Nelsinho Piquet conquista a primeira pole do Brasil em 2025 no TCR South America
- Carlos Rossi | Kabé
- há 6 dias
- 3 min de leitura
Atualizado: há 4 dias

Com volta voadora em Termas de Río Hondo, brasileiro quebra hegemonia argentina e estabelece novo recorde da pista
Nelson Piquet Jr. cravou neste sábado (31), na Argentina, a primeira pole position do Brasil na temporada 2025 do TCR South America Banco BRB. No traçado de Termas de Río Hondo, o piloto da Squadra Martino brilhou com uma volta perfeita e, de quebra, derrubou a invencibilidade dos argentinos nas posições de honra do campeonato. Com o Honda Civic Type R FL5, Nelsinho registrou 1min46s499 — novo recorde da pista mais longa do calendário, quase 2s5 mais rápido que a marca anterior.
A performance destacou o nível do equipamento preparado pela equipe de Sebastián Martino. Leonel Pernía, líder do campeonato e dono das duas poles anteriores, ficou a apenas 0s243 do tempo de Piquet e vai largar ao seu lado na primeira fila com o Honda da YPF Racing. Atual campeão sul-americano e brasileiro, Pedro Cardoso colocou o Peugeot 308 GTI TCR da PMO Racing na terceira posição do grid, seguido pelos argentinos Fabián Yannantuoni (Lynk & Co da Paladini Racing) e Mariano Pernía (Honda Civic FK7 da YPF Racing).
Brasiliense e terceiro colocado no campeonato, Raphael Reis parte da sétima posição com o Cupra Leon VZ da W2 Racing ProGP. Na Copa Trophy, o argentino Adrián Chiriano (Honda YPF Racing) larga na frente, com Enzo Gianfratti (Porthack Racing) em segundo e a catarinense Maria Nienkötter (Cobra Racing Team) em terceiro.
Estreia com estilo: pole e relógio no pulso
Pela primeira vez conquistando a posição de honra no TCR, Nelsinho celebrou com direito a um relógio Seiko de presente. “Ficamos perto várias vezes, e este é o primeiro circuito do ano em que eu já tinha corrido antes. Não sei até que ponto isso influencia, mas ajuda. E ontem ainda tive uma infecção alimentar, então estou me recuperando. Não foi um dia fácil, mas o carro estava ótimo, graças à Squadra Martino e a toda equipe”, destacou.
Com duas corridas pela frente neste domingo, o piloto já está focado no próximo desafio: “Precisamos da nossa primeira vitória. Tivemos problemas nas primeiras etapas e deixamos muitos pontos pelo caminho. Agora é recuperar tudo o mais rápido possível.”
Recorde quebrado, e não foi por pouco
Antes do fim de semana em Termas, o melhor tempo da história do circuito em classificação no conceito TCR era de Esteban Guerrieri: 1min48s801, registrado em 2022. Mas desde o shakedown, a marca já ficou para trás — cortesia do desempenho dos novos pneus Hankook, que vêm derrubando recordes em sequência neste início de temporada.
Nos treinos livres, Nelsinho já havia dado o recado com 1min46s929. No Q1, Pedro Cardoso liderou com 1min47s090, garantindo vaga entre os 12 que avançaram ao Q2 e também a pole na Copa Trophy para Chiriano, à frente de Gianfratti e Nienkötter.
No Q2, Piquet cravou 1min46s765 logo de cara, mas viu Leonel Pernía responder na sequência com 1min46s742 — novo recorde da pista por míseros 0s023. Só que Nelsinho guardava sua volta mágica para o fim: 1min46s499, consolidando a pole, quebrando o recorde e colocando o Brasil na frente pela primeira vez em 2025. Cardoso terminou em terceiro, com Yannantuoni e Mariano Pernía completando o top-5. Raphael Reis parte em sétimo, com largada marcada para as 9h10 (horário de Brasília).
Classificação embolada no campeonato
Apesar de ter sido batido na pole, Leonel Pernía ampliou sua vantagem na liderança do campeonato com os sete pontos conquistados na classificação. Ele agora soma 226, contra 181 de Pedro Cardoso. Raphael Reis aparece em terceiro com 145, seguido de perto por Juan Ángel Rosso (143) e Fabricio Pezzini (140). Nelsinho, com os dez pontos da pole, chega a 127 e segue na sexta colocação.
Domingo promete fortes emoções
A programação de Termas de Río Hondo continua neste domingo com duas corridas. A primeira, às 9h10, terá 25 minutos mais uma volta. A segunda, às 12h10, será disputada em 30 minutos mais uma volta, com o grid invertido entre os dez primeiros da classificação.
O evento ainda conta com a Fiat Competizione, categoria monomarca tradicional na Argentina. As corridas do TCR South America Banco BRB têm transmissão ao vivo para o Brasil no BandSports, YouTube oficial da categoria, MotorsportTV, BandPlay, site Band.com.br, canal Esporte na Band e também no Grande Prêmio.
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
*Sugestão de pauta: Imprensa TCR South America
Comments