NASCAR Brasil 2025: Team RC assume liderança em temporada marcada por equilíbrio entre Camaro e Mustang
- Carlos Rossi | Kabé
- 26 de jun.
- 4 min de leitura

Galid Osman e Jorge Martelli colocam a equipe no topo da Geral e da categoria Challenge após quatro etapas intensas e disputadas
Liderança compartilhada, estratégia afinada e carros ajustados ao extremo: a temporada 2025 da NASCAR Brasil tem revelado um campeonato tão imprevisível quanto técnico. Em um cenário onde Camaro e Mustang duelam de igual para igual, a Team RC se destaca ao chegar à metade da disputa com seus dois principais pilotos nas posições mais altas da classificação.
Com quatro rodadas completadas, a temporada tem sido uma verdadeira vitrine da competitividade do grid, refletida na constante mudança de líderes. Agora, é a vez da Team RC tomar a dianteira nas duas frentes principais: Galid Osman lidera a classificação Geral, enquanto Jorge Martelli ocupa o topo da categoria Challenge e figura como vice-líder na classificação principal, com uma diferença de apenas dez pontos.
Galid Osman, piloto de 39 anos, atribui o bom momento ao desempenho consistente nas classificações: “Acredito que um dos fatores determinantes para estarmos na liderança do campeonato nesse momento seja nossa velocidade nas classificações. Largamos entre os quatro primeiros em três de quatro etapas nesse ano, e isso, acredito que tenha ajudado bastante”, avalia o paulistano.
Jorge Martelli, campeão vigente da categoria Challenge, destaca o papel da regularidade nas boas colocações: “Essa volta à liderança é fruto de consistência e também de saber escolher os momentos certos para ser mais agressivo. O foco tem sido somar pontos em todas as etapas, mas sem abrir mão de brigar por pódios e vitórias”, afirma o piloto de 37 anos, residente em Tapurah (MT).
A trajetória da temporada até aqui foi marcada por alternância no comando do campeonato. A primeira liderança foi de Vitor Genz, da RMattheis, seguido por Jorge Martelli após a prova em Londrina. Em Interlagos, a Full Time virou o jogo com uma performance dominante de Rubens Barrichello, que venceu as duas corridas. Mas foi em Tarumã, na quarta etapa, que a Team RC recuperou o protagonismo com uma atuação estratégica e precisa. Com isso, três equipes diferentes já lideraram o campeonato neste ano.
Os desafios da primeira metade do calendário também serviram como base para ajustes importantes. Martelli revela: “As principais dificuldades foram encontrar o acerto ideal em algumas pistas e lidar com as variações de desempenho entre uma etapa e outra. A categoria é muito equilibrada e qualquer detalhe faz diferença”.
Um fator decisivo apontado pelos pilotos tem sido o ambiente de trabalho dentro da Team RC. Para Osman, o clima interno influencia diretamente o rendimento: “O ambiente dentro da equipe tanto com o Jorge quanto com os outros pilotos é muito bom. De amizade e união. Sem dúvidas o clima dentro do box ajuda e interfere no resultado final”.
Martelli concorda e vai além, detalhando os ajustes técnicos que vêm favorecendo seu estilo de pilotagem: “No Chevrolet Camaro, eu e a equipe temos trabalhado bastante para deixar o carro mais dianteiro, com melhor resposta nas entradas de curva, que é o que combina com meu estilo de pilotagem. O maior acerto técnico até aqui foi justamente esse: encontrar um equilíbrio de suspensão e ajuste de barra que me desse mais confiança nas curvas de baixa e média velocidade”.
O chefe da equipe, Marcel Campos, também valoriza a sinergia interna como um trunfo para os bons resultados: “Acredito que a harmonia na equipe e os pilotos em busca dos resultados, além do time buscar um aprendizado do carro mais rápido, têm sido essenciais”. Segundo ele, a evolução ao longo da temporada tem sido baseada em adaptações específicas para cada piloto: “Nossa tendência foi buscar um ajuste padrão no início, mas ao longo do campeonato vamos adaptando o setup para cada piloto individualmente. Cada piloto é tratado de forma específica, de acordo com seu perfil de pilotagem e o que o carro está pedindo”.
Osman ainda reforça o avanço técnico da equipe ao longo das provas: “O carro evoluiu no quesito da montagem. Além disso, o Marcel e os engenheiros conseguiram entender melhor o acerto do carro para cada pista”. Martelli também faz elogios: “O carro está competitivo, o time vem acertando bem o setup para o meu estilo e o ambiente dentro da Team RC está muito positivo. Isso nos dá tranquilidade para pensar em resultado e seguir evoluindo a cada etapa”.
A temporada 2025 da NASCAR Brasil ainda reserva cinco etapas. A 5ª Etapa traz a tradicional #100miles, e acontece em 12 de julho em Cascavel (PR); na Etapa 6 será a corrida #matchpoint, em 24 de agosto no Velocitta, no Veloccita. Em seguida, no Special Edition, serão outras três etapas: Curvelo (21 de setembro), Velocitta (2 de novembro) e Interlagos (7 de dezembro). Cada uma segue regras e pontuação próprias. Ao final dessas nove rodadas, somando as seis do campeonato principal e as três do Special Edition, serão definidos os campeões do título Overall.
Mesmo com seus dois representantes na linha de frente, Marcel Campos mantém os pés no chão: “De maneira geral a abordagem não muda, sempre estamos em busca de pontos no campeonato e vitórias. Mas é claro que a tensão aumenta”.
A temporada conta com o apoio de patrocinadores como Petrobras, Karter, Pirelli e Frum, além de fornecedores oficiais como Militec1, Servitec, Nano4you, Tecpads, Sparco, Zanoello e Graxa. No grid, Chevrolet e Ford seguem firmes na disputa entre Camaro e Mustang.
Calendário da temporada 2025 da NASCAR Brasil:
Etapa 1 - 23/03 - Campo Grande/MS
Etapa 2 - 13/04- Londrina/PR (#sunsetlondrina)
Etapa 3 - 18/05 – Interlagos – São Paulo/SP (#SprintRace)
Etapa 4 - 15/06 – Tarumã – Viamão/RS (#inverserace)
Etapa 5 - 12/07 - Cascavel/PR (#100miles)
Etapa 6 - 24/08 – Velocitta – Mogi Guaçu/SP (#matchpoint)
Etapa 7 - 21/09 - Curvelo/MG (#ovaltrack/#specialedition)
Etapa 8 - 02/11 – Velocitta – Mogi Guaçu/SP (#specialedition)
Etapa 9 - 07/12 – Interlagos – São Paulo/SP (#specialedition)
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
*Sugestão de pauta: SIGCom
Comments