top of page

Felipe Barrichello Bartz triunfa na Stock Light 2025 e garante vaga na Stock Car Pro Series

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • há 3 dias
  • 6 min de leitura

Atualizado: há 1 dia

Felipe Barrichello Bartz conquista Stock Light 2025 e garante vaga na Stock Car Pro Series
Barrichello Bartz da SG28 Racing (Marcelo Machado de Melo/Vicar)

Sobrinho de Rubens Barrichello fechou domingo decisivo em Brasília com terceiro e segundo lugares, enquanto Léo Reis venceu as duas provas finais e terminou vice-campeão


Brasília, 30 de novembro de 2025. Rubens Barrichello terá companhia da família no grid da BRB Stock Car Pro Series em 2026. Felipe Barrichello Bartz, de 20 anos, sacramentou neste domingo (30) o título da Stock Light após campanha marcada por consistência e evolução técnica ao longo das seis etapas disputadas no calendário 2025. A consagração aconteceu no Autódromo Internacional de Brasília, palco da rodada final que coroou o paulista da SG28 Racing como terceiro nome a receber o superprêmio instituído pela Vicar – pacote completo de insumos e incentivos financeiros para integrar a elite do automobilismo nacional na próxima temporada.


Nascido em 27 de maio de 2005, Pipe encerrou a jornada com 343 pontos na tabela geral, somando três triunfos, dez pódios (melhor marca entre todos os competidores em 2025), uma pole position e três voltas mais rápidas em 18 largadas contra um pelotão formado por 23 carros. O desfecho do campeonato veio já na segunda corrida do fim de semana brasiliense, quando o piloto do carro # 24 cruzou a linha de chegada em terceiro lugar e viu seu principal rival, Enzo Bedani, escapar numa curva e parar na caixa de brita em momento de chuva no traçado do Distrito Federal.


A emoção tomou conta do jovem campeão logo após a confirmação matemática. "Estou muito feliz. Obrigado por tudo. É um dia muito especial", declarou entre lágrimas ainda dentro do cockpit, no intervalo entre as disputas. Minutos depois, já no pódio, Pipe demonstrou incredulidade diante da conquista: "Estou sem palavras. Quero comemorar, abraçar muito quem estava lá por mim, quero agradecer a todos. Coloquei Deus em primeiro lugar esse ano, e Ele realmente entregou. Não consigo descrever como estou me sentindo. É muita felicidade".


O paulista admitiu ter sido impossível conter as emoções no momento decisivo. "Até tentei segurar as lágrimas, mas não consegui. É muita alegria, muita luta. Desabei naquela hora. Foi embora toda pressão, toda angústia, tudo foi embora. Agora é focar no que vem pela frente, no ano que vem, que vai ser muito importante. Conquistei uma vaga para a Stock Pro em 2026, e agora tenho de provar que mereço estar lá", afirmou.


A perspectiva de dividir o grid com Rubens Barrichello na próxima temporada encheu o campeão de expectativa. "Vai ser incrível! Não vejo a hora, pra falar a verdade. Já estou contando os dias", revelou. Além do tio, Pipe terá como adversário o grande amigo Léo Reis, anunciado recentemente pela CAR Racing para formar dupla com o irmão Rafa em 2026. "Muito importante. Sabemos o nível da Stock Light, que é muito forte. Temos pilotos aqui com patamar para bater roda lá na Stock Car Pro. Vamos trabalhar muito porque a régua é bastante alta", destacou o novo campeão.


Barrichello Bartz ingressou na Stock Light em 2023, após disputar o campeonato inaugural da BRB Fórmula 4 Brasil. A migração dos monopostos para os carros de turismo exigiu período de adaptação, mas o talento ficou evidente desde o início: quartos lugares consecutivos nos campeonatos de 2023 e 2024 pela W2 Racing ProGP demonstraram potencial em desenvolvimento. A mudança para a SG28 Racing – equipe coirmã da ArtCon Racing, vencedora do título em 2024 com Arthur Gama – aconteceu às vésperas da abertura da temporada 2025, no fim de semana de 3 e 4 de maio em Interlagos.


O acerto com a nova estrutura rendeu vitória logo na terceira corrida da abertura interlagos. Nas rodadas seguintes, a regularidade pontuadora pavimentou o caminho rumo ao topo, mas o grande salto veio em Cascavel, quarta etapa do calendário disputada em setembro. No traçado paranaense, por pouco Pipe não gabaritou o fim de semana: pole position, duas vitórias, um segundo lugar e impressionantes 80 dos 84 pontos disponíveis na rodada. Aquele desempenho reposicionou definitivamente o paulista na disputa pelo título.


A campanha vitoriosa se construiu em meio a embates diretos com adversários de altíssimo nível técnico. Enzo Bedani liderou praticamente todo o campeonato até o revés final, acumulando três vitórias, sete pódios e uma pole position. Léo Reis, já confirmado pela CAR Racing para 2026, venceu as duas provas finais em Brasília e encerrou como vice-campeão com 314 pontos, além de sete pódios e uma pole ao longo da temporada.


No campeonato destinado aos estreantes, Léo Reis havia garantido o título de rookie ainda na primeira corrida do fim de semana brasiliense. Ernani Kuhn ficou com o vice-campeonato entre os novatos. O cuiabano chegou à categoria de acesso após conquistar o título Overall A da Turismo Nacional em 2024, quando recebeu o prêmio com insumos e incentivos para disputar a Stock Light na temporada que se encerrou neste domingo.


A corrida que selou o destino do campeonato teve largada com Léo Reis na pole position. O piloto da W2 Racing ProGP manteve a dianteira desde o início, sempre pressionado de perto por Rafael Martins. Barrichello Bartz controlou a terceira colocação com tranquilidade aparente, embora jamais tenha deixado de disputar posições quando necessário. Enzo Bedani partiu do sexto lugar e tinha como missão escalar o pelotão para manter chances matemáticas, mas a tarefa se mostrou impossível.


Quando Vinícius Papareli superou Bedani, a briga pela vitória esquentou na frente. Rafa Martins colou em Léo Reis e trouxe consigo Alfredinho Ibiapina e Pipe Bartz, que perdeu momentaneamente a terceira posição para o paranaense. Mais atrás, Enzo Bedani caiu para oitavo após ser ultrapassado por Mathias de Valle, enquanto na frente Barrichello Bartz recuperou terreno ao passar Ibiapina e retomar o segundo posto.


O drama de Bedani terminou quando a chuva chegou ao autódromo brasiliense. O paulistano da W2 ProGP escapou na curva e ficou preso na caixa de brita, encerrando ali qualquer esperança de título – mesmo destino de Guto Rotta, que também abandonou. Léo Reis cruzou a chegada com vantagem de 1s700 sobre Rafael Martins, seguido por Felipe Barrichello Bartz a 2s174 do vencedor. Alfredinho Ibiapina ficou em quarto, à frente de Vinícius Papareli.


Gabriel Koenigkan, o jovem brasiliense de 16 anos, finalizou em sexto diante de sua torcida, seguido por Mathias de Valle, Pedro Garcia, Juninho Berlanda e Erick Schotten no top-10. Raphael Teixeira/Junior Ribeiro, Akyu Myasava, Ernani Kuhn, João Bortoluzzi e Bruna Tomaselli completaram os pontuadores. Will Cesar foi 16º, Luis Trombini 17º, enquanto Enzo Bedani, Guto Rotta e Pedro Caland terminaram com uma volta de atraso. Gustavo Teixeira e Enzo Gianfratti não completaram a prova.


Já campeão, Barrichello Bartz disputou a terceira e última corrida da temporada em condições adversas. Forte chuva desabou sobre Brasília logo após a bandeirada da prova anterior, causando considerável atraso no cronograma. A largada aconteceu com pista molhada, mas sem precipitação no momento.


O asfalto encharcado tornou a disputa imprevisível desde o início. Gabriel Koenigkan aproveitou bem as condições e assumiu a ponta logo após a bandeira verde, mas o ritmo avassalador de Léo Reis não demorou a aparecer. O piloto da W2 Racing ProGP ultrapassou o brasiliense e marchou rumo à segunda vitória do fim de semana, fechando com chave de ouro sua jornada antes da estreia na BRB Stock Car pela CAR Racing em 2026.


Barrichello Bartz também superou Koenigkan e garantiu a segunda colocação, enquanto o jovem piloto da casa completou o pódio final da temporada aos 16 anos de idade. A vitória de Léo Reis veio após 11 voltas completadas em 27min33s027, com vantagem de 1s701 sobre o campeão Pipe Bartz. Koenigkan ficou a 6s560 da ponta.


João Bortoluzzi terminou em quarto lugar, seguido por Raphael Teixeira/Junior Ribeiro em quinto. Erick Schotten, Ernani Kuhn, Juninho Berlanda, Guto Rotta e Luis Trombini fecharam o top-10. Bruna Tomaselli foi 11ª, Will Cesar 12º, Alfredinho Ibiapina 13º, Enzo Bedani 14º, Akyu Myasava 15º e Gustavo Teixeira 16º. Pedro Garcia, Rafael Martins terminaram com duas voltas de atraso. Mathias de Valle, Enzo Gianfratti, Vinícius Papareli e Pedro Caland não completaram a prova final.


Na classificação definitiva do campeonato, Léo Reis ficou com o vice-campeonato (314 pontos), seguido por Enzo Bedani em terceiro (297). Alfredinho Ibiapina terminou em quarto (252), à frente de Guto Rotta em quinto (236). Rafael Martins fechou em sexto com 232 pontos, seguido por Mathias de Valle (193), Erick Schotten (188), Bruna Tomaselli (184) e Ernani Kuhn (182) completando o top-10.


Juninho Berlanda foi 11º (175 pontos), Gabriel Koenigkan 12º (168), Enzo Gianfratti 13º (150), João Bortoluzzi 14º (138), Akyu Myasava 15º (130), Luis Trombini 16º (129) e Pedro Garcia 17º (125). Will Cesar somou 99 pontos na 18ª posição, Kaká Magno 90 pontos em 19º e Vinícius Papareli 76 em 20º. Lucca Zucchini (64 pontos), Witold Ramasauskas (53), Junior Ribeiro/Raphael Teixeira (23), Enzo Falquete (9), Gustavo Teixeira (5) e Augusto Sangalli (0) fecharam a tabela extraoficial.


Com a conquista de Felipe Barrichello Bartz, a Stock Light consolida seu papel como principal porta de entrada para a BRB Stock Car Pro Series. Desde a instituição do sistema de escala evolutiva pela Vicar, Zezinho Muggiati em 2023 e Arthur Gama em 2024 haviam sido os contemplados com o superprêmio. Agora, Pipe se junta a esse seleto grupo e se prepara para encarar o maior desafio de sua carreira no automobilismo brasileiro.


Carlos Rossi / CARR Press

Jornalista e Repórter Fotográfico

Comentários


bottom of page