top of page

Disputa Acirrada Define Início da Temporada 2025 da GP600 no Motovelocidade Brasileiro

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 27 de jun.
  • 3 min de leitura
Alex Oliveira é o líder da GP600 (Carlos Rossi / Red Line Motor Sport)
Alex Oliveira é o líder da GP600 (Carlos Rossi / Red Line Motor Sport)

Apenas 10 pontos separam os quatro primeiros com cinco etapas restantes e 135 pontos ainda em jogo


O equilíbrio técnico e competitivo marca o arranque da temporada 2025 da categoria GP600 no MOTO1000GP. Após um terço do calendário cumprido, a diferença entre os quatro primeiros colocados não ultrapassa uma dezena de pontos, configurando um cenário de absoluta incerteza para as cinco provas que ainda restam disputar. Com 135 pontos ainda disponíveis, três fabricantes distintas - Kawasaki, Yamaha e Triumph - encontram-se representadas no pelotão da frente, evidenciando a paridade técnica que caracteriza esta edição do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.


Alex Oliveira comanda a classificação geral pilotando uma Kawasaki da equipe Pioneiro Motonil Motors. A estratégia da consistência tem sido a chave do seu sucesso, uma vez que ainda não conquistou nenhuma vitória. Suas performances incluem duas segundas posições em Cascavel e Curvelo, além de um quarto lugar em Interlagos, resultados que lhe garantiram a liderança provisória.


"O grid está muito disputado e com um nível muito alto, mas creio que sempre me manter entre os três primeiros acaba trazendo essa regularidade e me mantém na liderança do campeonato. Mesmo assim, eu e a equipe Pioneiro Motonil Motors vamos trabalhar muito para buscar a vitória e o título", declarou o líder do campeonato.

A segunda colocação pertence a Humberto Maier, cujo calendário duplo entre o MOTO1000GP e o Mundial de Supersport 300 não impediu que se mantivesse na briga pelo título nacional. O piloto da M78 Academy conquistou duas vitórias - em Cascavel e Interlagos - mas esteve ausente da prova de Curvelo devido aos seus compromissos internacionais. Sua vaga no mundial foi obtida através da participação na Yamalube R3 BLU CRU LA Talent, programa de desenvolvimento da Yamaha Racing Brasil.


João Fascineli ocupa a terceira posição e traz na bagagem a experiência de ter sido vice-campeão da GP600 em 2024. Sua única vitória na temporada aconteceu em Curvelo, contrastando com resultados mais modestos nas outras duas etapas - quinto em Cascavel e sétimo em Interlagos.


"Este ano a GP600 está muito disputada, com muitos pilotos novos e outros com experiência em Mundiais, como o Humberto e o Kevin. O grid evoluiu muito, tanto em relação aos pilotos quanto ao nível da categoria. Tive alguns problemas, como na primeira etapa com o câmbio. Na segunda etapa consegui vencer, e nesta terceira também tive um problema. Minha expectativa para o meio da temporada é alta. Acredito que a disputa será intensa daqui para frente. Vou focar e fazer o meu melhor para conquistar o título este ano", analisou o representante da Fascineli Racing.

Completando o quarteto da frente está Ricieri Luvizotto, que protagoniza um dos retornos mais significativos da temporada. Após uma década afastado das competições - seu último ano havia sido 2014 na GP1000 - ele voltou às pistas com uma Triumph Street Triple 765 RS, marca que estreia na categoria GP600. Pela equipe Luvizotto Racing Team Bcr, alcançou um quarto lugar na abertura do campeonato e dois pódios consecutivos nas etapas seguintes.


"Estava há dez anos sem competir, meu último ano foi na GP1000 em 2014. Estou voltando agora na GP600 com uma moto nova, a Triumph Street Triple 765 RS. Venho me adaptando muito bem. Acho que somar pontos nesta primeira parte do campeonato tem sido importante. Estou pensando com calma, focando no desenvolvimento da moto para, nas próximas etapas, brigar mais forte pela ponta e, se Deus quiser, conquistar minha primeira vitória", expressou o piloto que desenvolve um projeto inédito na categoria.

O MOTO1000GP mantém todos os padrões de segurança estabelecidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo e pela Federação Internacional de Motociclismo. O patrocínio conta com marcas como Yamaha, Triumph, Motul, Pirelli, BMW Motorrad, Suhai Seguradora e Ducati, enquanto Revista Duas Rodas e Motorsport.com prestam apoio ao evento. A cobertura televisiva abrange o YouTube oficial do campeonato, BandSports nacionalmente, além de transmissão para sete países via New Brasil e Canal RACER Brasil, ambos do Grupo Bandeirantes de Comunicação.


Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico


*Sugestão de Pauta: Grelak Comunicação

Comentários


bottom of page