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Noite histórica em Cuiabá: Stock Car inaugura autódromo mato-grossense com primeira corrida noturna da categoria

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 10 de nov.
  • 3 min de leitura
Stock Car - Final da temporada de 2024 e despedida da Era Sedan (Carlos Rossi / Red Line Motorsport)
Stock Car - Final da temporada de 2024 e despedida da Era Sedan (Carlos Rossi / Red Line Motorsport)

Etapa em Cuiabá marca a 23ª pista da história, estreia do sistema de iluminação e integra o Centro-Oeste como única região com provas em todos os seus estados

A Stock Car vive nesta semana um de seus momentos mais simbólicos desde 1979: pela primeira vez, a categoria brasileira disputará uma corrida sob luzes artificiais, inaugurando o Autódromo Internacional de Mato Grosso, em Cuiabá, entre 12 e 15 de novembro — datas válidas pela décima e antepenúltima etapa do campeonato de 2025. Além de representar a expansão geográfica da série, a estreia da pista amplia o mapa do automobilismo no Centro-Oeste, agora único bloco federativo do país a contar com provas em todos os seus estados e no Distrito Federal.


Localizado no Parque Novo Mato Grosso, complexo planejado para ser o maior centro multieventos latino-americano, o circuito nasce com dupla homologação da FIA e da FIM, o que garante conformidade às regras nacionais da CBA e da Confederação Brasileira de Motociclismo. O traçado principal tem 4.500 metros, enquanto o anel externo soma 2.800 metros. No coração da infraestrutura, surge o sistema que permitirá a etapa histórica: 128 torres iluminam o autódromo por meio de 768 refletores, tecnologia que será inaugurada conjuntamente pela Stock Car, pelo TCR South America Banco BRB, pelo TCR Brasil Banco BRB e pela Turismo Nacional.


O presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Giovanni Guerra, que acompanhou de perto o desenvolvimento das obras, também enalteceu o projeto: “É uma grande alegria ver se transformar em realidade esse grande empreendimento que Mato Grosso oferece à sua população e ao automobilismo brasileiro”. Ele ainda atribuiu a realização ao empenho pessoal do governador: “Só mesmo um governador de coragem, como Mauro Mendes, poderia pisar tão fundo no acelerador”.


A chegada da Stock Car a Cuiabá adiciona um item relevante à estatística histórica: o novo autódromo se torna a 23ª pista diferente a receber a categoria desde sua fundação em 22 de abril de 1979. A última inclusão havia sido o Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, no Uruguai, estreado em 2024. Desde então, nenhuma outra praça havia sido incorporada ao calendário.


O calendário de 2025 tem no Centro-Oeste um de seus eixos mais fortes: além de Cuiabá, a região já somou 141 corridas ao longo da história, incluindo as duas disputadas recentemente em Campo Grande, pela nona etapa, e receberá Brasília duas semanas após a prova mato-grossense. O Distrito Federal verá sua 40ª largada da Stock Car no Autódromo BRB, que passou por reformas.


O panorama histórico também reforça o peso da nova pista diante do repertório da categoria. Interlagos permanece como o autódromo mais presente, com 157 largadas e sete versões de traçado utilizadas desde 1979. Goiânia aparece em seguida, com 84 provas, seguida pelos já extintos circuitos de Curitiba (68) e Jacarepaguá (42). Tarumã soma 37 corridas; Londrina e Cascavel dividem 36 cada; o Velocitta aparece com 34; o Velopark, com 28; Santa Cruz do Sul, com 25; Campo Grande, com 18; Guaporé, com 13; Buenos Aires, com nove; Salvador, com sete; Curvelo e Ribeirão Preto, com seis cada. Somam-se ainda os circuitos de Belo Horizonte, El Pinar e Galeão, todos com duas corridas, além de Fortaleza e do Autódromo do Estoril — este último palco de duas provas extracampeonato válidas pelo Torneio Grão-Pará, ambas vencidas por Paulo Gomes em 1982.


Para Lincoln Oliveira, além do impacto esportivo e simbólico da estreia noturna, a chegada da categoria ao Mato Grosso também traz reflexos econômicos: “Esta nova praça é um grande passo para o fortalecimento do automobilismo, mas também será um importante polo gerador de empregos e recursos para o Mato Grosso”. O CEO reforçou que esse movimento acompanha o histórico da categoria ao longo de todo o calendário nacional.

Com a etapa de Cuiabá, a Stock Car sela um capítulo raro: uma nova pista, uma corrida inédita sob iluminação artificial e um marco territorial para o esporte brasileiro — todos condensados em um mesmo fim de semana.

Carlos Rossi / Red Line Motorsport

Jornalista e Repórter Fotográfico


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