Max Verstappen vence Sprint caótica no Texas; McLaren perde ambos os carros ainda na Curva 1
- Carlos Rossi | Kabé
- 18 de out.
- 4 min de leitura

A partir da pole, Max Verstappen controlou uma Sprint marcada por choques, dois períodos de Safety Car e a eliminação dos dois carros da McLaren já na primeira curva, para cruzar em primeiro no Circuito das Américas e ampliar sua sequência na modalidade curta.
A sessão curta começou com promessa — e virou confusão. Após uma hora de treinos pela manhã, a sequência de SQ1 a SQ3 definiu o grid: Verstappen levou a pole na SQ3, enquanto Lando Norris e Oscar Piastri ficaram com a segunda e a terceira posições; Nico Hulkenberg garantiu a quarta colocação no qualifying da Sprint. Com os cobertores de pneus retirados antes da formação de largada, ficou claro que todos os 20 competidores partiriam com o composto médio para as 19 voltas (formato de 100 km) que distribuíam pontos aos oito primeiros — de oito a um.
Quando as luzes se apagaram, Verstappen saiu limpo e manteve a liderança sem drama. Atrás, na Curva 1, a confusão se configurou em segundos: Hulkenberg acertou Piastri, que foi lançado contra o carro do companheiro Norris — ambos fora de combate praticamente na saída da primeira volta. Fernando Alonso também sofreu com a sequência de toques e abandonou, enquanto destroços espalhados pela pista levaram a direção de prova a neutralizar a Sprint com o primeiro Safety Car. Hulkenberg descreveu o incidente como um “sanduíche enorme” e, embora tenha conseguido seguir, voltou aos boxes e caiu para P15 após a visita às equipes.
Com a relargada, Verstappen voltou a impor o ritmo, tendo George Russell logo atrás e Carlos Sainz, da Williams, em terceiro. Enquanto isso, Sainz, Leclerc e Hamilton protagonizavam intensa disputa de posições no pelotão da frente, com Hamilton superando Leclerc para assumir o quarto posto e Sainz mantendo-se na ponta do pódio, mostrando consistência da Ferrari em meio ao caos da corrida. Alex Albon (Williams), Yuki Tsunoda (Red Bull) e Ollie Bearman (Haas) formavam a sequência imediata. Tsunoda ainda resistiu a um contato envolvendo a asa dianteira de Hulkenberg na pista — um instante que chamou atenção à agressividade do pelotão.
Na volta 8, Russell aproximou-se o bastante para forçar uma tentativa de ultrapassagem na Curva 12. Os dois saíram da pista na manobra, com Verstappen voltando à frente do rival. Pelo rádio, o líder questionou a cena: “O que foi isso?”. O registro do episódio foi feito pelos comissários, que optaram por não abrir investigação adicional. Russell recebeu, durante a corrida, alertas de sua equipe sobre duas infrações na Curva 12 relativas aos limites da pista.
A disputa pela oitava posição, a última a somar pontos na Sprint, aqueceu: Bearman e o estreante Kimi Antonelli trocaram ataques e foram notados por ganharem vantagem fora dos limites em alguns momentos — comportamento que estaria no foco dos fiscais. Enquanto isso, Hulkenberg seguia perdendo ritmo na parte posterior do pelotão após a parada.
O enredo ganhou novo capítulo na volta 16: Lance Stroll tentou uma manobra sobre Esteban Ocon na Curva 1, travou os pneus e acabou colidindo com a Haas, o que eliminou ambos. O canadense pareceu erguer a mão em sinal de pedido de desculpas, mas o estrago foi suficiente para provocar um segundo Safety Car e para que o incidente fosse colocado sob investigação após o fim do Sprint.
Com a sinalização de pista ainda ativa, a bandeirada final veio sob Safety Car: Verstappen recebeu a quadriculada e anotou sua 13ª vitória em Sprints, além da 10ª pole na modalidade. Russell foi o segundo colocado, enquanto Sainz completou o pódio. Hamilton e Leclerc seguiram na disputa intensa pela quarta e quinta posições, mantendo a Ferrari visível na frente e garantindo pontos importantes, apesar do caos da corrida. Albon e Tsunoda completaram a sequência.
Ollie Bearman cruzou em oitavo, mas uma punição de dez segundos aplicada por sua conduta contra Antonelli relegou o piloto da Haas ao fim da classificação, promovendo Kimi Antonelli à oitava posição — o último ponto disponível na Sprint. Liam Lawson (Racing Bulls) e Pierre Gasly (Alpine) ficaram com o nono e o décimo lugares, fechando o top 10.
Abaixo, a ordem final tal como registrada após as sanções:
Max Verstappen (Red Bull)
George Russell (Mercedes)
Carlos Sainz (Williams)
Lewis Hamilton (Ferrari)
Charles Leclerc (Ferrari)
Alex Albon (Williams)
Yuki Tsunoda (Red Bull)
Kimi Antonelli (Mercedes) — promovido após penalidade a Bearman
Liam Lawson (Racing Bulls)
Pierre Gasly (Alpine)
Gabriel Bortoleto (Kick Sauber)
Isack Hadjar (Racing Bulls)
Nico Hulkenberg (Kick Sauber)
Franco Colapinto (Alpine)
Ollie Bearman (Haas) — rebaixado pela penalidade de 10s
Um total de cinco carros não completou a prova — um quarto do grid: Lando Norris, Oscar Piastri e Fernando Alonso saíram na primeira volta, e Esteban Ocon e Lance Stroll abandonaram após a colisão posterior. Hulkenberg, que veio do centro do incidente inicial, chegou a perder ritmo e posições ao longo da prova; Colapinto e Stroll também realizaram paradas precoces após a abertura turbulenta da corrida.
No fim, Verstappen saiu de Austin com mais um triunfo incontestável numa Sprint que misturou velocidade e aleatoriedade: dominou a pole, resistiu às investidas e navegou por duas neutralizações que redesenharam o resultado final — enquanto a Ferrari, com Hamilton, Leclerc e Sainz, se manteve competitiva, garantindo presença constante na disputa pelos pontos e mostrando consistência. Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motorsport
Jornalista e Repórter Fotográfico




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