top of page

Porsche Cup C6 Bank: Dupla pernambucana do Porsche #27 lidera o dia de treinos do GP Paulo Pinheiro

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 4 de jul.
  • 6 min de leitura
Porsche Cup C6 Bank: Dupla pernambucana do Porsche #27 lidera o dia de treinos do GP Paulo Pinheiro
Treino do GP Paulo Pinheiro (Rafael Gagliano)

Josimar Junior e Sergio Ramalho anotam a melhor marca da sexta-feira no treino 1 e o # 70, de Lucas Salles e Rafael Suzuki, lidera o treino 2

 

O Porsche # 27 estabeleceu o melhor tempo da sexta-feira que marcou os primeiros ensaios para o GP Paulo Pinheiro, etapa de 300 km que abre o campeonato de endurance da Porsche Cup C6 Bank no Autódromo Internacional do Algarve. A tripulação pernambucana formada por Josimar Junior e Sergio Ramalho registrou 1:46.019 no treino 1. É fato que a sessão foi disputada sob calor menos intenso que os treinos da semana passada, mas a marca do # 27 na sexta-feira foi 0.637s mais veloz que a volta da pole de Marçal Muller na etapa de sprint do último fim de semana.


O segundo carro mais rápido foi o # 70, de Lucas Salles e Rafael Suzuki, com 1:46.752 no segundo treino.


Pela classe Challenge, o domínio foi do # 66, de Sadak Leite e Fabio Carbone, liderando as duas sessões do dia. A exemplo do que aconteceu com os carros da geração 992, na divisão dos carros da geração 991.2 a melhor marca da sexta-feira veio na sessão 1, com 1:48.588.


O sábado reserva mais duas sessões de treinos livres pela manhã (no horário português). O quali acontece à tarde, com todos os 68 pilotos inscritos no GP Paulo Pinheiro anotando voltas rápidas. O grid de largada é estabelecido pelas médias das melhores marcas de cada competidor.


A tomada de tempo tem início às 15h locais (11h em Brasília), com transmissão ao vivo nos canais digitais oficiais da Porsche Cup C6 Bank.


Esta é a temporada do vigésimo aniversário do evento brasileiro dos carros de competição mais produzidos no planeta. Especial, o ano da categoria marca sua jornada mais internacional, com previsão de quatro das nove etapas do calendário em território português. Na última semana houve a quarta etapa do campeonato de sprint, com vitórias de Marçal Muller e Miguel Mariotti na Carrera Cup e Caio Chaves, duas vezes, na Challenge. A abertura do campeonato de endurance marca uma série de homenagens ao engenheiro Paulo Pinheiro, idealizador do autódromo do Algarve, falecido no ano passado.

 

O que eles disseram:


“Tivemos um dia muito bom, acredito que conseguimos achar um acerto melhor que nas corridas Sprints, utilizamos um bom pneu para acertar o carro para a corrida endurance e é um ótimo indicativo para o final de semana.” Josimar Junior


“O carro se comportou muito bem hoje. Eu estou adorando essa pista, é uma das melhores que já andei em disparado e acredito que estamos com uma boa sinergia. Claro que foi apenas o primeiro dia, mas foi bom para começar e partimos do caminho certo. Agora é fazer alguns ajustes e melhorias, estou muito animado para esse final de semana.” Sérgio Ramalho 


“O dia foi muito bom. Em relação a etapa da Sprint o tempo está mais fresco e acredito que isso permitiu um equilíbrio melhor para o carro. Estamos tentando extrair o máximo já desde os primeiros treinos e estou animado para a corrida.” Lucas Salles


“É muito bom poder correr nessa pista, um circuito nível Fórmula 1. Sair das mesmas pistas é algo muito legal e o carro encaixa bem no traçado. É sempre bom começar o final de semana com bons tempos, o Lucas já estava bem rápido na Sprint, então, acredito que será uma corrida muito divertida.” Rafael Suzuki


“Agora a corrida Endurance é uma página em branco e esperamos que a gente tenha mais sorte do que na corrida Sprint. Estou animado por formar dupla com o Felipe Fraga, que tem muita experiência internacional e já conhece bem essa pista. Estamos vindo fortes e vamos fazer de tudo para conquistar um ótimo resultado. Agora é foco total nos ajustes finos do carro, estamos andando com mais peso do que na Sprint, e as temperaturas estão mais amenas, o que também influencia no acerto. Precisamos gerenciar o desgaste dos pneus, acertar todas as entradas de pit stop e nos manter concentrados para brigar pela vitória.” Marçal Muller


“Fiquei muito feliz com o convite para correr com o Marçal nesta etapa. Sempre acompanhei as corridas dele e sei que ele está sempre entre os melhores, brigando pelo campeonato, então é uma honra dividir o carro com ele. Estou empolgado para o fim de semana, a pista de Algarve é incrível, já competi aqui algumas vezes, mas nunca com esse modelo de Porsche. Estou muito animado com o que vem por aí.” Felipe Fraga


“O carro está bom e nos adaptamos bem ao traçado. É uma pista com características que eu gosto, como fortes frenagens e trechos de alta velocidade. Hoje o foco foi na adaptação do Fábio, já que eu rodei bastante na etapa Sprint. O que percebemos é que, com as altas temperaturas, o mais importante será preservar bem o carro para que ele chegue inteiro até o fim da prova.” Sadak Leite


“As expectativas são ótimas para o final de semana. Essa pista é nova para mim, então dei minhas primeiras voltas nesta manhã. Acredito que me adaptei bem e o carro está bem acertado. Na etapa Sprint, o Sadak já fez uma boa classificação, então estamos confiantes em manter um bom desempenho no campeonato.” Fabio Carbone


Porsche Cup C6 Bank - Etapa 5 - GP Paulo Pinheiro - AlgarveMelhores tempos do dia (ordem crescente):


1 # 27. Josimar Junior e Sergio Ramalho (S) – 1:46.019

2 # 70. Lucas Salles e Rafael Suzuki – 1:46.752

3 # 100. Seba Malucelli e Marcos Gomes (S) – 1:47.077

4 # 544. Marçal Muller e Felipe Fraga – 1:47.099

5 # 77. Francisco Horta e William Freire (S) – 1:47.154

6 # 14. Carlos Campos e Thiago Vivacqua (S) – 1:47.186

7 # 87. Nelson Monteiro e Thiago Camilo (S) – 1:47.389

8 # 33. Antonella Bassani e Nicolas Costa – 1:47.463

9 # 38. Eric Santos e Gabriel Robe (R) – 1:47.630

10 # 85. Eduardo Menossi e Leonardo Reis (R) – 1:47.687

11 # 118. Matheus Comparatto e Arthur Leist – 1:47.715

12 # 29. Rodrigo Mello e Marcos Regadas (S) – 1:47.729

13 # 911. Silvio Morestoni e Jeff Giassi (R) – 1:47.809

14 # 25. Paulo Sousa e Galid Osman (R) – 1:48.067

15 # 83. Marco Billi e Maurizio Belli (R) – 1:48.288

16 # 88. Pedro Boesel e Lirim Zendeli – 1:48.530

17 # 66. Sadak Leite e Fabio Carbone – 1:48.588

18 # 23. Leonardo Herrmann e Vitor Baptista – 1:48.688

19 # 888. Lineu Pires e Beto Gresse (S) – 1:48.692

20 # 12. Marco Pisani e Renan Guerra (R) – 1:48.773

21 # 80. Rouman Ziemkiewicz e Nelson Piquet Jr (S) – 1:48.904

22 # 999. Claudio Reina e João Gonçalves (R) – 1:49.013

23 # 22. Caio Castro e Danilo Dirani (S) – 1:49.029

24 # 11. Flavio Sampaio e Bernardo Pinheiro (R) – 1:49.230

25 # 98. Cecilia Rabelo e Pietro Rimbano (S) – 1:49.284

26 # 45. Jose Moura Neto e Matheus Iorio (S) – 1:49.313

27 # 246. Rafa Brocchi e Vitor Genz (R) – 1:49.690

28 # 21. Daniel Neumann e Gustavo Bandeira (R) – 1:49.888

29 # 2. Luiz Souza e Bruno Bonifacio (S) – 1:49.893

30 # 15. Leonardo Sanchez e Rafael Martins (R) – 1:49.987

31 # 99. Wagner Pontes e Rafael Reis (R) – 1:50.950

32 # 55. Carlos Ruiz e Carlos Ruiz Jr (R) – 1:51.049

33 # 74. Piero Cifali e André Bragantini Jr (R) – 1:54.652

34 # 7. Miguel Paludo e Alan Hellmeister – sem tempo


Sobre a Porsche Cup C6 Bank: Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.


Luis Ferrari

Comentários


bottom of page