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Toyota Gazoo Racing Busca Redenção nas 6 Horas de São Paulo 2025 em Interlagos

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • há 4 dias
  • 4 min de leitura
Toyota Gazoo Racing Busca Redenção nas 6 Horas de São Paulo 2025 em Interlagos
Toyota Gazoo Racing nas 6 Horas de São Paulo 2024 (Julien Delfosse / DPPI)

Equipe japonesa tenta recuperar protagonismo no WEC após decepção em Le Mans


A Toyota Gazoo Racing chega ao Autódromo José Carlos Pace com sede de vingança. Após o amargo quinto lugar conquistado em Le Mans no mês anterior, a tradicional equipe japonesa deposita suas fichas no circuito paulistano para resgatar o brilho perdido na temporada 2025 do Mundial de Endurance da FIA. Com um grid de 18 Hypercars representando oito montadoras diferentes, a disputa promete ser feroz na capital paulista.


O palco brasileiro carrega significado especial para os nipônicos. Foi justamente em Interlagos que a Toyota conquistou marcos históricos: a estreia vitoriosa no WEC em 2012 e o primeiro título mundial de construtores dois anos mais tarde. Na temporada passada, o desempenho avassalador na pista de 4,309 quilômetros ajudou a pavimentar o caminho rumo ao campeonato.


Porém, o cenário atual apresenta contornos distintos. A equipe # 7, formada por Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries, abandonou a pintura especial inspirada no lendário TS020 de 1998 - utilizada em Le Mans - para retomar a tradicional coloração preta fosca do GR010 HYBRID.


Já a formação # 8 enfrentará São Paulo com apenas dois pilotos. Sébastien Buemi, recordista de vitórias no WEC e que se tornou o competidor mais experiente da história da categoria ao completar sua 90ª largada em Le Mans, estará ausente devido a compromissos na Fórmula E. Brendon Hartley e Ryo Hirakawa assumem sozinhos a responsabilidade da segunda máquina.


O retrospecto em solo brasileiro alimenta o otimismo da Toyota. Em quatro participações anteriores nas 6 Horas de São Paulo, a equipe acumulou duas pole positions, duas vitórias e três pódios - números que contrastam com o momento atual da temporada.


"Toda a equipe está ansiosa para correr novamente, especialmente no Brasil. O apoio que recebemos dos nossos colegas da Toyota do Brasil é fantástico e a atmosfera no circuito é realmente especial", revela Kamui Kobayashi, que acumula as funções de diretor da equipe e piloto do carro # 7. Ele reconhece as dificuldades enfrentadas: "Não conseguimos o resultado que queríamos em Le Mans, o que torna a vitória quase impossível no Campeonato Mundial, mas nunca desistimos e queremos lutar pela vitória em todas as corridas. Sabemos que será um desafio, pois nossos rivais têm demonstrado um ótimo desempenho nesta temporada, mas estamos todos trabalhando muito duro para isso."


Mike Conway, companheiro de Kobayashi no # 7, demonstra confiança para a etapa brasileira: "É bom estar de volta ao carro logo depois de Le Mans. Tivemos tempo para descansar e nos recompor, então estamos prontos para correr novamente. Estou ansioso para correr no Brasil novamente, porque é um país verdadeiramente automobilístico e os fãs são simplesmente incríveis. O circuito em si também é especial, com toda essa história, então é um lugar que sempre gosto de visitar. Tivemos ótimos resultados lá no passado e vamos nos esforçar muito para subir ao pódio novamente."


Para Nyck de Vries, terceiro integrante da formação # 7, a experiência inaugural em Interlagos deixou marcas positivas: "Ano passado foi minha primeira vez correndo em Interlagos e foi uma experiência incrível. Além do apoio incrível dos fãs brasileiros, o circuito é muito específico e com baixa aderência, então é um desafio encontrar a configuração certa. Também é uma volta relativamente curta, então pode ser bem agitado quando estamos lutando para abrir caminho no trânsito. Deve ser uma corrida emocionante e estou ansioso por ela."


No carro # 8, Brendon Hartley enfatiza a importância da corrida brasileira: "No ano passado, tivemos uma corrida forte com ambos os carros, o que nos dá confiança para o fim de semana. Interlagos é um dos destaques da nossa temporada porque temos um enorme apoio da Toyota do Brasil, os fãs no circuito são incríveis e a atmosfera é realmente especial. Obviamente, depois de Le Mans, todos nós queremos um resultado forte para começar a segunda metade da temporada com um resultado positivo. Sentiremos falta do Séb, é claro, mas não há problema em disputar uma corrida de seis horas com dois pilotos."


Seu companheiro Ryo Hirakawa carrega lembranças especiais da temporada anterior: "Gostei muito da minha primeira corrida no Brasil no ano passado. Foi a primeira vitória da temporada para o carro #8 e um resultado importante para o Campeonato Mundial. Vai ser um desafio repetir esse resultado este ano, mas toda a equipe está lutando muito para nos colocar de volta no pódio. Com apenas Brendon e eu no carro #8, isso significa que ambos teremos mais tempo de pista do que o normal, mas sentiremos falta do Séb na nossa equipe. Nosso espírito de equipe é muito forte e estamos todos determinados a nos recuperar depois de Le Mans."


A programação do fim de semana segue o formato tradicional: duas sessões de treinos livres de 90 minutos na sexta-feira, seguidas por uma sessão final de uma hora no sábado pela manhã. A definição do grid acontece através do sistema de classificação e Hyperpole, com início às 15h25 para os Hypercars. A largada está marcada para as 11h30 de domingo, 13 de julho.


O circuito anti-horário, batizado oficialmente em homenagem ao saudoso José Carlos Pace - ex-piloto de Le Mans e Fórmula 1 nascido em São Paulo -, representa o coração do automobilismo brasileiro e recebe o WEC desde o retorno da categoria em 2012.


Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico

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