top of page

Com ritmo de ponteiros, Mitsubishi Triton Ultimate completa dia mais forte no Sertões

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 29 de jul.
  • 4 min de leitura
Com ritmo de ponteiros, Mitsubishi Triton Ultimate completa dia mais forte no Sertões
Terceira etapa teve bastante trechos de alta velocidade (Doni Castilho/FOTOP)

Com navegação afiada e carro em ritmo competitivo, dupla formada por Guiga Spinelli e Youssef Haddad fecha o dia da terceira etapa em 3º lugar


A Mitsubishi Triton Ultimate Racing vem comprovando sua evolução dia após dia na 33ª edição do Sertões. Nesta terça-feira (29), dia da terceira etapa, os competidores percorreram 290 quilômetros cronometrados de um total de 434 entre as cidades de Januária e Bom Jesus da Lapa, deixando Minas Gerais e entrando de vez no estado da Bahia. Guiga Spinelli e Youssef Haddad fecharam como a terceira dupla mais veloz do dia na categoria carros, com o tempo de 4h59min04s12, a apenas 2min27s dos vencedores da etapa.


“Hoje foi a melhor perfomance e melhor resultado que já conseguimos com a Triton Ultimate. Consegui andar mais no limite do carro, e com isso andamos quase todas as parciais no ritmo dos ponteiros do rally. Chegamos a andar na frente de todos eles e conseguimos terminar em terceiro. Só nas duas últimas parciais que perdemos a vantagem, mas já sabemos o motivo. O melhor saldo é andar nesse ritmo e o carro ter largado e chegado exatamente da mesma forma”, analisou Spinelli.


Segundo ele, a Triton Ultimate da Mitsubishi Spinelli Racing, único carro 100% brasileiro na categoria T1+ - a mais rápida do Sertões -, resistiu perfeitamente à exigência que foi exposto. “Estou muito satisfeito com o carro, sem dúvida o melhor e mais rápido que já pilotei em toda minha carreira do rally raid. Outro ponto muito positivo é ver como o Youssef está navegando. Parece que nunca parou de navegar e que estamos correndo juntos todos os meses. Não parece que fazia anos que não andávamos juntos. A navegação dele está perfeita. Agora vamos nos preparar para as duas etapas da maratona que começam amanhã”, seguiu.


O navegador Youssef Haddad, dono de três títulos do maior rally das Américas ao lado de Spinelli, se sente cada vez mais à vontade na Mitsubishi Triton Ultimate Racing. “Estou mais acostumado com o carro, ajustando o tempo das instruções. A cada quilômetro, ganho mais confiança e me sinto mais à vontade”, disse o navegador, que ainda analisou o trecho da terceira etapa. “A especial de hoje foi bem interessante: na maior parte do tempo, de alta velocidade. Ela começou estreita e travada e foi ganhando velocidade; e na segunda metade da prova, após o abastecimento, aconteceu o efeito contrário, com as médias diminuindo em razão das pedras e erosões. No fim das contas, foi uma especial limpa”, disse Youssef.


Nesta quarta-feira (30) a caravana do Sertões parte de Bom Jesus da Lapa em direção a Xique-Xique, na primeira parte da etapa Maratona – na qual não pode haver qualquer tipo de manutenção pelas equipes. Do total de 478 quilômetros da etapa de número quatro, 276 serão válidos pela especial. Após a chegada na cidade, os veículos de competição ficam retidos em regime de parque fechado.


A equipe oficial Mitsubishi Spinelli Racing tem como patrocinadores nesta edição do Rally dos Sertões, a Petrobras Podium, ArcelorMittal, BTG Pactual Wealth Management, W. Truffi Blindados e FF Seguros, além do apoio da Dacar Motorsport, Loctite e OMP.


Etapas do Sertões – 33ª edição:

26/7 – Prólogo / Super Prime: Goiânia (GO)

27/7 – 1ª etapa: Goiânia (GO) / Unaí (MG)

DI: 26 km / SS: 283 km / DF: 227 km – Total: 536 km

28/7 – 2ª etapa: Unaí (MG) / Januária (MG)

DI: 40 km / SS: 301 km / DF: 75 km – Total: 416 km

29/7 – 3ª etapa: Januária (MG) / Bom Jesus da Lapa (BA)

DI: 80 km / SS: 290 km / DF: 64 km – Total: 434 km

30/7 – 4ª etapa: Bom Jesus da Lapa (BA) / Xique-Xique (BA) (Maratona

)DI: 19 km / SS: 276 km / DF:183 km – Total: 478 km

31/7 – 5ª etapa: Xique-Xique (BA)/ Petrolina (PE) (Maratona)

DI: 51 km / SS: 296 km / DF: 123 km – Total: 470 km

1/8 – 6ª etapa: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL)

DI: 78 km / SS: 280 km / DF: 57 km – Total: 415 km

2/8 – 7ª etapa: Delmiro Gouveia (AL) / Marechal Deodoro (AL)

DI: 9 km / SS: 235 km / DF: 175 km – Total: 419 km

3/8 – 8ª etapa: Marechal Deodoro (AL) / Marechal Deodoro (AL)

DI: 40 km / SS: 254 km / DF: 20 km – Total: 314 km


Legendas:

DI: Deslocamento inicia

SS: trecho cronometrado (Especial)

DF: Deslocamento final

Distância total: 3.482 km

Especiais: 2.215 km


Sobre a Triton Ultimate Racing

Projetada e fabricada nas instalações da Spinelli Racing – renomada preparadora e construtora de veículos de competição e organizadora de eventos como a Mitsubishi Cup – a Triton Ultimate Racing agrega todo o conhecimento de Guiga Spinelli, e de toda a equipe, nos rallies. 


O projeto começou logo após o encerramento da edição 2023 do Sertões e envolveu cerca de 30 profissionais entre engenheiros, desenhistas, ferramenteiros, mecânicos, eletricistas além de técnicos em eletrônica, motores e carroceria, entre diversos outros colaboradores que se dedicaram diariamente ao projeto, na sede da Spinelli Racing na Fazenda Velocitta.


Na edição 2024 do Rally dos Sertões, Guiga Spinelli e Paulo Fiuza, a bordo da Triton Ultimate Racing, conquistaram excelentes resultados como alguns top 5 nas etapas.


Sobre a Spinelli Racing

Fundada em 2017 pelo piloto e empresário Guiga Spinelli, a Spinelli Racing atua na organização de eventos automobilísticos e corporativos, na gestão do autódromo Velocitta e na área técnica com uma oficina de desenvolvimento e manutenção de carros de corrida e carros especiais.


Sobre a HPE Automotores

No mercado desde 1991, a HPE Automotores do Brasil é a representante oficial das marcas Mitsubishi Motors e Suzuki no País. Para a HPE, ser 4x4 é um estilo de vida. 


Para mais informações sobre a HPE Automotores, por favor, contate: 


Gabriel El’Bredy 


Marina Ogawa


Lucas Peetz


Texto: Cleber Bernuci



Comentários


bottom of page