top of page

TCR South America Banco BRB traz expectativa por grid completo com 26 carros em 2026

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • há 22 minutos
  • 3 min de leitura
TCR South America Banco BRB traz expectativa por grid completo com 26 carros em 2026
Os preparativos de pilotos e equipes já estão em curso visando 2026 (Marcelo Machado de Melo/Vicar)

Ao mesmo tempo em que se prepara para acelerar pela última vez na atual temporada, a categoria continental já trabalha para garantir uma temporada de fortes emoções no ano que vem


No momento em que faltam menos de duas semanas para o desfecho da atual temporada, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, os pilotos e equipes do TCR South America Banco BRB já iniciaram há algum tempo os trabalhos visando o sexto campeonato da História da categoria continental promovida pela Vicar, em 2026, que terá início no Brasil. O grid para a primeira etapa do futuro calendário promete ser um dos mais robustos com a possível vinda de marcas que vão elevar ainda mais o nível da competição com carros de última geração no conceito TCR, consagrado no automobilismo mundial.


A começar pela equipe consagrada campeã por antecipação em 2025, a Honda YPF Racing, que no ano que vem terá todos os seus cinco carros com o modelo de última geração do Honda Civic Type R, o FL5, reforçando assim seu compromisso com a categoria. Na atual temporada, foram três os bólidos desta especificação e outros dois Civic Type R de especificação anterior, o FK7.


Entre as grandes novidades para 2026 está a possível chegada da Hyundai ao TCR South America Banco BRB. A PMO, que ostenta mais de vinte vitórias na curta história da categoria, deve passar a acelerar com uma nova montadora, competindo com quatro Hyundai Elantra novinhos em folha, os mesmos carros que atualmente disputam o FIA TCR World Tour. A equipe deve contar com apoio e assistência técnica em todas as corridas sul-americanas.


Quem também traz perspectivas positivas com o fortalecimento da sua estrutura é a não menos tradicional Paladini Racing. Nesta próxima temporada, a equipe argentina vai contar com nada menos que quatro carros, todos eles do mesmo modelo, o Lynk & Co. 03 TCR, pronta para lutar pelos títulos em disputa em 2026.


Brasil acirra a disputa — Do lado brasileiro do grid, a temporada do ano que vem promete muito empenho para tentar superar os argentinos na “Libertadores do Automobilismo”. Baseada no Rio de Janeiro, a W2 ProGP será composta por três carros e espera pelo terceiro Cupra León VZ. Os comandados de Duda Pamplona e Serafin Jr., presentes com a W2 desde o ano de nascimento do TCR South America Banco BRB, em 2021, miram voltar a lutar pelo título tendo amplo apoio da marca espanhola, com forte amparo técnico.


A G Racing Motorsport, que em 2025 nasceu para o certame continental, também terá uma estrutura bem mais forte no ano que vem. Com franca evolução na reta final da atual temporada, a equipe que tem em seus quadros Enzo Gianfratti vai contar com outros dois carros, totalizando três bólidos em 2026 para ser protagonista no TCR South America Banco BRB da mesma forma que é na Turismo Nacional, a categoria dos carros mais vendidos do Brasil.


Liderada por Nonô Figueiredo, a Cobra Racing Team vai contar com dois modelos Audi RS3 da mais nova geração. Será o retorno da união da equipe brasileira com a marca das quatro argolas. Foi nesta versão que o time acelerou em sua primeira temporada no certame internacional e lutou pelo título com Rodrigo Baptista.


Outra equipe que aportou no TCR South America Banco BRB em 2025 e tem sua origem na Turismo Nacional é a Porthack Racing, com base em Santa Catarina e chefiada por Jackson Portela. Os planos da escuderia são de contar com dois carros para o ano que vem, trabalhando de forma estreita para alinhar com a Honda.


Por fim, há a expectativa pela entrada de uma nova equipe, que receberá os quatro Peugeot 308 GTI TCR que estão atualmente sob a batuta da PMO Racing. O modelo foi o qual conduziu Pedro Cardoso e o próprio time ao Olimpo da categoria em 2024, mas que para o ano que vem virá com nova estrutura e também, por consequência, novos pilotos.


Com um cenário bastante empolgante na esteira da chegada de novas marcas, modelos e até mesmo uma nova equipe, o TCR South America Banco BRB traz a perspectiva de ser ainda mais atraente para pilotos e patrocinadores diante de um grid que se desenha com 26 carros para proporcionar uma das melhores temporadas da sua história.


Rodolpho Siqueira / Fernando Silva

Comentários


bottom of page