SUVs da Stock Car enfrentam pela primeira vez o desafio do Velopark
- Carlos Rossi | Kabé
- 4 de jun.
- 10 min de leitura
Atualizado: 5 de jun.

Primeira experiência dos modelos reformulados no circuito de Nova Santa Rita adiciona tempero especial à etapa gaúcha
Localizado em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre, o Autódromo Velopark representa um dos palcos mais desafiadores do automobilismo nacional. Inaugurado há pouco mais de 15 anos, o circuito gaúcho se destaca por suas características técnicas peculiares: com 2.278 metros de extensão, o traçado combina duas retas relativamente curtas com um conjunto de curvas que tornam o layout bastante travado e exigente. Essa configuração resulta em disputas extremamente equilibradas, onde diferenças mínimas separam os competidores - não raro, mais de vinte pilotos ficam separados por menos de meio segundo nos treinos.
A pista gaúcha já consolidou sua importância no cenário automobilístico brasileiro ao sediar 26 provas da principal categoria nacional, revelando uma impressionante diversidade de vencedores ao longo de sua história. Dezesseis pilotos diferentes já subiram ao degrau mais alto do pódio no Velopark, demonstrando como as características do circuito favorecem disputas imprevisíveis e competitivas. Entre os grandes nomes que marcaram época no traçado, destacam-se campeões consagrados que encontraram no Velopark um terreno fértil para suas conquistas, consolidando a reputação do autódromo como um verdadeiro teste de habilidade e precisão para os pilotos.

Entre os protagonistas que estarão em ação no Velopark, destaca-se Felipe Massa, um dos pilotos mais importantes de sua geração no automobilismo mundial. O ex-piloto de Fórmula 1, atualmente defendendo as cores da TMG Racing como vice-campeão da categoria, alcançará uma marca emblemática no circuito gaúcho: suas 100 provas na Stock Car brasileira. Em sua quinta temporada completa na principal categoria nacional, Massa construiu um currículo sólido com três vitórias, 12 pódios e uma volta mais rápida ao longo de 99 largadas, consolidando sua transição bem-sucedida dos circuitos internacionais para o automobilismo brasileiro e demonstrando que sua experiência na elite mundial se traduz em competitividade consistente nas pistas nacionais.

Outro grande nome da Fórmula 1 que estará em ação no Velopark é Rubens Barrichello, bicampeão da Stock Car e piloto mais carismático do grid atual. Apesar dos desafios enfrentados pela Toyota no início da temporada 2025 - marca que ainda não conquistou pódios enquanto a Mitsubishi dominou completamente as três corridas disputadas -, Barrichello tem se mostrado estratégico e cerebral em suas abordagens. Consciente das limitações de velocidade de reta de seu equipamento, o experiente piloto da equipe Fulltime, patrocinado pela Mobil™ pelo décimo ano consecutivo, soube conservar o carro e aproveitar oportunidades surgidas pelas quebras mecânicas dos adversários, conquistando posições importantes em Interlagos e Cascavel e ocupando atualmente o oitavo lugar no campeonato como único representante Toyota no top-10.
Para a etapa no circuito gaúcho, Barrichello demonstra otimismo renovado, especialmente motivado pelas atualizações no B.O.P. (Balance of Performance) entre as montadoras, que promete equilibrar melhor a competição. O veterano piloto, que acumula vasta experiência em diversos tipos de automóveis de competição, reconhece no Velopark um desafio técnico interessante para os novos SUVs da categoria. Com suas características de pista pequena, mas extremamente exigente devido às zebras altas e necessidade de frenagens precisas, o traçado de Nova Santa Rita se apresenta como cenário ideal para que a Toyota possa mostrar maior competitividade. "Estou confiante pois tivemos um update no B.O.P dos carros, que está desigual", declarou Barrichello, demonstrando expectativa de que as mudanças técnicas permitam à marca japonesa brigar de igual para igual com Mitsubishi e Chevrolet.

Uma das equipes que merecegrande atenção para a etapa gaúcha é a Cavaleiro Sports, que chega ao Velopark em posição privilegiada para brigar pela liderança do campeonato. Guilherme Salas ocupa a vice-liderança individual com 123 pontos, apenas quatro atrás do ponteiro Felipe Fraga, representando a força da escuderia que também figura na segunda colocação entre as equipes com 192 pontos somados. O piloto do Chevrolet Tracker # 85, que já conquistou dois pódios em 2025, enfrenta o desafio adicional de carregar 25kg de lastro devido à sua posição no campeonato, mas demonstra confiança na continuidade da boa fase. "Estou animado para o Velopark. Tenho bons resultados por lá, mas vou carregar 25kg de lastro por causa do segundo lugar no campeonato. Vamos trabalhar dobrado para manter o embalo e brigar pela ponta", declara Salas, ciente de que o momento é favorável para buscar a liderança.
Complementando a força da Cavaleiro Sports, o tricampeão Ricardo Maurício traz ao time sua vasta experiência no circuito gaúcho, onde já subiu ao pódio nove vezes ao longo de sua carreira. Maurício conhece profundamente os desafios únicos do Velopark, desde o asfalto liso que dificulta o aquecimento dos pneus até as condições adversas do cockpit e a complexidade dos pit stops. "O Velopark exige demais: o asfalto liso atrasa o aquecimento dos pneus, o pit stop é mais longo e o calor no cockpit aumenta. Cada curva pode decidir a corrida", analisa o experiente piloto. A equipe ainda conta com Denis Navarro, que ressalta o momento especial vivido pela Cavaleiro: "Trabalho com a Cavaleiro Sports há muitos anos, mas desde que retornei à Stock Car e iniciamos este novo projeto, estamos em nosso melhor momento", afirma o piloto, destacando o desenvolvimento constante do equipamento e a competitividade crescente que coloca a equipe na briga pelas posições de ponta.

Também merecem atenção especial Ricardo Zonta e Gianluca Petecof, dupla da Shell que chega ao Velopark com credenciais e motivações distintas. Zonta, ex-piloto de Fórmula 1, tem sido um dos destaques das duas primeiras etapas da temporada, perdendo a chance de somar dois pódios em três corridas apenas devido às quebras mecânicas que acometeram diversos competidores com os novos SUVs. O curitibano, que detém o recorde da pista com os carros da geração anterior (56.070s em 2022), chega especialmente preparado fisicamente após completar uma prova de triatlo Iron Man no último domingo, percorrendo 3.800m de natação, 180km de ciclismo e uma maratona completa em mais de 11 horas. "Velopark é uma pista que exige bastante do equipamento, onde tivemos vários pódios nos últimos anos. Estou otimista para um bom fim de semana, torcendo para o equipamento ser mais confiável", declara Zonta, ciente de que essa preparação extrema pode ser fundamental no circuito que exige muito fisicamente dos pilotos devido ao calor intenso no cockpit e às características travadas que demandam trabalho constante ao volante.
Já Gianluca Petecof vive seu melhor momento desde o retorno da Europa às pistas brasileiras, ocupando o terceiro lugar no campeonato após uma etapa consistente em Cascavel, coroada com a vitória na corrida sprint. O jovem piloto do SUV # 101, preparado pela equipe Car Racing KTF, tem uma relação especial com o Velopark, onde conquistou sua primeira vitória na Stock Car no ano passado, ainda na era dos sedans. Com três pódios em suas últimas quatro corridas no circuito gaúcho, Petecof chega credenciado e motivado, mesmo enfrentando pela primeira vez o desafio de correr com lastro de sucesso. "Será minha primeira vez na Stock Car correndo uma etapa com lastro de sucesso, mas acho que mais que qualquer outra coisa, vamos buscar conhecer mais e melhor sobre o carro novo", declara o piloto, que vê na experiência positiva no traçado gaúcho uma oportunidade de ampliar sua vantagem na tabela de classificação.

Mais um nome de peso que promete movimentar a disputa no Velopark é Julio Campos. O piloto do Toyota Corolla Cross # 4 chega ao circuito gaúcho com um objetivo claro: recuperar terreno na disputa pelo título de 2025. Mantendo pelo sexto ano seguido a sólida parceria com a Vibra, Campos encara um novo desafio após fechar a temporada passada na quinta colocação geral: lidar com a confiabilidade do carro na estreia dos novos modelos e motores que movimentam o grid este ano.
O Velopark traz boas lembranças para o paranaense, que já cravou uma pole position e duas voltas mais rápidas no circuito. São sete pódios na pista – cinco terceiros lugares e dois segundos – que atestam sua constância e habilidade ao longo dos anos. "Quero brigar pelo título mais uma vez. A gente conhece o nosso potencial. A missão agora é resolver os problemas o mais rápido possível e transformar essa bagagem toda em resultado na pista", afirma Campos, que tem na experiência e no conhecimento do traçado gaúcho seus principais trunfos para voltar ao protagonismo na temporada.

Também despertando expectativas especiais para a etapa gaúcha está Arthur Leist, da Texaco Racing. O piloto de Novo Hamburgo terá a vantagem de correr em casa, algo que pode ser decisivo em um circuito onde detalhes fazem toda a diferença. Aos 23 anos e em sua segunda temporada completa como titular na Stock Car, Leist chega ao Velopark embalado pelos primeiros pontos conquistados em 2025, na etapa de Cascavel, e com a confiança de quem já mostrou bom desempenho no traçado gaúcho na temporada anterior, quando terminou entre os dez primeiros nas duas corridas.
Para esse jovem talento, a combinação entre o apoio da torcida local e o conhecimento das características específicas do Velopark pode representar a oportunidade ideal para dar o próximo passo em sua carreira. "Correr em casa é sempre bom. Temos uma torcida maior e isso dá bastante ânimo", destaca Leist, que enxerga no traçado menos dependente de velocidade de reta uma chance real de brigar por posições de destaque. Com o Corolla Cross # 81, o piloto da Texaco Racing tem como meta não apenas manter a evolução demonstrada nas últimas etapas, mas quem sabe conquistar seu primeiro pódio na categoria - um feito que seria ainda mais especial acontecendo diante da torcida gaúcha.

Com um cardápio variado de corridas, o fim de semana no Velopark promete satisfazer os fãs mais exigentes do automobilismo. Além da BRB Stock Car Pro Series, o público poderá acompanhar a movimentação intensa da Stock Light, que entra em sua segunda etapa com 23 jovens talentos em busca de um futuro na categoria principal, e da sempre vibrante Turismo Nacional, que traz para a pista os carros mais vendidos do Brasil. Ao todo, serão 11 provas ao longo dos dois dias, consolidando o autódromo gaúcho como o centro das atenções do esporte a motor no país.
A programação tem início na sexta-feira com os treinos livres, evolui no sábado com a definição do pole position e a corrida sprint, e culmina no domingo com a corrida principal, precedida pela tradicional visitação aos boxes — uma chance única para o público se aproximar dos bastidores e das estrelas do grid. Com transmissões ao vivo pela Band, SporTV, BandSports e YouTube, a etapa de Nova Santa Rita será uma vitrine de velocidade, estratégia e emoção, reforçando a força da Stock Car como a principal categoria do automobilismo nacional.
Programação no Velopark
Quinta-feira, 5 de junho
12h30 – Stock Light – Treino Extra 1
16h10 – Stock Light – Treino Extra 2
Sexta-feira, 6 de junho
08h00 – Stock Light – Treino Livre 1 (Rookie)
08h35 – Turismo Nacional – Treino Livre 1
09h15 – BRB Stock Car Pro Series – Shakedown
10h00 – Stock Light – Treino Livre 2
10h35 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
11h50 – Turismo Nacional – Treino Livre 2
12h30 – Stock Light – Treino Livre 3
14h10 – Turismo Nacional – Treino Livre 3
14h50 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
16h05 – Stock Light – Classificação
16h35 – Turismo Nacional – Classificação
Sábado, 7 de junho
08h40 – Turismo Nacional – Corrida 1 (18 minutos + 1 volta)
09h10 – Turismo Nacional – Corrida 2 (18 minutos + 1 volta)
10h05 – BRB Stock Car Pro Series – Classificação
12h35 – Stock Light – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
13h40 – Visitação aos Boxes
15h00 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)
16h20 – Turismo Nacional – Corrida 3 (18 minutos + 1 volta)
16h50 – Turismo Nacional – Corrida 4 (18 minutos + 1 volta)
Domingo, 8 de junho
09h10 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
10h00 – Visitação aos Boxes
12h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
13h45 – Stock Light – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
14h20 – Stock Light – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
15h35 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)
Classificação do campeonato após duas etapas*
Pilotos
1º - Felipe Fraga, 127 pontos
2º - Guilherme Salas, 123
3º - Gianluca Petecof, 110
4º - Felipe Baptista, 103
5º - Allam Khodair, 87
6º - Daniel Serra, 75
7º - Gabriel Casagrande, 74
8º - Rubens Barrichello, 70
9º - Ricardo Maurício, 69
10º - Nelson Piquet Jr., 67
11º - Zezinho Muggiati, 66
12º - Thiago Camilo, 65
13º - Gaetano Di Mauro, 64
14º - Cesar Ramos, 60
15º - Enzo Elias, 57
16º - Denis Navarro, 56
17º - Ricardo Zonta, 47
18º - Lucas Foresti, 42
19º - Cacá Bueno, 34
20º - João Paulo de Oliveira, 30
21º - Rafael Suzuki, 29
22º - Felipe Massa, 27
23º - Vicente Orige, 25
24º - Arthur Gama, 25
25º - Julio Campos, 20
26º - Arthur Leist, 12
27º - Bruno Baptista, 11
28º - Lucas Kohl, 11
29º - Rafael Reis, 11
30º - Átila Abreu, 8
31º - Helio Castroneves, 1
*pontuação extraoficial
Equipes
1º - CAR Racing KTF, 213 pontos
2º - Cavaleiro Valda, 192
3º - Eurofarma RC, 191
4º - Blau Motorsport, 162
5º - Full Time Cavaleiro, 126
6º - Ipiranga Racing, 125
7º - A.Mattheis Vogel, 116
8º - Scuderia Bandeiras Sports, 92
9º - CAR Racing Sterling, 77
10º - Scuderia Bandeiras, 65
11º - RCM Motorsport, 58
12º - TMG Racing, 56
13º - Full Time Gazoo Racing, 55
14º - Scuderia Chiarelli, 45
15º - Crown Racing, 32
16º - RTR Sport Team, 1
BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025*
1ª etapa: 4 de maio, Interlagos (SP)
2ª etapa: 25 de maio, Cascavel (PR)
3ª etapa: 8 de junho, Velopark (RS)
4ª etapa: 29 de junho, Velocitta (SP)
5ª etapa: 20 de julho, Velocitta (SP)
6ª etapa: 17 de agosto, Belo Horizonte (MG)
7ª etapa: 7 de setembro, Cascavel (PR) – ou alternativa**
8ª etapa: 5 de outubro, Velocitta (SP)
9ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul – ou alternativa**
10ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (GO)
11ª etapa: 30 de novembro, Brasília (DF) – ou alternativa**
12ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (SP)
*sujeito a alterações
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
*Sugestão de pauta: Rodolpho Siqueira / Fernando Silva - BRB Stock Car
Comentários