top of page

Estreante Ollie Bearman brilha em Suzuka e leva HAAS à primeira participação no Q3 em 2025

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 5 de abr.
  • 3 min de leitura


Estreante Ollie Bearman brilha em Suzuka e leva Haas à primeira participação no Q3 em 2025
HAAS, GP em Suzuka, 2025 (Haas F1 Team)

Britânico larga em 10º no GP em Suzuka


São Paulo, 5 de abril de 2025 – Em um sábado ensolarado e com temperaturas amenas no tradicional circuito de Suzuka, a MoneyGram Haas F1 Team teve uma tarde de sentimentos divididos durante a qualificação para o Grande Prêmio do Japão, terceira etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1.


Em sua estreia no intrigante traçado japonês, o jovem britânico Ollie Bearman brilhou ao garantir um lugar no Q3 e conquistou a 10ª posição no grid – a melhor de sua ainda curta carreira e a primeira presença da Haas no Q3 nesta temporada. Já Esteban Ocon enfrentou dificuldades e terminou em 18º, fora da segunda fase da sessão.


A terceira sessão de treinos livres (FP3) já dava sinais de que a equipe americana buscava se acertar com os compostos macios da Pirelli. Bearman foi o 16º mais rápido com 1:30.084, enquanto Ocon fechou em 18º com 1:30.183.


Com um trabalho progressivo de ajustes, ambos os pilotos enfrentaram a primeira fase da qualificação (Q1) jogos pneus macios novos. Bearman avançou com 1:28.228, garantindo o 12º tempo, enquanto Ocon, apesar da melhora contínua ao longo da sessão, acabou eliminado com 1:28.696 – apenas em 18º lugar.


Na fase seguinte, Bearman iniciou com pneus macios usados, mas foi após a troca por pneus novos que o britânico de 19 anos surpreendeu; cravou 1:27.711 e se classificou em 8º, avançando com autoridade ao Q3 pela primeira vez na F1. Vale lembrar que seu melhor desempenho anterior em classificações havia sido um 11º lugar no GP da Arábia Saudita de 2024, quando substituiu Carlos Sainz na Ferrari.


Na fase final, Bearman fechou com o tempo de 1:27.867, suficiente para largar em 10º lugar. A pole position ficou com Max Verstappen (Red Bull Racing), que superou Lando Norris e Oscar Piastria com as fortes McLarens.


Com previsão de chuva para o domingo, a equipe americana se prepara para uma corrida imprevisível em Suzuka, apostando em estratégia, bom ritmo e, quem sabe, mais uma performance surpreendente do seu promissor novato britânico.


O que disseram:

Cometi um erro na minha última volta e perdi algum tempo, então talvez pudesse estar um pouco mais à frente, mas foi tudo muito apertado. Só de chegar ao Q2 já foi um alívio — e uma surpresa, no bom sentido. Estou feliz com o dia de hoje. Não sei como o clima vai se comportar amanhã, mas com certeza será divertido. Essa pista e os fãs são incríveis, e chegar ao Q3 com essa equipe é algo incrível”, Ollie Bearman (P10).


Infelizmente, as coisas não funcionaram do meu lado. Tentamos muitas abordagens nos dois carros, mas faltou algo. Estamos longe do ritmo ideal em alguns trechos, o que não deveria acontecer. Por outro lado, é ótimo ver o Ollie indo bem. Vamos juntar as peças, aprender com isso e seguir em frente. Com a previsão de tempo instável, tudo pode acontecer na corrida, então vamos dar o nosso melhor.”, Esteban Ocon (P18).


No geral, foi um dia muito positivo. Nosso objetivo era colocar os dois carros fora do Q1, então levar um ao Q3 foi fantástico. Se olharmos nossa evolução desde o FP1, passamos a entender melhor como fazer os pneus macios funcionarem, embora ainda não estivéssemos no ponto ideal. Foi um grande esforço coletivo, e o Ollie fez um trabalho fantástico — aquela volta no Q2 foi espetacular. No Q3 não foi perfeito, mas estamos satisfeitos. Tudo se decide por margens mínimas, e vamos analisar os dados para entender melhor o que aconteceu com o Esteban. Dado como começamos o fim de semana, fico muito satisfeito com o desempenho da equipe.”, Ayao Komatsu, chefe de equipe


Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico

MTb nº 0097.123/SP

Contato: (11) 98265-9996.



コメント


bottom of page