver Rowland, nº 23 da equipe Nissan de Fórmula E, disse:

"Você nunca sabe o que fazer com a estratégia, especialmente nessas corridas de PIT BOOST - é a segunda corrida, mas nós meio que tínhamos um plano e o seguimos. Foi um pouco mais complicado ultrapassar Taylor [Barnard], para ser sincero, mas mantivemos a calma - mesmo no final, eu estava bastante preocupado durante aquele segundo MODO ATAQUE: caí para quinto e estava atrás de dois Mahindras, e pensei 'agora precisamos acelerar', mas ótimo trabalho da equipe, muito bem executado."

"Eu achei que o Taylor estava forçando os limites das regras em alguns momentos, mas parabéns a ele – no final, fizemos o trabalho, então não importa muito. Começamos a temporada muito bem, mas agora parece um pouco diferente. Normalmente, você estaria ansioso pelo champanhe, mas já está de olho no amanhã."


Nyck De Vries, nº 21, Mahindra Racing disse:

"Foi um dia incrível para nós como equipe. Obviamente, não tenho palavras para agradecer a eles. Eles fizeram uma ótima corrida durante o PIT BOOST e escolheram os momentos certos para ir com tudo e usar o MODO ATAQUE, então, sinceramente, um grande obrigado a eles.

É muito bom estarmos juntos nessa jornada. Viemos de muito longe no ano passado e sempre demos pequenos passos. É bom dar a eles essa recompensa, porque eles realmente merecem. Considero uma vantagem estar em casa, ter meus amigos aqui me assistindo, e é bom tê-los aqui para ver o que conquistamos hoje."


Jake Dennis, nº 27, Andretti Fórmula E disse:

"Estava bastante estressado na relargada, sabia que ia ser bem disputado com a bandeira amarela de pista completa, e, claro, quando a punição veio, levei um tapa na cara. Precisei de uma ajudinha do Nico [Mueller] e, obviamente, o ritmo estava forte o suficiente para abrir uma vantagem, mas foi uma corrida muito difícil — há tantas estratégias diferentes em jogo, mentalmente falando.

Sinceramente, senti que fizemos a maioria das coisas perfeitamente, obviamente foi só a situação do PIT BOOST: ter que usar o reserva e perder um ou dois segundos com isso, e aí ficamos muito para trás, mas o carro esteve rápido o dia todo hoje e os rapazes realmente me deram um foguete. Conseguir lutar e conquistar meu primeiro pódio da temporada – já faz tanto tempo desde a 10ª temporada em Misano – retribuir com um pódio em Mônaco é sempre especial. Temos que fazer tudo de novo amanhã, o que é um pouco estranho, mas estou confiante de que podemos subir aqui e tentar superar Oliver [Rowland].


UM RETORNO REPLETO DE ESTRELAS A MÔNACO


A 6ª Rodada do E-Prix de Mônaco de 2025 atraiu uma série de celebridades de diversas áreas, incluindo cinema, televisão, música, esportes e criação de conteúdo. Entre os participantes notáveis, estavam o premiado ator Idris Elba e sua esposa Sabrina Elba, o ator David Harewood, Lucien Laviscount, de Emily em Paris , e o astro de Harry Potter, Tom Felton.


O evento também atraiu o aclamado diretor Anthony Byrne, os atores Emmett J. Scanlan, Fraser James, Ellie Bamber e Harrison Osterfield. Representando a indústria musical estavam o produtor indicado ao Mercury Prize, Jamie XX, e o rapper Bugzy Malone.

O mundo esportivo foi representado pelo tenista profissional Alexander Zverev e pelo bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi, juntamente com seu filho, Emerson Fittipaldi Jr.

Vários entusiastas automotivos e criadores de conteúdo também estiveram presentes, como o modelo internacional David Gandy, o construtor de automóveis Ant Anstead e a apresentadora automotiva Emma Walsh. Os populares criadores de conteúdo do YouTube YesTheory e o piloto de corrida Sebastian Melrose também foram vistos no evento.


SUSTENTABILIDADE NO CENTRO DO E-PRIX DE MÔNACO


Alimentado por energias renováveis ​​O E-Prix de Mônaco foi realizado com uma mistura de energia renovável, incluindo combustível HVO sustentável.


Better Futures Fund: SheCanHeCan A Fórmula E firmou parceria com a SheCanHeCan de Mônaco para quebrar barreiras para as mulheres no automobilismo, destacando especialmente o impacto da menstruação no desempenho. Juntas, elas coorganizaram o painel "Driveing ​​Change for Gender Equality" (Conduzindo a Mudança pela Igualdade de Gênero) – um painel focado em jovens com Catie Munnings, David Coulthard, Beth Paretta e Stephanie Ensten, da NEOM McLaren – inspirando mentes jovens e defendendo a igualdade de oportunidades.


Mudança. Acelerada. Viva Mônaco, apresentado pelo Google Cloud. Em 2 de maio, o Yacht Club de Mônaco sediou este encontro de liderança inovadora, reunindo inovadores do esporte, sustentabilidade, política e negócios. Com a Fundação Príncipe Alberto II de Mônaco como Parceiro de Conhecimento, especialistas compartilharam estratégias que moldam o futuro do esporte e da sociedade.


Engajamento da Comunidade

  • Hora da inspiração: 200 jovens de grupos locais como Les Enfants de Frankie e Amos Business School tiveram acesso exclusivo aos bastidores.

  • Visitas de pilotos: estrelas da Fórmula E se envolveram com escolas, incluindo a Escola Internacional de Mônaco, e visitaram o Hospital Princesse Grace para inspirar pacientes e funcionários.


Painel da Fundação Sophia Antipolis No Accenture Innovation Hub, líderes da Accenture, Google Cloud, Fórmula E, Mahindra Racing e FIA ​​exploraram como o campeonato está impulsionando a inovação sustentável, a tecnologia de veículos elétricos e a análise de dados.


FIA Girls on Track em Mônaco. Até 250 jovens participaram de workshops, jogos, palestras sobre carreira e caminhadas pelos boxes. Fora das pistas, uma masterclass de e-karting e uma sessão inspiradora na Universidade Internacional de Mônaco abriram portas para carreiras no automobilismo. O programa teve o apoio orgulhoso da Hankook, ABB e Fortescue Zero.


Fórmula E

Comments


bottom of page