Fórmula 1600 muda de cara: Aerofólios e novos pneus estreiam na 7ª Etapa no Velocitta
- Carlos Rossi | Kabé
- 21 de ago.
- 3 min de leitura

Transformação visual e técnica marca etapa de estreia dos componentes aerodinâmicos no interior paulista
Uma reviravolta técnica aguarda a Fórmula 1600 para sua 7ª etapa da temporada 2025, programada para acontecer entre 30 e 31 de agosto no desafiador Autódromo Velocitta, localizado em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. Dois importantes adendos regulamentares sancionados em julho redefiniram completamente o perfil da categoria: enquanto o Adendo nº 1 revolucionou o conceito aerodinâmico ao liberar aerofólios que antes eram terminantemente proibidos, o Adendo nº 2 promoveu a mudança dos compostos, substituindo os pneus ZESTINO pelos ITARO modelo SUZUKA semi-slick, transformações que elevam significativamente o patamar técnico e prometem intensificar o espetáculo nas pistas paulistas.
O regulamento que vigora desde o início da temporada estabelecia uma postura rígida quanto aos dispositivos aerodinâmicos, sendo taxativo no item 5.1 ao determinar: "Não é permitido aerofólios traseiros e dianteiros, com ou sem função aerodinâmica". Essa realidade, contudo, sofreu uma metamorfose radical.
A publicação do Adendo nº 1, datado de 08 de julho do corrente ano, promoveu uma reformulação substancial do regulamento, incorporando tanto especificações para o aerofólio traseiro (contemplado no item 5.1) quanto para o dianteiro (novo item 5.2), alterações que redefinirão por completo a dinâmica das disputas em pista.
As novas diretrizes regulamentares estabelecem claramente a possibilidade de utilização de aerofólio traseiro confeccionado em fibra de vidro, complementado por suportes fabricados em alumínio, além do aerofólio dianteiro, igualmente produzido em fibra de vidro. A uniformização é garantida pela exigência de que todos os componentes sigam rigorosamente o padrão F-1600 e sejam obrigatoriamente adquiridos através de fornecedores únicos previamente homologados pela Comissão Técnica.

A disponibilização desses elementos aerodinâmicos representa uma significativa ampliação no arsenal técnico das equipes, oferecendo uma nova dimensão de setup para aprimoramento da performance dos monopostos. O acréscimo de carga aerodinâmica possibilita superior aderência nas passagens de alta velocidade, vantagem particularmente relevante considerando as características técnicas do traçado do Velocitta, palco da estreia dessas inovações.
A rodada dupla que será disputada no complexo mogiguaçuense representará um marco histórico para os espectadores da categoria. Pela primeira vez, o público terá a oportunidade de apreciar de perto as novas asas dianteiras de configuração de aleta dupla e os aerofólios traseiros integrando a silhueta dos carros da F-1600, presenciando as tradicionais e eletrizantes disputas roda a roda que caracterizam a categoria, agora potencializadas pela evolução técnica sem comprometer a histórica equidade competitiva.
O rigoroso controle de qualidade e padronização será assegurado através de marcas em alto relevo impressas em todas as peças, elementos essenciais para o controle de conformidade e segurança, que devem ser meticulosamente preservadas seguindo as orientações específicas dos fornecedores. A estratégia de fornecedor único mantém a essência da categoria, garantindo que a competitividade permaneça fundamentada exclusivamente no talento dos pilotos e na expertise estratégica das equipes.
Com vigência imediata a partir da data de sua publicação oficial e aplicação efetiva desde a etapa agostina no Velocitta, a competição em solo mogiguaçuense tem potencial para eternizar-se como o marco inaugural desta nova era da Fórmula 1600.
Os entusiastas da categoria terão a oportunidade de acompanhar essa evolução técnica, com expectativas elevadas para um espetáculo ainda mais grandioso nas disputas que envolvem altas velocidades no Velocitta.
As transformações regulamentares não se limitam aos aspectos aerodinâmicos. O Adendo nº 2, promulgado em 29 de julho deste ano, determinou a substituição integral dos pneumáticos, saindo os ZESTINO modelo GREDGE 07R semi-slick para dar lugar aos da fabricante ITARO, modelo SUZUKA semi-slick.
A Fórmula 1600 tem o apoio de ABTEC Engenharia, Forza Sport, ZEUS TI Consulting e Lindoya Brasil.
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
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