top of page

No ritmo da pole: Ibiapina domina classificação no Velocitta e aquece briga pelo título na Stock Light

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 19 de jul.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 21 de jul.

No ritmo da pole: Ibiapina domina classificação no Velocitta e aquece briga pelo título na Stock Light
É a segunda pole seguida de Alfredinho Ibiapina na categoria de acesso (Marcelo Machado de Melo/Vicar)

Curitibano repete bom desempenho do Velopark, supera companheiro por milésimos e confirma favoritismo na metade da temporada


A Stock Light entra oficialmente na segunda metade da temporada 2025 com o campeonato em ponto de ebulição. E, mais uma vez, Alfredinho Ibiapina aparece como figura central na disputa. O piloto da W2 Racing ProGP, vencedor das duas últimas provas no Velopark, cravou nesta sexta-feira (18) a pole position para a Corrida 2 do fim de semana no Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). Sua melhor volta, de 1min32s896, o colocou no topo da tabela por apenas 0s066 de vantagem — exatamente à frente do atual líder do campeonato, seu companheiro de equipe Enzo Bedani.


Se Ibiapina manteve o embalo das vitórias passadas, Bedani também mostrou força em uma situação bastante desafiadora. Depois de trabalhar os treinos livres com pneus usados, o dono do carro # 98 entrou na tomada de tempo praticamente às cegas, sem referência precisa de volta ideal. Ainda assim, não só garantiu o segundo lugar no grid da Corrida 2, como também conquistou a pole para a Corrida 1, graças à sua segunda melhor volta, em 1min33s011 — marca que superou a de Felipe "Pipe" Barrichello Bartz por 0s080.


Encerramos o dia de hoje com a pole para amanhã e a segunda colocação no grid de domingo. Estou muito feliz com o resultado. Até então, não tínhamos conseguido encaixar bons treinos nem voltas rápidas, então fomos para a classificação como um tiro no escuro, sem saber ao certo qual era a nossa volta ideal, mas deu tudo certo. Agora é foco total na corrida de amanhã para buscar bons resultados”, afirmou Bedani, que também carrega um fator complicador a mais: os 30 kg extras de lastro por desempenho, consequência direta da liderança no campeonato.


O Velocitta, com seu traçado técnico, curvas lentas e subidas intensas, penaliza ainda mais os carros com peso adicional — o que torna o desempenho de Bedani ainda mais relevante. E a consistência dele em 2025 fala por si: foram duas vitórias e um segundo lugar na rodada tripla de Interlagos, seguidas de três top-5 no Velopark. Com 131 pontos somados e 100% de presença entre os cinco primeiros colocados, o vice-campeão de 2024 lidera com 28 pontos de vantagem sobre o concorrente mais próximo.


A classificação desta sexta reforçou o domínio da W2 Racing ProGP, mas também escancarou o nível de equilíbrio da Stock Light. Os 12 melhores colocados do grid, formado por 23 carros, ficaram separados por apenas 0s765. Léo Reis, quarto colocado na sessão e melhor estreante do campeonato, ficou a um décimo de Ibiapina, mostrando que qualquer erro pode custar caro — e que as disputas do fim de semana prometem.


No grid da Corrida 2, programada para domingo, Ibiapina larga na frente, com Bedani ao lado. Felipe Bartz parte em terceiro, seguido por Léo Reis. Rafael Martins, representando a novata MForce, divide a terceira fila com o jovem Gabriel Koenigkan, de 15 anos. Ernani Kuhn — estreante na Stock Light após um 2024 de domínio na Turismo Nacional — larga da quarta fila ao lado de Erick Schotten. João Bortoluzzi e Pedro Garcia completam o top-10.


Na Corrida 1, que abre a programação neste sábado às 11h40, a ordem muda: Bedani assume a pole, com Bartz na segunda colocação. Ibiapina aparece em terceiro, ladeado por Kuhn. A terceira fila repete a dobradinha entre Martins e Koenigkan, enquanto Reis e Schotten formam a quarta. Garcia e Bortoluzzi mantêm a posição de top-10 na segunda corrida também.


Com equilíbrio milimétrico e talentos em ascensão, o campeonato vai ganhando forma — e os duelos entre Ibiapina e Bedani prometem ser um capítulo à parte nessa história de 2025.

O fim de semana no Velocitta será intenso e barulhento, com mais de 100 carros dividindo espaço entre as categorias que compõem o evento — BRB Stock Car Pro Series, BRB Fórmula 4 Brasil, Turismo Nacional e Stock Light. E é justamente a categoria de acesso que abre os trabalhos neste sábado, às 11h40, com a primeira corrida da terceira etapa da temporada.


A sequência decisiva acontece no domingo, a partir das 14h, com duas baterias em sequência que encerram a rodada e marcam o fechamento da primeira metade do calendário de 2025. Para quem quiser acompanhar de perto, as emoções da Stock Light serão exibidas ao vivo pelo canal oficial da BRB Stock Car Pro Series no YouTube, além das transmissões na TV paga, pelo SporTV e BandSports.

Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico


*Sugestão de pauta: Stock Light

Comentários


bottom of page