top of page

Ferrari lidera FIA-WEC rumo às 6 Horas de São Paulo que contará com novidades significativas no grid

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 27 de jun.
  • 3 min de leitura
Ferrari lidera FIA-WEC rumo às 6 Horas de São Paulo que contará com novidades significativas no grid
Ferrari nas 24H de Le Mans (Ferrari Media Center)

Após retornar ao calendário mundial em 2024, Interlagos recebe nova etapa do FIA-WEC com mudanças significativas no grid


O Autódromo José Carlos Pace prepara-se para mais um capítulo histórico no calendário mundial do endurance com as Rolex 6 Horas de São Paulo, programadas para acontecer de 11 a 13 de julho de 2025. A Ferrari chega defendendo sua liderança no Campeonato Mundial de Construtores com 172 pontos, seguida pela Toyota com 95 pontos e pela Porsche completando o top-3 com 84 pontos. Depois de conquistar - em 2024 - o coração de mais de 73 mil brasileiros em seu retorno triunfal ao FIA-WEC após uma década de ausência, Interlagos se consolida novamente como palco de grandes emoções automobilísticas. A edição de 2025 promete repetir o espetáculo da temporada anterior, mas com um grid renovado e estratégias de equipe que prometem acirrar ainda mais a disputa entre os principais fabricantes mundiais.


O cenário competitivo apresenta modificações estratégicas importantes em relação às últimas corridas. A Aston Martin THOR Team optou por uma abordagem mais enxuta, reduzindo suas formações para duplas de pilotos em cada Valkyrie Hypercar, decisão tomada após o aumento temporário de peso implementado para Le Mans. Esta configuração coloca a tradicional marca britânica em sintonia com outras equipes que também adotaram o formato de dois pilotos por carro.


A Toyota GAZOO Racing chega a São Paulo buscando defender o título conquistado no ano anterior. O GR010 Hybrid # 8 cruzou a linha de chegada em primeiro lugar pelas mãos do trio Brendon Hartley, Ryō Hirakawa e Sébastien Buemi, construindo uma vitória que marcou época no automobilismo brasileiro. Contudo, a equipe japonesa enfrentará o desafio de repetir o feito sem contar com Buemi, que terá outros compromissos profissionais durante o evento paulista.


As ausências não se limitam à Toyota. A Peugeot também passará por ajustes em sua formação, já que Jean-Éric Vergne e Stoffel Vandoorne estarão indisponíveis devido a agendas conflitantes. Esta situação obriga a Team Peugeot TotalEnergies a repensar suas estratégias para manter a competitividade de seus protótipos franceses.


A Porsche Penske Motorsport implementará pela primeira vez nesta temporada a configuração de apenas dois pilotos em ambos os Hypercars 963. O carro # 5 será pilotado por Julien Andlauer e Michael Christensen, enquanto os atuais campeões mundiais Kévin Estre e Laurens Vanthoor comandarão o # 6. Esta mudança representa uma nova fase na estratégia da marca alemã para o campeonato.


No setor da BMW M Team WRT, Marco Wittmann fará sua primeira aparição na temporada assumindo o cockpit do BMW M Hybrid V8 # 20. O experiente piloto alemão, que possui histórico como titular no FIA-WEC e já conquistou pódios na categoria, substitui Robin Frijns nesta etapa brasileira, trazendo nova dinâmica para a equipe bávara.


A categoria LMGT3 também registra movimentações significativas. Na Racing Spirit of Léman, Anthony McIntosh ocupará a vaga deixada por Derek DeBoer, enquanto a Akkodis ASP Team recebe novamente Yuichi Nakayama no Lexus RC F LMGT3 # 78, substituindo Ben Barnicoat devido a conflitos de agenda. O piloto japonês já demonstrou seu potencial na etapa de Spa-Francorchamps, onde integrou a equipe francesa que liderou a corrida em sua estreia na categoria, dividindo responsabilidades com Gehrsitz e Arnold Robin.


A Iron Lynx manterá a formação do carro # 60 que estreou em Le Mans, com Andrew Gilbert, Lorcan Hanafin e Fran Rueda formando o trio titular. Paralelamente, Michelle Gatting deve retomar suas atividades no Iron Dames Porsche 911 GT3 R LMGT3 # 85, reforçando a presença feminina no grid paulista.


O retorno consolidado de Interlagos ao calendário mundial representa muito mais que uma simples corrida. Simboliza o reconhecimento da paixão brasileira pelo automobilismo e a capacidade do país de organizar eventos de padrão internacional, prometendo mais um espetáculo memorável no coração de São Paulo.


Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico

Comentários


bottom of page