top of page

Copa Hyundai HB20 tem empate incrível e poles de André Bragantini Jr., Uli Dias e Samuel Damin em Interlagos

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 17 de mai.
  • 4 min de leitura
Copa Hyundai HB20 tem empate incrível e poles de André Bragantini Jr., Uli Dias e Samuel Damin em Interlagos
Copa Hyundai HB20 em Interlagos (Duda Bairros)

Com 35 carros na pista, sessão classificatória definiu o grid de largada para a corrida de domingo. A categoria volta a acelerar às 17h15 deste sábado para a prova do pôr-do-sol e grid invertido


A Copa Hyundai HB20 vive neste sábado (17) um dos pontos altos da temporada 2025. O Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, foi palco, no fim da manhã, de uma sessão classificatória emocionante que definiu o grid de largada das duas provas válidas pela terceira etapa do campeonato. Em casa, a categoria abre o fim de semana do seu segundo centenário de provas com o registro de um sensacional empate na luta pela pole da classe PRO, que ficou com André Bragantini Jr. após Rodrigo Vieira cravar exatamente o mesmo tempo. As posições de honra na Elite e Super ficaram com Uli Dias e Samuel Damin, respectivamente.


De acordo com o novo regulamento em vigor a partir desta temporada, a corrida de sábado traz a inversão dos oito primeiros colocados na sessão classificatória em cada uma das categorias. Já a prova com mais pontos em jogo e maior duração, no domingo, tem a ordem do grid determinada pela tomada de tempos.


Empate incrível e pole de Bragantini: Seguindo o padrão da Copa Hyundai HB20, a primeira categoria a deixar os boxes para a classificação foi a PRO. Dois pilotos despontavam como favoritos à pole: Felipe Malinowski — líder dos treinos de sexta-feira — e Rodrigo Vieira, o mais rápido da sessão que abriu os trabalhos no sábado.


Mas o desfecho da classificação da PRO foi além de qualquer expectativa. André Bragantini Jr. fez grande volta, usou e abusou da experiência e virou 2min10s217. Incrivelmente, pouco depois, Rodrigo Vieira fez exatamente a mesma marca que Bragantini, que ficou com a pole por ter feito primeiro o tempo de volta que lhe valeu a posição de honra. Malinowski ficou em terceiro, a somente 0s070 dos pilotos que completaram a primeira fila. Líder do campeonato, Adilson Jr. terá de largar da sétima posição no domingo.


Bragantini vibrou com a conquista e revelou ter ficado surpreso com a pole em Interlagos. “Foi uma classificação perfeita. Só posso agradecer ao trabalho de toda a equipe HRacing, que operou de forma árdua para solucionar os problemas que tivemos ontem. Confesso que não esperava a pole e foi sensacional”, disse ‘Andrezinho’, vencedor nas pistas e na vida ao lidar e superar os desafios com a síndrome de Tourette, que leva pacientes a sofrerem com constantes espasmos e reações aleatórias.


Uli vence duelo na Elite: Novidade no grid da Copa Hyundai HB20 para o fim de semana, Terence Beringhs roubou a cena e esteve entre os protagonistas da manhã, como já havia acontecido durante os treinos livres. O piloto do carro #32 travou disputa direta pela pole com Uli Dias pela pole position em São Paulo.


Dono da pole em Campo Grande, Uli Dias repetiu a façanha em Interlagos e marcou 2min10s632 como volta mais rápida, deixando Terence Beringhs para trás por 0s121. Com os dois pontos de bonificação, Dias empatou com Igor Vacari na vice-liderança da tabela, ambos com 67 tentos.


Líder da temporada na Elite, Leo Martins vai largar em terceiro, à frente de Vacari e Gustavo Simão, completando o rol dos cinco mais rápidos da classificação.


“Essa pista é muito especial para mim, nunca tinha conquistado uma pole aqui. A categoria Elite é muito forte, todo mundo muito perto. Fazer essa pole, do jeito que foi, me faz ficar muito feliz. Faltava a pole, e agora vamos atrás desta segunda vitória aqui em Interlagos”, comemorou Uli Dias.


Damin voa para o topo: Categoria mais numerosa do grid neste fim de semana, com 16 carros, a Super trouxe grandes destaques para a jornada de Interlagos. Entre eles, Thiago Cenjor, piloto cadeirante, referência em inclusão e que desafia as limitações para acelerar em alto nível na Copa Hyundai HB20.


A classe de entrada reservou destaque também para Samuel Damin, que registrou tempo imbatível com 2min11s047, 0s610 mais rápido que Silas Passos, segundo colocado. A sessão chegou a ser interrompida com bandeira vermelha em razão do vazamento de óleo do carro de André Pedrotti, mas foi retomada para pouco mais de dois minutos de ação.


Entretanto, poucos obtiveram nos tempos de volta. Damin confirmou a pole, com Silas Passos em segundo. Rafael Abolis conquistou o terceiro lugar no grid, seguido por Daniel Demayo e Jeferson Comunello. Líder do campeonato, Rafael Silva vai largar em oitavo no domingo e na frente do grid neste sábado com a inversão do grid invertido.


Agenda: A primeira corrida da Copa Hyundai HB20 no fim de semana será disputada no fim da tarde deste sábado, a partir de 17h15, prometendo rivalizar com as belas imagens do pôr-do-sol em Interlagos, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Hyundai Brasil e também nos canais Highspeed e Parc Fermé no YouTube.


Já a prova complementar da etapa, com promessa de casa cheia em Interlagos — em 2024, o autódromo registrou 43 mil pessoas nas arquibancadas — acontece às 11h15 deste domingo, com o Canal UOL unindo-se ao pool de transmissão ao vivo.


Confira o resultado da sessão classificatória desta manhã de sábado em Interlagos.


Imprensa Copa Hyundai HB20


Bruno Vicaria

Comentarios


bottom of page