TCR South America: Leonel Pernía crava pole e Nelson Piquet Jr. divide primeira fila em Oberá
- Carlos Rossi | Kabé
- 21 de abr.
- 4 min de leitura

Argentino vai largar na frente na manhã deste domingo e terá primeiro campeão mundial de Fórmula E ao seu lado. Atual campeão, Pedro Cardoso abre dia em quarto no grid
Líder do campeonato, Leonel Pernía manteve a boa fase e conquistou neste sábado (19) a pole position da etapa de Oberá, a segunda da temporada 2025 do TCR South America Banco BRB. A bordo do Civic Type R FL5 da Honda YPF Racing, o experiente piloto argentino foi o mais rápido na segunda e decisiva fase da sessão classificatória realizada à tarde no traçado localizado na província de Misiones, que recebe pela primeira vez uma prova da categoria continental.
Leonel marcou sua primeira pole no TCR South America Banco BRB e repetiu o feito do filho e companheiro de equipe, Tiago Pernía, que largou na frente na etapa de Rosário, realizada em março.Nelson Piquet Jr. foi o concorrente mais próximo do líder da família Pernía em Oberá. No Q1, o brasileiro foi o mais rápido, seguido pelo surpreendente panamenho Luis Ramírez. Na fase final da classificação, o piloto da Squadra Martino marcou 1min11s925 em sua melhor volta para garantir um lugar na primeira fila.
Em um circuito bastante travado, de apenas 2.726 metros de extensão e poucos pontos de ultrapassagem, uma boa posição no grid é crucial. Desta forma, Tiago Pernía (Honda YPF Racing) e o atual campeão, Pedro Cardoso (Peugeot da PMO Racing), largam também com perspectivas positivas, abrindo o grid na manhã deste domingo em terceiro e quarto, respectivamente. O argentino Fabián Yannantuoni vai largar em quinto, lado a lado com o brasileiro Raphael Reis, piloto com maior número de largadas no TCR South America Banco BRB, com 67 provas já disputadas.
Honda ‘voa’ com Pernías e Piquet — Seguindo o formato tradicional do TCR South America Banco BRB, todos os pilotos foram à pista nos primeiros 20 minutos da classificação. Antes, a programação reservou dois treinos livres — as sessões foram protagonizadas por pilotos argentinos da Honda YPF Racing. Pela manhã, o mais rápido foi Tiago Pernía, enquanto o pai, Leonel Pernía, registrou o melhor tempo no período da tarde com 1min12s184, apenas 0s012 melhor que a volta anotada pelo atual campeão, o brasileiro Pedro Cardoso.
Vencedor duas vezes em Oberá nos tempos de Fórmula 3 Sul-Americana, em 2002, Nelson Piquet Jr. foi o mais rápido no Q1 ao virar 1min12s085. O segundo melhor colocado foi o panamenho Luis Ramírez, com Peugeot 308 GTI TCR da PMO Racing. E Raphael Reis foi o terceiro mais rápido, a bordo do modelo Cupra Leon VZ da W2 ProGP. Três marcas e três equipes no top-3.
Avançaram para a fase final e decisiva da classificação também Leonel Pernía, Fabián Yannantuoni, Tiago Pernía, Pedro Cardoso, Fabricio Pezzini, Juan Ángel Rosso e Mariano Pernía.
Os dez minutos finais definiram o pole position e o grid de largada das duas provas do domingo em Oberá. 11 pilotos foram à pista, já que Genaro Rasetto enfrentou problemas em seu carro e não conseguiu deixar os boxes. Quem também já sabia de antemão sua colocação no grid da Corrida 1 foi Juan Ángel Rosso, punido em 12 posições por troca de motor.
O Q2 representou mais um reflexo da boa fase de Leo Pernía e também da grande performance de Nelsinho Piquet. O argentino cravou a pole position em Misiones com 1min11s750, melhor tempo do fim de semana. O brasileiro da Squadra Martino chegou perto e terminou a 0s175 da volta do líder do campeonato. Tiago Pernía vai largar em terceiro, lado a lado com Pedro Cardoso, enquanto Fabián Yannantuoni fechou o top-5. Raphael Reis garantiu o sexto lugar no alinhamento inicial para a Corrida 1.
A primeira de Leonel — Lenda do automobilismo argentino com quatro títulos do TC2000, Pernía já conquistou quatro vitórias, dez pódios e registrou duas voltas mais rápidas em uma trajetória ainda curta no TCR South America Banco BRB, com 18 corridas disputadas. Mas é a primeira vez que o experiente piloto de Tandil conquista a posição de honra do grid na categoria sul-americana.
“A sensação de conquistar a pole position é muito linda, sempre, para todo piloto. Já dizia o grande Ayrton Senna, não é? Acho que o sentimento de marcar a pole, às vezes, supera até mesmo a de vencer uma corrida”, afirmou Leonel, que exaltou a qualidade técnica da competição.
“O fato de ter custado tanto a ter essa minha primeira pole dentro do TCR diz muito sobre a competitividade da categoria. Com o nível de pilotos que temos, argentinos, brasileiros, é realmente incrível e muito difícil esse feito. Muito feliz e só quero agradecer à Honda YPF, ao Sebastián Martino e a todos os caras da equipe que estão trabalhando muito para me dar um grande carro, como vimos hoje”, completou.
Com os dez pontos concedidos ao pole position da etapa, Leonel Pernía ampliou sua vantagem na liderança do campeonato. O argentino soma agora 81 tentos, abrindo assim 12 de vantagem para Pedro Cardoso. Nelsinho Piquet tem 62 e Juan Ángel Rosso chegou aos 47. Três pilotos estão empatados na quinta colocação. Pelo critério de desempate (vitória), Fabricio Pezzini está à frente de Luis Ramírez e Tiago Pernía, todos com 42 pontos. Na Copa Trophy, Maria Nienkötter defende a liderança com 24 tentos somados, contra 22 de Adrián Chiriano e três de Enzo Gianfratti, que faz sua jornada de estreia na categoria.
Festa em Oberá — No fim de semana que marca a estreia do TCR South America Banco BRB na província de Misiones, a primeira prova da etapa está marcada para 9h10 de domingo, com 25 minutos mais uma volta. Com 30 minutos, a Corrida 2 acontece às 12h10 e fecha a programação da segunda etapa da temporada 2025.O TCR South America Banco BRB tem transmissão ao vivo para o Brasil por meio do canal BandSports, em TV por assinatura; e no streaming pelo canal oficial da categoria no YouTube, MotorsportTV, aplicativo BandPlay, site Band.com.br e canal Esporte na Band no YouTube, além do canal do site Grande Prêmio no YouTube.
Imprensa no Brasil
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva
Comments