BMW M Hybrid V8 ganha evolução aerodinâmica para temporada 2026 das principais categorias do automobilismo mundial
- Carlos Rossi | Kabé
- 26 de ago.
- 3 min de leitura

Protótipo híbrido da montadora alemã receberá modificações estruturais focadas em desempenho consistente e eficiência térmica, com estreia prevista para as 24 Horas de Daytona
O automobilismo de resistência mundial testemunhará uma significativa evolução tecnológica com as transformações que o BMW M Hybrid V8 receberá para a temporada 2026. As alterações concentram-se principalmente na reformulação aerodinâmica do veículo, resultado direto da experiência acumulada nas competições do FIA WEC e IMSA, visando eliminar inconsistências de performance identificadas ao longo das temporadas anteriores.
O projeto de modernização representa uma resposta estratégica aos desafios enfrentados pela BMW M Motorsport desde sua entrada no IMSA em 2023 e no FIA WEC em 2024. A transformação mais substancial ocorrerá na região frontal do protótipo, onde um divisor de ar redesenhado otimizará a gestão do fluxo aerodinâmico. A tradicional grade em formato de rim característica da BMW passará por redução dimensional, mantendo, contudo, o sistema de iluminação BMW Iconic Glow que confere identidade visual única ao veículo durante competições noturnas. O conjunto óptico dianteiro também será completamente renovado.
As modificações aerodinâmicas perseguem dois objetivos fundamentais na evolução do projeto. O primeiro visa estabelecer consistência de desempenho independentemente das características específicas de cada circuito, problema identificado através da análise detalhada dos resultados obtidos nas temporadas precedentes. O segundo foco concentra-se na otimização da eficiência do sistema de resfriamento através do redirecionamento estratégico dos fluxos de ar que circundam a carroceria.
O desenvolvimento dessas inovações resultou da colaboração técnica entre as equipes de engenharia da BMW M Motorsport e a Dallara, parceira responsável pela construção dos chassis. Todo o processo evolutivo, desde as simulações computacionais CFD até a materialização das peças finais, foi conduzido conjuntamente pelas duas organizações.
Após a conclusão dos testes privados realizados nas semanas anteriores, o BMW M Hybrid V8 atualizado fará sua apresentação pública durante o teste conjunto programado para o Circuito das Américas, imediatamente posterior à etapa "Lone Star Le Mans" do FIA WEC em Austin. A homologação final determinará a participação do protótipo renovado nas 24 Horas de Daytona, programadas para o final de janeiro de 2026, marcando oficialmente a estreia competitiva das inovações implementadas.
"Desde que começamos a correr na série IMSA em 2023 e no FIA WEC em 2024, aprendemos muito sobre o nosso BMW M Hybrid V8. Depois de otimizar os freios para a temporada atual, chegou a hora de uma versão aerodinamicamente aprimorada do carro. Com essas atualizações, estamos respondendo aos insights adquiridos em nossas corridas anteriores. Após os testes que já realizamos, estamos confiantes de que as mudanças no BMW M Hybrid V8 nos permitirão competir de forma mais consistente na frente em todos os tipos de pistas, dando mais um passo rumo ao topo. Um grande obrigado a todos os envolvidos pelo trabalho árduo. Nos próximos meses, continuaremos trabalhando intensamente para garantir que estejamos preparados da melhor forma para o início da temporada de 2026 em Daytona, em janeiro", declarou Andreas Roos, Diretor da BMW M Motorsport.
A expectativa da equipe alemã concentra-se na consolidação de uma ferramenta competitiva capaz de disputar vitórias de forma regular nas duas principais categorias mundiais de automobilismo de resistência, aproveitando o conhecimento acumulado desde o retorno da marca às competições de protótipos.
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
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