BRB Stock Car tem dia cheio com dois treinos no Velocitta e Ricardo Maurício na frente
- Carlos Rossi | Kabé
- 26 de set.
- 4 min de leitura

Tricampeão registrou melhor volta da sexta-feira em Mogi Guaçu, que teve ainda o "rookie" Rafael Reis como o mais rápido da primeira sessão oficial da agenda
Cada vez mais desenvolvida, a nova geração de carros da BRB Stock Car Pro Series deu mais uma amostra da sua evolução nesta sexta-feira (26) que abriu o cronograma da sétima etapa da temporada 2025, representando o início da segunda metade do campeonato. Em dia cheio com um shakedown e dois treinos livres, o mais rápido foi Ricardo Maurício, a bordo do Chevrolet Tracker # 90 da Valda Cavaleiro Racing. A melhor volta registrada pelo tricampeão (2008, 2013 e 2020) foi em 1min28s759, melhor que o tempo da pole anotada em julho por Felipe Baptista: 1min28s778.As atividades tiveram início pela manhã com a sessão de shakedown, sessão utilizada por pilotos e equipes para aferir as condições do carro antes do início de fato dos trabalhos de pista. Nesta atividade, o mais rápido foi Cesar Ramos, com Toyota Corolla Cross da Ipiranga Racing. O gaúcho virou 1min30s244 e foi seguido na tabela de tempos pelo líder do campeonato, Felipe Fraga (Eurofarma RC) e Arthur Leist (Crown Racing).
O primeiro treino livre do dia foi realizado no início da tarde, quando a temperatura ambiente beirava os 26ºC. O grande nome da sessão foi o “rookie” Rafael Reis, que liderou a tabela de tempos com o Corolla Cross da CAR Racing Sterling. O paulista terminou a sessão com 1min28s933 como melhor tempo, 0s298 mais rápido que Cesar Ramos, enquanto Guilherme Salas foi o terceiro, 0s490 atrás do ponteiro.
Com o asfalto mais fresco no entardecer em Mogi Guaçu, foi natural que as melhores marcas aferidas no dia fossem no treino livre 2, liderado pelo tricampeão Ricardinho Maurício. Em treino que teve 17 pilotos andando no mesmo segundo, a diferença do Chevrolet Tracker # 90 para o segundo colocado, o Toyota Corolla Cross pilotado por João Paulo de Oliveira (Full Time Gazoo Racing), foi de meros 0s012. O terceiro colocado foi o vice-líder da temporada, Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC), a 0s065 de Maurício.
Thiago Camilo (Ipiranga Racing) foi o quarto ao aferir 1min29s009, seguido pelo tricampeão Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) e por Allam Khodair (Blau Motorsport). Pole position em julho, Felipe Baptista (CAR Racing KTF) terminou o dia em sexto, seguido por um dos vencedores daquela jornada, Enzo Elias (Scuderia Bandeiras). Rafa Reis completou mais uma atividade no top-10, em nono, e Gianluca Petecof (CAR Racing Sterling) concluiu a relação dos dez melhores colocados.
Antonella estreia — Foi uma sexta-feira especial por conta da estreia oficial de Antonella Bassani. A catarinense de 19 anos já havia pilotado o Toyota Corolla Cross # 72 durante treinos extras programados para quinta-feira, mas foi nesta sexta-feira que a “rookie” teve a oportunidade de medir forças com os demais concorrentes no grid.
Ao todo, Bassani completou 32 voltas e virou 1min29s864 na sua melhor passagem, no segundo treino livre, com tempo que lhe valeu a 18ª colocação na tabela de tempos entre 31 pilotos.
“Foi um dia super positivo e super legal. Consegui evoluir bem na pilotagem do carro”, ressaltou Antonella, que detalhou o processo de aprendizado em um carro que é “diferente de tudo” o que já guiou antes.
“Fizemos o shakedown, e no treino livre foi sobre ganhar mais confiança com o carro, o que faz a gente querer forçar mais, exigir mais dele. E aí acabei errando em uma volta, mas é do jogo. O treino livre 2 foi muito bom. Evoluímos ainda mais um pouquinho, trabalhamos bastante. Ainda tenho de encaixar os trechos para conseguir fazer uma volta legal. Mas o balanço do dia é super positivo com esse treino que concluímos hoje”, ressaltou Antonella, que aprovou o novo Stock Car.
“É um carro muito bom de pilotar. Curti muito. Não é fácil, mas é desafiador, sobretudo por conta do turbo, que acho que é um dos maiores desafios que tenho aqui neste fim de semana. Mas é muito prazeroso de guiar. Foi muito bom andar junto com os outros pilotos, do contrário nem teria ideia de como estaria. Mas o balanço é bastante positivo”, explicou Bassani.
Agenda cheia — Além da Stock Car, estarão em ação a BRB Fórmula 4 Brasil e a Stock Light, em jornada de oito corridas neste desfecho de setembro. O fã também pode adquirir o combo de ingressos para as duas etapas: a deste fim de mês e também a do início de outubro (04 e 05/10), quando a BRB Stock Car, o TCR South America Banco BRB, TCR Brasil Banco BRB e a BRB Fórmula 4 Brasil estarão na pista interiorana.
As ações da BRB Stock Car no Velocitta serão retomadas neste sábado, a partir das 9h55, para definir o sétimo dono do Troféu Pole Position Snapdragon e a ordem de largada das duas provas do fim de semana. Às 14h30, os 31 pilotos do grid alinham para a corrida sprint, com 30 minutos mais uma volta de duração.
Domingo, dia da grande festa do automobilismo em Mogi Guaçu, traz outra grande atração: a visitação aos boxes, momento em que o público interage com seus pilotos preferidos e tem a oportunidade de conhecer de perto as máquinas que vão acelerar no Velocitta a partir de 10h15. E a largada da corrida principal da BRB Stock Car, com 50 minutos mais uma volta, está marcada para pouco depois, às 12h10.
A BRB Stock Car Pro Series tem transmissão ao vivo ao longo da temporada 2025 pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band na TV aberta e canais SporTV e BandSports, emissoras por assinatura.
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva



Comentários