Premiações e incentivos atraem novatos promissores à Turismo Nacional 2025
- Carlos Rossi | Kabé
- 2 de mai.
- 4 min de leitura

Entre campeões, vencedores de corrida e estreantes, temporada reunirá dez pilotos com idade igual ou inferior a 18 anos, em cenário que reflete renovação constante
temporada 2025 da Turismo Nacional está prestes a começar. A partir desta semana, 44 pilotos vão compor um grid lotado formado por 36 carros. Muitos destes competidores já construíram uma história respeitável no automobilismo brasileiro e mundial, como os experientes André Bragantini Jr., Wanderson Freitas, Pablo Alves, Alberto Cattucci, Maurizio Sandro Sala (novidade para o fim de semana em Interlagos), entre tantos outros. Mas a base vem forte para o campeonato deste ano e traz nada menos que dez nomes com idade abaixo dos 20 anos.
Um dos aspectos que reflete a renovação no grid da Turismo Nacional está nas premiações e incentivos oferecidos pelo Grupo Veloci, controlador da Vicar, para que os pilotos da nova geração possam expandir os horizontes da carreira. Desde o ano passado, a TN tornou-se o primeiro degrau da escala evolutiva construída pela promotora para colocar jovens talentos na trilha da a BRB Stock Car Pro Series.
Desta forma, o campeão Overall A da categoria dos carros mais vendidos do Brasil recebe incentivos para ascender ao grid da Stock Light, como acontece neste ano com Ernani Kuhn, ‘campeão de tudo’ na Turismo Nacional em 2024. Já o campeão da divisão de acesso receberá o equivalente a R$ 2,5 milhões em incentivos além de uma bolsa mensal para subir para a BRB Stock Car Pro em 2026.A partir deste ano, a Turismo Nacional será ainda mais atrativa para quem disputar todas as etapas e fizer o campeonato Overall — soma dos pontos obtidos nas etapas Sprint e Endurance. Enquanto o campeão geral na categoria A subirá para a Stock Light — desde que tenha idade inferior a 35 anos —, o vice-campeão terá a oportunidade de trilhar carreira internacional e receberá incentivos para disputar o TCR South America Banco BRB, categoria continental promovida pela Vicar, no ano que vem.
Tal iniciativa é refletida nas pistas com interesse crescente de jovens talentos pela Turismo Nacional. Um deles é o gaúcho João Cardoso, de somente 18 anos. No ano passado, o piloto foi um dos grandes nomes da TN e conquistou todos os títulos em jogo na categoria B: Overall e Sprint, além de ter sido campeão ao lado de Ernani Kuhn na Copa Endurance correndo pela equipe Auto Racing. Ao todo, foram 19 vitórias conquistadas e cinco poles no ano passado correndo na sua divisão.
Com a taça de campeão B, João Cardoso obrigatoriamente sobe para a categoria A para medir forças com os pilotos ‘faixa preta’ da Turismo Nacional. A bordo do Chevrolet New Onix #109, o jovem desponta como um dos candidatos ao título e, consequentemente, de uma vaga para estar na Stock Light no ano que vem.
Na trilha do sucesso — Além de João Cardoso, a Turismo Nacional reunirá em 2025 outros jovens para ficar de olho. Um deles é o paulista Augusto Sangalli. Vindo do kartismo, o piloto apresentou sólido crescimento em sua campanha de estreia no ano passado, venceu cinco vezes na categoria B, sendo uma delas na classificação geral. Campeão Rookie B Sprint e Overall, Sangalli acelera pela Pein Competições para ser um dos candidatos ao título na sua classe.
Quem também corre na Turismo Nacional depois de um ano de importante experiência na categoria é Victor Manzini. Paulista de 17 anos, tal qual Sangalli, o adolescente é um dos representantes da equipe chefiada pelo pai e referência no automobilismo, Roberto Manzini. Depois de ter sido vice-campeão Overall e terceiro no campeonato Sprint na classe Rookie B, Victor correrá em 2025 em busca de mais e terá uma grande inspiração no seu carro: o jovem vai disputar o campeonato com o numeral #17 em homenagem a Ingo Hoffmann.
A equipe Manzini terá outros dois grandes talentos no grid da TN em 2025: um deles é o caçula do grid, Pietro Nalesso, natural de Armação dos Búzios, cidade paradisíaca localizada no Estado do Rio de Janeiro, e que vai estrear no campeonato com apenas 15 anos, igualando o recorde do soteropolitano Celso Neto em 2021. Outro estreante no time de Roberto Manzini é o paulista Domenico Largura, de 18 anos, que formará dupla com Caio Cunha na competição nacional.
A GRacing Motorsport também traz uma combinação interessante entre pilotos jovens e mais experientes. O catarinense Gabriel Moura, de apenas 16 anos, será um dos pilares da nova geração da equipe gaúcha, tal qual o brasiliense Luiz Veras, de 17. Ambos vão estrear na Turismo Nacional a bordo de modelos Hyundai HB20.Depois do sucesso com Rafael Reis no ano passado, a CAR Racing ampliou sua operação na Turismo Nacional ao mesmo tempo em que se prepara para estrear na BRB Stock Car neste ano. O time baseado em São Paulo terá em seus quadros dois nomes muito promissores, ambos com 17 anos e que vão acelerar modelos Chevrolet New Onix: o paulistano Renzo Zambolini, que estreia direto na categoria A, enquanto o português radicado na capital paulista, Vasco Pedro, terá a chance de fazer sua temporada de estreia na TN depois de ter sentido o gostinho da categoria ao participar de uma etapa Endurance, em Interlagos, no fim do ano passado.
A escalação dos jovens talentos na Turismo Nacional 2025 é completada por Maria Luiza Bedin. Com 18 anos, a catarinense de Florianópolis faz nesta temporada sua transição para o automobilismo depois de ter sido segunda colocada na seletiva FIA Girls on Track de Kart (Graduados) e top-3 do Campeonato Catarinense da modalidade. Maria Luiza correrá em dupla com Bia Martins no Chevrolet New Onix #55 da GS Sports.
Programação e transmissão — Depois de treinos coletivos realizados na última quarta-feira, o cronograma da Turismo Nacional para a sequência da semana contempla mais dois treinos livres e sessão classificatória na sexta-feira, além de quatro corridas no sábado, sendo duas pela manhã e outras duas no período da tarde. O lendário traçado de 4.309 metros será palco de mais duas provas para fechar o cronograma no domingo.A Turismo Nacional tem transmissão oficial aovivo na emissora por assinatura BandSports e por meio do próprio canal da categoria no YouTube.
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva
Comments