top of page

NASCAR Brasil Series: Tarumã Recebe Quarta Etapa com Grid Invertido em Junho

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 10 de jun.
  • 2 min de leitura
  3ª Etapa da Nascar Brasil em Interlagos, 2025 (Carlos Rossi / Red Line Motor Sport)  Autódromo gaúcho será palco de disputas estratégicas com 75 pontos em jogo na temporada 2025    A temporada 2025 da NASCAR Brasil Series se aproxima de mais um momento decisivo. Entre 13 e 15 de junho, o Autódromo Internacional de Tarumã, situado em Viamão na região metropolitana de Porto Alegre, receberá a quarta rodada do campeonato. O evento promete intensidade especial por adotar o formato de Inverse Race, que segundo o organizador Thiago Marques é aguardado pelos competidores "tanto pela emoção quanto pela estratégia".    A disputa reunirá 26 pilotos distribuídos entre quatro equipes - Full Time, MX Vogel, Team RC e RMattheis - em uma etapa que oferece 75 pontos. Esta rodada representa importância dupla no calendário: vale simultaneamente como quarta das seis etapas do Campeonato Brasileiro e integra o Overall, competição que abrange as nove etapas totais da temporada.    O regulamento especial desta etapa estabelece particularidades no processo classificatório, que iniciará às 11h40. A sessão seguirá ordem inversa baseada no segundo treino oficial, organizando os participantes em grupos de três ou quatro carros. Após completarem duas voltas lançadas, os pilotos se classificam para a primeira corrida, com pontuação idêntica ao sistema das provas: primeiro lugar recebe 25 pontos, segundo lugar 20 pontos, terceiro 16 pontos, quarto 14 pontos, e assim sucessivamente até o décimo segundo colocado que ganha 1 ponto.    O sistema de grid invertido funciona da seguinte maneira na primeira prova: as posições de 7ª a 24ª do treino classificatório mantêm suas colocações, enquanto os seis melhores do Q1 têm posições invertidas. Desta forma, o primeiro colocado largará em sexto, o segundo em quinto, o terceiro em quarto, o quarto em terceiro, o quinto em segundo e o sexto colocado ganhará a pole position.    Para a segunda corrida, o procedimento se repete com base no resultado da primeira prova, invertendo novamente as seis primeiras posições.    A categoria conta com apoio da Petrobras, Karter, Pirelli e Frum como patrocinadores principais, além dos fornecedores oficiais Militec1, Servitec, Nano4you, Tecpads, Sparco, Zanoello e Graxa. As montadoras Chevrolet e Ford completam o conjunto de parceiros da competição.    Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport  Jornalista | Repórter Fotográfico    *Sugestão de pauta: SIGCom
3ª Etapa da Nascar Brasil em Interlagos, 2025 (Carlos Rossi / Red Line Motor Sport)

Autódromo gaúcho será palco de disputas estratégicas com 75 pontos em jogo na temporada 2025


A temporada 2025 da NASCAR Brasil Series se aproxima de mais um momento decisivo. Entre 13 e 15 de junho, o Autódromo Internacional de Tarumã, situado em Viamão na região metropolitana de Porto Alegre, receberá a quarta rodada do campeonato. O evento promete intensidade especial por adotar o formato de Inverse Race, que segundo o organizador Thiago Marques é aguardado pelos competidores "tanto pela emoção quanto pela estratégia".


A disputa reunirá 26 pilotos distribuídos entre quatro equipes - Full Time, MX Vogel, Team RC e RMattheis - em uma etapa que oferece 75 pontos. Esta rodada representa importância dupla no calendário: vale simultaneamente como quarta das seis etapas do Campeonato Brasileiro e integra o Overall, competição que abrange as nove etapas totais da temporada.


O regulamento especial desta etapa estabelece particularidades no processo classificatório, que iniciará às 11h40. A sessão seguirá ordem inversa baseada no segundo treino oficial, organizando os participantes em grupos de três ou quatro carros. Após completarem duas voltas lançadas, os pilotos se classificam para a primeira corrida, com pontuação idêntica ao sistema das provas: primeiro lugar recebe 25 pontos, segundo lugar 20 pontos, terceiro 16 pontos, quarto 14 pontos, e assim sucessivamente até o décimo segundo colocado que ganha 1 ponto.


O sistema de grid invertido funciona da seguinte maneira na primeira prova: as posições de 7ª a 24ª do treino classificatório mantêm suas colocações, enquanto os seis melhores do Q1 têm posições invertidas. Desta forma, o primeiro colocado largará em sexto, o segundo em quinto, o terceiro em quarto, o quarto em terceiro, o quinto em segundo e o sexto colocado ganhará a pole position.


Para a segunda corrida, o procedimento se repete com base no resultado da primeira prova, invertendo novamente as seis primeiras posições.


A categoria conta com apoio da Petrobras, Karter, Pirelli e Frum como patrocinadores principais, além dos fornecedores oficiais Militec1, Servitec, Nano4you, Tecpads, Sparco, Zanoello e Graxa. As montadoras Chevrolet e Ford completam o conjunto de parceiros da competição.


Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico


*Sugestão de pauta: SIGCom

Comentários


bottom of page