top of page

Com atuação decisiva de Eduardo Barrichello, Aston Martin sobe ao pódio no WEC em São Paulo

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • há 2 dias
  • 4 min de leitura
Aston Martin Vantage GT3 nas 6 Horas de São Paulo, WEC, 2025 (Carlos Rossi / Red Line Motor Sport)
Aston Martin Vantage GT3 nas 6 Horas de São Paulo, WEC, 2025 (Carlos Rossi / Red Line Motor Sport)

Brasileiro acelera no final e conquista 3º lugar nas 6 Horas de São Paulo com a Racing Spirit of Léman


O circuito de Interlagos foi palco de um capítulo inédito para a Aston Martin no Campeonato Mundial de Endurance (WEC): a Racing Spirit of Léman (RSL), equipe parceira da fabricante britânica, garantiu seu primeiro pódio na temporada ao conquistar o terceiro lugar nas 6 Horas de São Paulo, em um desfecho carregado de estratégia, talento e emoção. Com uma atuação notável do brasileiro Eduardo Barrichello e apoio essencial de seus companheiros Anthony McIntosh e Valentin Hasse Clot, o trio marcou o retorno do Vantage GT3 ao topo da disputa, consolidando a competitividade do modelo também no cenário do IMSA, na América do Norte.


A Racing Spirit of Léman mostrou-se decisiva desde os treinos iniciais em Interlagos. Com apenas cinco participações no campeonato até então, a equipe alcançou um feito inédito ao colocar o Aston Martin Vantage GT3 entre os três primeiros colocados pela primeira vez nesta temporada do WEC.


Responsável por fechar a qualificação da LMGT3, Eduardo Barrichello brilhou com uma pole position conquistada após a sólida performance de Anthony McIntosh. O jovem americano, estreante na competição, classificou o carro # 10, dividindo a pilotagem com Hasse Clot e o próprio Barrichello, para a fase final da Hyperpole.


No domingo, a corrida foi marcada por reviravoltas. McIntosh iniciou forte, mantendo a liderança nas voltas iniciais e permanecendo entre os primeiros até a primeira sequência de pit stops. Um deslize momentâneo o fez cair na tabela, mas o time manteve-se resiliente.


Estratégia e agressividade marcam reviravolta em pista brasileira


Ao assumir o carro, Barrichello, de 23 anos, protagonizou uma das fases mais eletrizantes da prova. Com ritmo sólido em um stint duplo, o piloto recuperou posições e reconduziu o Vantage à disputa pelo pódio.


Na sequência, foi a vez de Hasse Clot manter a constância. Sua atuação consistente foi crucial para devolver o carro em boas condições a Barrichello para o último trecho da corrida.


Faltando uma hora para o encerramento, o piloto brasileiro ocupava a quinta posição. Nos minutos finais, em uma investida calculada, superou dois rivais decisivos e cravou o terceiro lugar a apenas três voltas do fim.


Foi uma loucura”, afirmou Barrichello. “Precisei confiar completamente na equipe quanto ao gerenciamento dos pneus no final. O risco era acabar com eles antes do tempo. Mas funcionou, e conseguimos cruzar a linha com combustível e borracha no limite.

Interlagos entra para a história da Vantage no WEC


O feito marca o melhor desempenho da RSL até o momento e o primeiro pódio para os três pilotos. Interlagos, que voltou ao calendário do WEC este ano, reforçou sua tradição com o Vantage, que agora acumula três vitórias e cinco pódios desde 2012. O modelo atual, lançado em 2024, retorna ao pódio pela segunda vez desde sua estreia.


A pole da RSL também reafirma a força da Aston Martin na classificação, sendo a segunda consecutiva da marca — a anterior veio em Le Mans, conquistada pela Heart of Racing (THOR).


Desempenho consistente também marca presença no IMSA no Canadá


Enquanto a cena brasileira coroava a Vantage, a marca também esteve em evidência no IMSA, com a sexta etapa do WeatherTech SportsCar Championship disputada no circuito canadense de CTMP.


Devido à ausência de Tom Gamble, comprometido com o WEC, Roman De Angelis assumiu o volante do Vantage GT3 # 27 da THOR ao lado de Casper Stevenson. Após vencerem a etapa anterior em Watkins Glen, a dupla largou da quarta posição e cruzou a linha em sexto, em uma corrida equilibrada de 2h40min.


O resultado manteve tanto Stevenson quanto a THOR entre os três primeiros colocados nas disputas pelos títulos de pilotos e equipes da GTD.


Aston Martin celebra momento positivo nas principais categorias de GT do mundo


Adam Carter, líder da divisão de endurance da Aston Martin, destacou o desempenho dos envolvidos como reflexo da evolução técnica e estratégica do projeto Vantage GT3:


A Racing Spirit of Léman soube extrair o máximo do carro em Interlagos e finalizou um trabalho brilhante com um pódio merecido. Eduardo foi excepcional, McIntosh teve uma estreia promissora, e Hasse Clot manteve a consistência necessária. Na IMSA, a THOR segue mostrando força. Esses resultados demonstram a versatilidade do Vantage GT3 e sua relevância nas principais competições.”

Chassi refinado e motor potente impulsionam campanha vitoriosa do Vantage GT3


Baseado na estrutura de alumínio colado da Aston Martin, o Vantage GT3 incorpora o mesmo DNA do esportivo de alto desempenho da marca. O motor V8 biturbo de 4.0 litros combina confiabilidade e potência — elementos que têm sido fundamentais para os múltiplos pódios e vitórias em 2025, incluindo performances notáveis nas 24 Horas de Spa e Nürburgring.


Próximos desafios: temporada se encaminha para fase decisiva


O WEC retorna após a pausa de verão com o Lone Star Le Mans, no Circuito das Américas (COTA), entre os dias 5 e 7 de setembro. Já o IMSA continua com sua próxima etapa no tradicional circuito Road America, de 1 a 3 de agosto.

Comments


bottom of page