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Bortoleto conquista primeiros pontos na F1 enquanto McLarens fazem dobradinha e Ferraris mostram evolução no GP da Áustria

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 29 de jun.
  • 3 min de leitura
Bortoleto conquista primeiros pontos na F1 enquanto McLarens fazem dobradinha e Ferraris mostram evolução no GP da Áustria
Gabriel Bortoleto (Stake F1 Team | Kick Sauber / Divulgação Quick Ass. Imprensa)

Brasileiro da Sauber termina em 8º lugar em corrida marcada por acidente entre Verstappen e Antonelli


O Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1 ficou marcado por duas histórias que correram em paralelo: a brilhante dobradinha da McLaren com Lando Norris e Oscar Piastri dominando do início ao fim, e a estreia pontuadora do brasileiro Gabriel Bortoleto, que conquistou seus primeiros pontos na categoria máxima do automobilismo mundial ao cruzar a linha de chegada na 8ª posição, numa performance que encantou o Red Bull Ring.


Antes mesmo do início da corrida, Carlos Sainz já enfrentava problemas técnicos em sua Williams e não conseguiu largar, reduzindo o grid para a disputa austríaca. Com as luzes apagadas, as McLarens partiram forte desde os primeiros metros, com Piastri imediatamente assumindo a segunda colocação que pertencia a Charles Leclerc da Ferrari. George Russell também aproveitou a largada para superar Lewis Hamilton e conquistar a quarta posição, embora o heptacampeão não demorasse para recupera-la.


O drama chegou ainda na primeira volta, quando Kimi Antonelli cometeu um erro e colidiu sua Mercedes com a Red Bull de Max Verstappen, forçando a entrada do safety car e resultando no abandono de ambos os pilotos. Gabriel Bortoleto passou próximo ao acidente, mas conseguiu escapar ileso, mantendo-se na 8ª posição e já sinalizando que faria uma corrida especial.


A relargada na terceira volta trouxe mais emoção, com Russell e Hamilton protagonizando uma batalha pela quarta colocação. Na volta 11, e na ponta, Piastri começou a pressionar seu companheiro de equipe Lando Norris, culminando numa linda disputa pela liderança com trocas de posições momentâneas, mas com Norris conseguindo se manter à frente na corrida.


O australiano não se deu por vencido e continuou pressionando, enquanto mais atrás Bortoleto já mostrava sua garra ao superar Pierre Gasly da Alpine, conquistando a 7ª posição numa manobra que antecipava a excelente performance que estava por vir.


Na ponta, as McLarens mantinham uma vantagem confortável de quase cinco segundos sobre a Ferrari de Leclerc, com Piastri aproveitando ao máximo as três zonas de DRS do circuito austríaco. A sequência de paradas nos boxes começou a mexer com as posições, e Bortoleto foi um dos beneficiados, herdando posições conforme outros pilotos entraram para suas paradas obrigatórias.


A volta 20 trouxe mais tensão entre os companheiros da McLaren, quando Piastri novamente atacou Norris e teve que frear bruscamente para evitar uma colisão, lembrando o incidente entre ambos no GP do Canadá. Na volta seguinte, foi a vez de Norris ir aos boxes, permitindo que Piastri assumisse temporariamente a liderança antes de também fazer sua parada.


Bortoleto também cumpriu sua janela de paradas, trocando pneus médios por outros médios e retornando em 13º, mas rapidamente começou a recuperar posições, assumindo a 12ª colocação na volta 24. O brasileiro mostrava consistência e velocidade, elementos que o levariam a uma posição ainda melhor.


A estratégia se desenrolava com Hamilton assumindo temporariamente a liderança quando Leclerc foi aos boxes, mas logo a situação se normalizou com Norris retomando a ponta, seguido por Piastri. No meio do pelotão, as duas Saubers de Hulkenberg e Bortoleto trabalhavam em conjunto, superando Gasly. com o brasileiro entrando na zona de pontuação.


A partir da volta 27, Bortoleto seguiu com excelente ritmo, ultrapassando até mesmo seu experiente companheiro de equipe Hulkenberg e assumindo a 9ª posição. Cada volta que passava, o brasileiro ganhava mais uma posição, chegando ao 8º lugar quando Hadjar foi aos boxes.


A reta final da corrida foi de pura administração para as McLarens, que controlaram o ritmo na frente, enquanto Bortoleto defendia sua posição na zona de pontos. Na volta 69, o brasileiro ainda protagonizou uma bela disputa com Fernando Alonso, mostrando que não estava apenas completando a corrida, mas lutando por cada posição.


Quando a bandeira quadriculada foi exibida, Lando Norris cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, seguido por Oscar Piastri numa dobradinha perfeita da McLaren. Charles Leclerc completou o pódio em terceiro, com Lewis Hamilton em quarto e George Russell fechando o top-5. Mas a grande celebração ficou por conta de Gabriel Bortoleto, que conquistou a 8ª posição e seus primeiros pontos na Fórmula 1, marcando um momento histórico para o automobilismo brasileiro.


A Fórmula 1 volta à ação já no próximo fim de semana com o tradicional Grande Prêmio da Inglaterra, onde Bortoleto tentará confirmar seu grande momento na categoria, as McLarens buscarão manter o excelente desempenho demonstrado na Áustria e a Ferrari chega em grande fase após colocar suas duas máquinas no top-4, com Leclerc no pódio em 3º e Hamilton em 4º lugar, prometendo uma disputa ainda mais acirrada no circuito inglês onde a escuderia italiana pode brigar diretamente com as McLarens pela vitória.


Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico

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