Ricardo Maurício Gabarita em Cuiabá: vence sprint e primeira corrida noturna da Stock Car
- Carlos Rossi | Kabé
- 17 de nov.
- 4 min de leitura

Tricampeão aproveita estratégia perfeita após safety-cars e consolida um dos capítulos mais marcantes da etapa inaugural no Autódromo Internacional de Mato Grosso
Tricampeão da BRB Stock Car Pro Series faturou as duas provas do sábado, aproveitou estratégia perfeita na janela de pit-stops após intervenções do safety-car e se tornou o primeiro piloto da principal categoria a vencer em Cuiabá, tanto na sprint, quanto na inédita corrida noturna — principal.
O sábado, 15, entrou para a trajetória de Ricardo Maurício como um dos dias mais decisivos de sua carreira: o paulista da Valda Cavaleiro Sports conquistou a vitória na corrida sprint (30 minutos mais uma volta) e, horas depois, repetiu o triunfo na prova principal (50 minutos mais uma volta), em um circuito iluminado e com as arquibancadas lotadas no Autódromo Internacional de Mato Grosso. A segunda vitória veio após uma janela de pit-stops em que a entrada do safety-car mexeu com as táticas de todos — e favoreceu quem agiu cedo. Com isso, Maurício passou a integrar um seleto grupo de pilotos que já venceram duas corridas no mesmo fim de semana: ele havia feito o mesmo em 2021, em Goiânia.
A cerimônia e a largada tiveram tom de inauguração. Antes mesmo do início da principal disputa, a volta de apresentação prestou homenagem aos responsáveis pela construção do autódromo: Reck Júnior, gestor do complexo e ex-piloto da Stock Car entre 2004 e 2006, guiou o carro-madrinha Chevrolet Equinox ao lado de Giovanni Guerra, presidente da CBA. O projeto do circuito foi assinado por Luís Ernesto Morales, sob supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo, e a bandeirada final da noite foi dada pelo governador Mauro Mendes para consagrar Ricardinho.
A corrida principal teve uma largada que misturou experiência e juventude: Felipe Massa (ex-Fórmula 1) partiu da pole position e manteve a liderança nas primeiras voltas, com o gaúcho Arthur Gama em segundo. A ordem rapidamente se alterou quando Rafael Suzuki e, em seguida, Felipe Fraga, avançaram na pista. Fraga, líder do campeonato, assumiu a ponta ao superar o piloto da TMG Racing, mas o ritmo da prova mudou com as intervenções do safety-car. A combinação entre o momento das paradas obrigatórias e a entrada do carro de segurança embaralhou as estratégias — e foi aí que se definiu o resultado. Maurício escolheu parar logo na abertura da janela de pit-stops; a entrada do safety-car pouco depois jogou essa opção a seu favor, trazendo-o à frente e permitindo que repetisse, à noite, o êxito da tarde.
O pódio reuniu perfis distintos: além do vencedor, o jovem Rafael Reis alcançou seu primeiro top-3 na BRB Stock Car, representando a CAR Racing Sterling, e Cacá Bueno voltou a figurar entre os três primeiros. Em seguida vieram Enzo Elias (Scuderia Bandeiras), Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel) e Bruno Baptista (RCM Motorsport). Denis Navarro (Full Time Cavaleiro) foi o sétimo; Felipe Fraga terminou em oitavo, seguido por Rafael Suzuki e Arthur Gama, completando os dez primeiros. Felipe Massa, que havia largado na pole, acabou em 11º, e Gabriel Casagrande fechou a lista dos 12 primeiros.
O impacto de Cuiabá na tabela foi perceptível. Felipe Fraga, que chegou à etapa como líder, manteve a ponta com 790 pontos; Gaetano Di Mauro segue como vice-líder com 722. Logo atrás, Enzo Elias e Gabriel Casagrande dividem a terceira posição, empatados com 618 tentos. Arthur Leist aparece em quinto, com 605, dois a mais que Guilherme Salas. Thiago Camilo caiu para a sétima colocação, acumulando 592 pontos. Nelson Piquet Jr., Julio Campos e Ricardo Maurício completam o top-10; Maurício, em especial, somou 135 dos 137 pontos possíveis no fim de semana.
O sábado também teve momentos de emoção pessoal. Sobre o resultado histórico, o tricampeão resumiu: “É um fim de semana maravilhoso, realmente de arrepiar, levando as duas vitórias. A gente tinha alcançado esse feito junto com a Eurofarma lá em Goiânia. Agora fizemos o mesmo em Cuiabá, fazendo a primeira corrida noturna da Stock Car. Só tenho de agradecer a toda equipe, aos patrocinadores, por tudo isso”. Ele acrescentou uma reflexão sobre a temporada: “O começo foi complicado, mas as coisas já começaram a se ajeitar em Campo Grande. Agora, em Cuiabá, deu tudo certo nas duas corridas. Que possamos terminar a temporada de uma forma bacana”.
Rafael Reis, pouco antes de subir ao pódio pela primeira vez na categoria, avaliou: “Feliz demais! Gosto muito de correr na chuva, e a primeira vez aqui, correndo à noite, foi muito bom. Foi uma grande batalha da minha família desde quando comecei a correr, aos 16 anos. Melhor dia da minha vida”. Cacá Bueno comentou a volta ao pódio: “É ótimo! Finalmente cai a chave de que estamos no pódio! Nosso carro resistiu bem. Vamos pegar uma energia mais feliz com esse pódio e encarar esse fim de temporada em uma crescente”.
A etapa marcou, em termos esportivos, a continuidade do formato adotado no início de 2024 — com rodadas compostas por uma corrida sprint (30 minutos mais uma volta) e outra principal (50 minutos mais uma volta) — e a confirmação de Cuiabá como palco de um evento histórico para a categoria. Restam duas etapas até o fim do calendário que inaugura a era SUV na BRB Stock Car: a próxima parada será a reinauguração do Autódromo BRB, em Brasília, nos dias 29 e 30 de novembro, quando se definirão os finalistas da temporada de 2025.
Carlos Rossi / CARR Press
Jornalista e Repórter Fotográfico




Comentários