McLaren brilha na classificação do GP da Espanha, mas Ferrari aposta em estratégia ousada para a corrida
- Carlos Rossi | Kabé
- 1 de jun.
- 4 min de leitura

Piastri conquista pole com folga, Norris garante dobradinha; Leclerc e Hamilton adotam tática de pneus diferenciada visando melhor desempenho no domingo
A Scuderia McLaren confirmou seu favoritismo ao dominar as primeiras posições do grid para o Grande Prêmio da Espanha. Oscar Piastri brilhou ao cravar a pole position com 1min11s546, abrindo mais de dois décimos para o companheiro Lando Norris, que garantiu a segunda colocação com 1min11s755. A dobradinha da equipe reforça a ideia de que a McLaren se estabelece como a força a ser batida em Barcelona.
Logo atrás, a disputa pelas posições intermediárias foi acirrada: Max Verstappen (Red Bull Racing Honda RBPT) ficou em terceiro lugar após empatar o tempo de 1min11s848 com George Russell (Mercedes), mas superou o britânico por ordem de saída. Em quarto, Russell repetiu a marca, mostrando a disputa equilibrada entre Mercedes e Red Bull na performance de volta única. Em quinto lugar aparece Lewis Hamilton, com 1min12s045, enquanto o top 10 é completado por Kimi Antonelli (1min12s111), Charles Leclerc (1min12s131), Pierre Gasly (1min12s199), Isack Hadjar (1min12s252) e Fernando Alonso (1min12s284). Alex Albon (11º), Gabriel Bortoleto (12º), Liam Lawson (13º), Lance Stroll (14º) e Oliver Bearman (15º) seguem na luta pelo melhor lugar possível em um grid onde cada milésimo conta.
Estratégia de pneus da Ferrari chama atenção
Enquanto McLaren e Red Bull brigavam pela pole, a Ferrari adotou uma abordagem diferente. No Q1, Charles Leclerc e Lewis Hamilton usaram dois jogos de pneus macios, mas o monegasco poupou esforços para as fases seguintes, encerrando cedo sua participação na fase inicial. No Q2, ambos fizeram apenas uma volta rápida para avançar, ficando com dois conjuntos de pneus para a corrida: Leclerc manteve dois jogos de médios, sacrificando desempenho na classificação; Hamilton ainda dispunha de dois conjuntos de macios para o Q3.
No Q3, Leclerc usou seu único jogo de macios novos para cravar 1min12s131 e garantir o sétimo lugar no grid. Hamilton, por outro lado, beneficiou-se da queda de temperatura com a cobertura de nuvens e melhorou seu tempo de 1min12s433 para 1min12s045, ficando em quinto e deixando o companheiro uma posição atrás.
“Sabia que a classificação seria difícil. Tínhamos apenas quatro jogos novos de pneus macios, enquanto outros tinham cinco, mas priorizamos a corrida e acreditamos que isso vai valer a pena amanhã,” comentou Leclerc. Fred Vasseur, diretor da Ferrari, reforçou a aposta: “Decidimos sacrificar desempenho na classificação para garantir ritmo constante na corrida, diante das altas temperaturas e da degradação dos pneus esperadas.”
Hamilton afirmou estar satisfeito com a quinta posição: “O TL3 não foi ideal, mas o carro estava bom. Vamos buscar um pódio amanhã, o grid está apertado e a disputa vai ser acirrada.”
McLaren exibe superioridade em Barcelona
Com 0s209 de vantagem sobre Norris, Piastri celebrou: “Foi um ótimo dia. O carro esteve excelente e estou feliz com o resultado. Vamos focar em uma boa largada e somar pontos.” Norris destacou que a dobradinha é motivadora, mas avisou: “Temos muitos rivais rápidos atrás, não podemos relaxar.”
O chefe da McLaren destacou a performance do duo: “Piastri dominou as sessões, Norris fez uma boa volta de saída no Q3 e quase conseguiu a pole, mas acabou cometendo erros. Piastri acertou tudo e garantiu a maior margem da temporada.”
Red Bull e Mercedes focam em ajustes para a corrida
Max Verstappen admitiu falta de ritmo para desafiar as McLaren, mas ficou satisfeito com o terceiro lugar: “A terceira posição é boa, o carro estava mais fácil de pilotar, mas não conseguimos extrair mais desempenho. Vamos tentar o pódio amanhã.”
Yuki Tsunoda sofreu com problemas de aderência e não passou do Q1, fechando em 20º. Christian Horner lamentou: “Yuki teve dificuldades, tentamos ajustes, mas é complicado. Amanhã ele terá muito trabalho para subir no pelotão.”
Na Mercedes, George Russell comemorou o quarto lugar: “Estar entre os cinco primeiros é bom, e com o mesmo tempo de Max, não é surpresa. O ritmo de corrida é o foco para amanhã, especialmente com a alta temperatura prevista.” Toto Wolff reforçou: “A preservação dos pneus será o desafio. Precisamos melhorar o ritmo de corrida e esperamos converter isso em resultados.”
Kimi Antonelli, sexto no grid, comemorou a evolução: “Depois de dificuldades recentes, recuperar o ritmo é ótimo. A corrida será difícil, mas estamos confiantes.”
Destaques das equipes intermediárias
A Alpine viveu momentos de frustração. Franco Colapinto foi o mais rápido no Q1, mas quebrou o carro e foi eliminado. “O carro estava bom, mas a quebra nos impediu de avançar,” lamentou. Nico Hulkenberg, em 16º, reconheceu potencial, mas destacou dificuldades no último setor: “Melhoramos, mas largar em 16º é um desafio.”
Gabriel Bortoleto celebrou sua melhor classificação na F1, em 12º: “Foi um dia sólido e encorajador. A gestão dos pneus será crucial amanhã.” O diretor Jonathan Wheatley destacou o progresso da equipe e a expectativa para a corrida.
Na Racing Bulls, Isack Hadjar garantiu o nono posto e está confiante: “O carro estava bom e a largada será decisiva.” Liam Lawson, 13º, avaliou a classificação como positiva, destacando o potencial para a corrida.
Andrea Landi, diretor técnico adjunto, comentou: “Barcelona é um termômetro de performance. Conseguimos fazer ajustes importantes e o dia foi positivo. A corrida será o verdadeiro teste.”
Grid
1º) Oscar Piastri McLaren Mercedes 1:11.546
2º) Lando Norris McLaren Mercedes 1:11.755
3º) Max Verstappen Red Bull Racing Honda RBPT 1:11.848
4º) George Russell Mercedes 1:11.848
5º) Lewis Hamilton Ferrari 1:12.045
6º) Kimi Antonelli Mercedes 1:12.111
7º) Carlos Leclerc Ferrari 1:12.131
8º) Pierre Gasly Alpine Renault 1:12.199
9º) Isack Hadjar Racing Bulls Honda RBPT 1:12.252
10º) Fernando Alonso Aston Martin Aramco Mercedes 1:12.284
11º) Alexandre Albon Williams Mercedes 1:12.641
12º) Gabriel Bortoleto Chute Sauber Ferrari 1:12.756
13º) Liam Lawson Racing Bulls Honda RBPT 1:12.763
14º) Lance Stroll Aston Martin Aramco Mercedes 1:13.058
14º) Oliver Bearman Haas Ferrari 1:13.315
15º) Nico Hulkenberg Chute Sauber Ferrari 1:13.190
16º) Esteban Ocon Haas Ferrari 1:13.201
17º) Carlos Sainz Williams Mercedes 1:13.203
18º) Franco Colapinto Alpine Renault 1:13.334
19º) Yuki Tsunoda Red Bull Racing Honda RBPT 1:13.385
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
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