top of page

F1600: Marcel Fachini conquista o tricampeonato no Velocitta

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 17 de nov.
  • 2 min de leitura
Marcel Fachini no Veloccita, 2025 (Carlos Rossi / CARR Press)
Marcel Fachini no Veloccita, 2025 (Carlos Rossi / CARR Press)

Piloto de Amparo sofre com problemas no carro, mas soma pontos importantes que garantiram seu terceiro campeonato na categoria


A maior categoria de fórmula do Brasil viajou até Mogi Guaçu (SP) no Autódromo Velocitta, palco da 9ª etapa da temporada 2025 onde foi conhecido o primeiro campeão da categoria: Marcel Fachini (Juka Motors) conquistou o título na divisão Super, a principal da Fórmula 1600.


Apesar da liderança na classificação, o piloto de Amparo (SP) sofreu com problemas de rendimento no seu fórmula # 4, mas somou os pontos necessários para receber a bandeira quadriculada na 3ª colocação na divisão Super e garantir o tricampeonato (2022, 2024 e 2025).


A prova no Autódromo Velocitta contou ainda com um jovem piloto escrevendo seu nome na história da categoria: Dante Monteiro (San Race) é o mais jovem piloto a conquistar a pole position geral da categoria, com apenas 14 anos 10 meses e 2 dias.


O piloto do carro # 39 da divisão Light fazia uma brilhante corrida, lutando pela liderança na geral, porém o toque com um adversário durante a corrida 1 foi interpretado pelos comissários com punição de 20 segundos no tempo total de prova; o jovem piloto recebeu a bandeira quadriculada em primeiro, mas com a punição caiu para 14ª colocação.


A vitória ficou com JP Morato (Fênix), atual vice-líder do campeonato, seguido por Lucas Monteiro (Alfia Racing) e Edson Shimidt (Rosset Racing) – ambos disputando o título na divisão Light; a vitória de JP porém não impediu o título de Fachini não tem mais chances de ser alcançado.


Se na divisão Super o campeão e o vice-campeão já estão garantidos (Fachini e Morato), nas demais a disputa continua acirrada: Lucas Monteiro é o atual líder com 26 pontos a mais em relação à Shimidt, os únicos na disputa pelo título.


Na Master a vitória de Edu Dias (Old Monkey Racing) o deixou a apenas 7 pontos do líder Rogério Teixeira (ART Racing); Alexandre Bonilha (Juka Motors) que não concluiu a corrida 1 no Velocitta também está na disputa, apenas 10 pontos atrás na tabela de classificação.


Devido as fortes chuvas que atingiram o Autódromo Velocitta a corrida 2 da Fórmula 1600 foi adiada e acontecerá junto com a próxima etapa em Interlagos; com 60 pontos ainda em jogo, a disputa pelos títulos de campeão das divisões Light e Master com certeza agitarão a grande final do Campeonato Paulista de Automobilismo.


A Fórmula 1600 tem o apoio de Forza Sport, Zeus Consultoria, Sparco, RPC Racing Driver Equipment, ABTEC Engenharia e Lindoya Brasil.


Vitor Garcia

Comentários


bottom of page