Rafael Suzuki retorna ao GT World Challenge Sprint no maior grid da história em Magny-Cours
- Carlos Rossi | Kabé
- há 22 horas
- 3 min de leitura
Atualizado: há 4 horas

Piloto brasileiro retorna à competição europeia após ausência na Itália e enfrentará categoria com 40 carros inscritos na França
O automobilismo europeu de GT testemunhará neste fim de semana um marco histórico, com o maior grid já registrado no GT World Challenge Sprint Europa sendo formado no circuito francês de Magny-Cours. Rafael Suzuki integra esse campo recorde de 40 carros confirmados para a quarta etapa da temporada, retornando às pistas europeias depois de não ter participado da etapa italiana por questões de calendário. O brasileiro dividirá novamente o cockpit do Aston Martin #270 da equipe belga Comtoyou com Ricardo Baptista, preparando-se para uma das batalhas mais intensas da categoria.
A ausência do brasileiro na etapa de Misano decorreu de um conflito de agenda com a Stock Car, resultando na substituição temporária por Serginho Sette Câmara. Durante esse período, a dupla Baptista-Sette Câmara conquistou uma posição entre os cinco primeiros na Bronze Cup, categoria específica onde competem Suzuki e seu parceiro português. Essa performance manteve a sequência positiva iniciada em Zandvoort, na Holanda, onde a dupla original havia alcançado o oitavo posto na etapa de abertura.
"Eu não corri em Misano, porque bateu com a data da Stock Car. Foi o Serginho Sette Câmara no meu lugar, que é um amigo de longa data. O Ricardo e o Serginho conseguiram um top-5 na Bronze Cup, que é a categoria que nos interessa, e a gente já tinha conseguido um oitavo lugar na primeira etapa, em Zandvoort. Então, o objetivo é continuar com essa evolução para ajudar o Ricardo a somar pontos no campeonato", destacou o piloto brasileiro.
O circuito de Nevers Magny-Cours apresenta características únicas que desafiarão os 40 pilotos inscritos. Com histórico de 18 Grandes Prêmios de Fórmula 1 realizados entre 1991 e 2008 - sendo o último vencido por Felipe Massa, atual companheiro de Suzuki na Stock Car brasileira -, o traçado francês mantém as condições e o prestígio de seus tempos áureos. A Bronze Cup, especificamente, contará com 12 carros, estabelecendo uma das disputas mais acirradas da temporada.
A familiarização prévia com o circuito francês representa uma vantagem estratégica para a dupla da Comtoyou. Os testes realizados em abril proporcionaram conhecimento detalhado das características técnicas do traçado, especialmente suas múltiplas mudanças de direção em alta velocidade, elemento que define o desafio competitivo de Magny-Cours.
"A categoria é muito forte e o autódromo de Magny-Cours é bem legal, está super bem cuidado e parece até que a Fórmula 1 ainda corre aqui hoje em dia. Treinamos em abril nesta pista, então a gente já chega com conhecimento desse traçado, que é desafiador e técnico, com muitas mudanças de direção em alta velocidade", analisou Suzuki.
A programação do fim de semana seguirá o formato tradicional da série, iniciando na sexta-feira com treino livre e sessão de pré-classificação. O sábado concentrará a primeira sessão classificatória seguida da corrida inaugural, enquanto o domingo encerrará as atividades com a segunda classificação e a corrida final da etapa.
Valencia, na Espanha, receberá entre 19 e 21 de setembro a quinta e derradeira etapa do GT World Challenge Sprint Europa, definindo os campeões da temporada 2024 em todas as categorias disputadas.
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
*Sugestão de pauta: Ass. de Imprens de Rafael Suzuki - Alfredo Bokel
Comments