top of page

Interlagos redefine NASCAR Brasil Series com novo líder e empate na Challenge

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 6 de jun.
  • 3 min de leitura
    Rubens Barrichello venceu as duas corridas da Nascar Brasil em Interlagos (Carlos Rossi / Red Line Motor Sport)
Rubens Barrichello venceu as duas corridas da Nascar Brasil em Interlagos (Carlos Rossi / Red Line Motor Sport)

Barrichello assume ponta da classificação geral enquanto Ibiapina e Tozzo dividem liderança da categoria


A etapa de Interlagos da NASCAR Brasil Series, disputada entre os dias 16 e 18 de maio, redefiniu completamente o cenário do campeonato. O fim de semana no Autódromo Paulista trouxe mudanças significativas na classificação geral e coroou novos protagonistas na briga pelo título.


Rubens Barrichello emergiu como o grande destaque da rodada tripla, conquistando duas vitórias categóricas que o subiram ao topo da tabela de pontuação. Na categoria Challenge, a disputa ganhou contornos ainda mais dramáticos, com Alfredo Ibiapina e Felipe Tozzo empatados na liderança, demonstrando o equilíbrio competitivo da divisão.


O piloto do Ford # 91 da equipe Full Time demonstrou toda sua experiência nas pistas de Interlagos. Com largadas precisas e gerenciamento impecável de corrida, Barrichello dominou ambas as provas do final de semana. A performance excepcional permitiu que saltasse da quarta colocação para a liderança absoluta, acumulando 94 pontos e abrindo 19 de vantagem sobre o segundo colocado.


"Gostei muito de guiar o carro da NASCAR Brasil e Interlagos foi uma dádiva, porque há muito tempo que eu não ganhava uma corrida em Interlagos e ganhava duas, então... Tudo encaixou muito direitinho e eu tenho uma gratidão enorme. A classificação atual no campeonato é um resultado de uma série de fatores", declarou o veterano, que não participará da próxima etapa em Tarumã devido aos compromissos assumidos anteriormente à sua entrada no campeonato.


Thiago Camilo, companheiro de equipe de Barrichello no Full Time, também colheu os frutos de um fim de semana sólido. O piloto do Ford # 21 subiu do oitavo para o segundo lugar na classificação, somando 75 pontos. "Não tem nada sendo construído sozinho. Ainda estamos passando por alguns processos de adaptação entre equipe e piloto, mas o trabalho de ambos tem dado certo", analisou o paulistano.


A rodada paulista provocou uma verdadeira revolução na tabela de classificação. Barrichello registrou o maior salto individual com 52 pontos conquistados, seguido por Camilo com 45 pontos adicionais e Victor Andrade, que somou 22 pontos. O pódio atual apresenta Barrichello com 94 pontos, Camilo com 75 e Vitor Genz com 68, estabelecendo uma diferença de 26 pontos entre o líder e o terceiro colocado.


Na divisão Challenge, a batalha pela liderança alcançou um nível de igualdade extraordinário. Alfredinho Ibiapina e Felipe Tozzo protagonizam um empate técnico com 94 pontos cada, sendo que Ibiapina mantém a primeira posição pelos critérios de desempate.


"A adaptação foi tranquila e me encontrei muito no carro. A maior dificuldade foi engolir a última etapa em Interlagos. Foi muito rápido, mas tive problema na sonda duas vezes. Mesmo assim consegui garantir a liderança. Agora, é manter o foco e ampliar essa vantagem", avaliou Ibiapina, que aos 17 anos se destaca como um dos mais jovens competidores do grid.


O jovem curitibano mantém os pés no chão apesar da liderança. “Temos de manter o pé no chão. Foram apenas três etapas, ainda restam seis”, ponderou.


Felipe Tozzo, representante da Team RC, aposta na consistência como estratégia para manter-se na disputa pelo título. “O que me trouxe a esta posição do campeonato acredito que foi a maneira de como eu entrar na pista esse ano. Focado em pontuar e terminar corridas, evitando acidentes”, explicou o catarinense. "Não dá para ficar tranquilo nessa posição. O campeonato é muito longo ainda. Os concorrentes estão muito próximos", complementou.


Jorge Martelli, que chegou à etapa como líder do Challenge, agora ocupa a terceira posição com 86 pontos. Gabryel Romano se destacou como o piloto com maior evolução na etapa, subindo três posições e acrescentando 41 pontos à sua pontuação anterior. Mesmo com a queda, Martelli permanece como forte candidato ao título.


O circuito de Tarumã, em Viamão (RS), receberá a quarta etapa do campeonato entre 13 e 15 de junho. Após o equilíbrio que marcou o início da temporada e as reviravoltas de Interlagos, a NASCAR Brasil Series promete uma sequência ainda mais acirrada e estratégica. Com o alto padrão técnico demonstrado por pilotos e equipes, a disputa pelo título de 2024 está apenas começando a esquentar.


A NASCAR Brasil Series conta com o suporte da Petrobras, Karter, Pirelli, Frum e dos fornecedores oficiais Militec1, Servitec, Nano4you, Tecpads, Sparco, Zanoello e Graxa. As montadas Chevrolet e Ford completaram a grade da categoria.


Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico *Sugestão de pauta: SIGCom


Comentários


bottom of page