top of page

Com estratégia e raça, Alexandre Bastos e Eduardo Berlanda vencem etapa Endurance de Cascavel

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • há 11 minutos
  • 5 min de leitura
Com estratégia e raça, Alexandre Bastos e Eduardo Berlanda vencem etapa Endurance de Cascavel
Xande Bastos e Dudu Berlanda festejam triunfo ao lado de Juninho Berlanda (Marcelo Machado de Melo/Vicar)

Equipe Roger Racing viveu um fim de semana perfeito para a segunda etapa da temporada com pole position e vitória. Destaque para Augusto Sangalli e Bernardo Cardoso: a dupla saiu do último lugar para terminar em segundo


A primeira etapa Endurance da temporada 2025 da Turismo Nacional teve vitória de Alexandre Bastos e Eduardo Berlanda. Em prova iniciada pela manhã e finalizada no início da tarde deste sábado (24) no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR), a dupla de pilotos catarinenses protagonizou a maior parte das ações ao longo de pouco mais de três horas de prova para triunfar na primeira corrida de longa duração na categoria dos carros mais vendidos do Brasil neste ano. O conjunto mostrou muita performance, ritmo e ainda contou com o trabalho preciso da equipe Roger Racing nas paradas obrigatórias nos boxes para começar a Copa Endurance na frente a bordo do Toyota Yaris preparado pelo time baseado em Itajaí (SC) e liderado por Leonardo Nascimento.


A conclusão da primeira prova Endurance da temporada foi também uma verdadeira jornada de resistência para o novo pacote técnico entregue aos pilotos e equipes da Turismo Nacional. Os carros da categoria passam a contar, a partir de 2025, com novos câmbios Sadev de competição e pneus fornecidos pela Hankook. O conjunto entregou estabilidade, maior velocidade, confiabilidade e desempenho em Cascavel, circuito bastante exigente em razão das suas características únicas.


Dos 36 carros inscritos para a etapa, 34 largaram nesta manhã. 34 também foi a posição de início da dupla formada por Augusto Sangalli e o convidado Bernardo Cardoso em razão de problemas enfrentados na classificação da última sexta-feira. Com dois grandes talentos, a tripulação encaixou forte ritmo de corrida e escalou o pelotão com enorme propriedade para terminar com um segundo lugar com sabor de vitória. O Chevrolet New Onix Sedan #88 da Pein Competições finalizou a apenas 17s749 para os vencedores, diferença bastante residual levando em conta uma prova de longa duração.


A terceira colocação em Cascavel ficou com os experientes Alberto Cattucci e seu convidado, o maior vencedor e campeão da Turismo Nacional, Juninho Berlanda, hoje na Stock Light. O duo chegou a liderar muitas voltas de prova, sobretudo entre as janelas de pit-stop, e concluiu a prova no top-3 com o Chevrolet New Onix preparado pela CAR Racing após ter largado da quarta posição. Outra tripulação que conseguiu aliar estratégia e performance para finalizar entre os primeiros foi Murilo Fiore e Bruno Massa.


Tricampeão brasileiro de kart, o titular da GS Sports correu em conjunto com Bruno Massa, talento nos carros de tração dianteira, e se notabilizou por estar na maior parte da prova entre os primeiros colocados para concluir a disputa no quarto lugar, enquanto o último degrau do pódio ficou reservado aos promissores Vasco Pedro, luso-brasileiro que em 2025 faz sua estreia na Turismo Nacional, e o convidado Enzo Falquete, que é uma das caras novas no grid da Stock Light em 2025, também com a CAR Racing.


Com pouco mais de três horas, a corrida foi marcada pela estratégia, sobretudo durante as paradas obrigatórias para definir os stints. Cada pit-stop mandatório teria de ter duração de 5 minutos, de modo que qualquer segundo a mais no trabalho de boxes fez a diferença no resultado.


Foi uma prova também de muitas batalhas emocionantes por posição e também de incidentes, sobretudo nos primeiros noventa minutos de ação em Cascavel. No fim das contas, prevaleceu o melhor desempenho da dupla formada por Xande Bastos e Dudu Berlanda, irmão de Juninho, que ajudou a levar o Yaris a cruzar a linha de chegada na primeira colocação na tarde deste sábado.



Resistência e glória — De volta à Turismo Nacional nesta temporada, o catarinense Alexandre Bastos, de 23 anos, descreveu como trilhou o caminho até escalar o topo do pódio em Cascavel. “Foram três horas, muita coisa envolvida, muita estratégia. Mas monitoramos o pessoal que vinha atrás e foi concentrar, focar, fazer as voltas rápidas e observar quem estava nos seguindo”.


Dudu Berlanda exaltou a chance de triunfar com a marca conduzida pelo irmão a várias vitórias e títulos na TN. “Estou muito feliz! E vencer com o Toyota, uma marca pela qual somos apaixonados, é gratificante. Quero agradecer ao Xande por ter me convidado e agradecer à Roger Racing pelo trabalho, foi excepcional”, destacou.


Jovem de apenas 18 anos, o paulistano Augusto Sangalli vibrou com a reação para sair com um segundo lugar com significado ainda maior. “Não tenho palavras. Foi uma corrida de recuperação, buscamos, tínhamos ritmo para ir pra frente e até para vencer. Mas o P2 foi o que deu e só posso agradecer. O Bernardo teve um ritmo muito forte. Foi tudo muito bom”, comemorou.


E da mesma forma que Sangalli exaltou Bernardo, o gaúcho retribuiu os elogios ao companheiro de equipe. “Sabíamos que tínhamos um ritmo muito bom, mas seria muito difícil. Mas contamos com o desempenho e com a sorte, também. O Sangalli fez um primeiro e segundo stints muito bom, e o time me deu condições e pneus para seguirmos avançando. Ele está muito rápido, vai brigar pelo título e merece estar onde está”.


Convidado ilustre — Nome de muita tradição na Turismo Nacional, Jairo Andrade trouxe Nicolas Costa para formar dupla a bordo do Chevrolet New Onix da Baguá Racing em Cascavel. Vindo de uma temporada correndo no Mundial de Endurance (FIA WEC) como piloto da McLaren e da United Autosports, o carioca de 33 anos vibrou com a chance de poder vivenciar uma nova experiência e conhecer a Turismo Nacional. A dupla não completou a prova deste sábado.


“Fiquei muito feliz por estar aqui e por ter sido tão bem recebido. Foi um grande desafio, com um estilo de pilotagem completamente diferente ao qual estava habituado. Foi tudo novo para mim, em uma pista muito difícil e desafiadora”, disse.


“Fizemos uma corrida divertida, embora nossa jornada tivesse sido curta. Mas foi uma grande experiência, pilotar um carro de tração dianteira é divertido e bem diferente. Ando de tração traseira há 20 anos, então tive de reaprender tudo. Foi muito bacana conhecer a Turismo Nacional, com um grid muito forte, 36 carros, com a nata da tração dianteira no Brasil. Só posso agradecer ao Jairo e à Baguá Racing pelo convite”, concluiu.



Definição da pole Sprint — O fim de semana da Turismo Nacional em Cascavel ainda não acabou. Horas depois, os pilotos da categoria voltaram a acelerar no traçado de 3.058 metros para definir o grid de largada da primeira prova de ‘tiro curto’ do fim de semana, em reposição a corridas que estavam programadas para a etapa de Interlagos, no início do mês.


E para coroar a grande forma no fim de semana, Alexandre Bastos marcou também a pole position para a primeira corrida sprint deste domingo. Com seu melhor tempo em 1min13s563, o catarinense superou João Cardoso — vencedor das duas provas em Interlagos na categoria A — por apenas 0s083. Murilo Fiore foi o terceiro, seguido por Augusto Sangalli, que também comprovou a bela fase para marcar a pole position na B. Eduardo Fuentes, recuperado do susto durante a prova, obteve o quinto lugar no grid.


O cronograma do fim de semana da categoria dos carros mais vendidos do Brasil será concluído no domingo com duas provas em sequência, a partir de 10h15. Já a BRB Stock Car parte para a disputa da corrida principal da etapa de Cascavel pouco mais tarde, às 14h10.


A Turismo Nacional tem transmissão ao vivo por meio do canal por assinatura BandSports e também no próprio canal da categoria no YouTube.



Rodolpho Siqueira / Fernando Silva



Comments


bottom of page