Endurance da Porsche Carrera Cup Brasil termina com vice para a dupla Comparatto/Ferreira após disputa intensa em Interlagos
- Carlos Rossi | Kabé
- há 7 dias
- 4 min de leitura

A dupla Comparatto–Ferreira encerra sua primeira temporada na Endurance da Porsche Cup com um desempenho digno de veteranos.
A decisão dramática em Interlagos deixou Comparatto com o vice na classificação Endurance após 1.060 km disputados na temporada; Comparatto também foi terceiro no Sprint e no ranking overall, com a dupla do carro nº 118 vencendo o primeiro segmento e fechando a prova em segundo.
Matheus Comparatto concluiu sua temporada de estreia na Porsche Carrera Cup Brasil conquistando o vice-campeonato na classificação Endurance e encerrando o ano como terceiro colocado tanto no Sprint quanto no placar overall. A disputa pelo título da classificação de Endurance só foi definida nos momentos finais da prova de 500 km em Interlagos — uma soma de 1.060 quilômetros ao longo do calendário que deixou a definição nas voltas finais da prova decisiva.
Com as luzes verdes, Comparatto largou do nono posto do grid sustentando a posição durante as primeiras voltas; e foi escalando progressivamente. Na terceira volta já aparecia em oitavo, e, na sexta passagem, executou uma manobra eficiente na entrada do “S” do Senna para assumir o sétimo posto. Ao completar 12 voltas, o foco passou ao gerenciamento dos pneus, o que manteve o piloto em oitavo até a intervenção do safety car no 18º giro, acionado para remover um carro em posição perigosa.
No retorno à disputa, Comparatto fez sua primeira entrada nos boxes na volta seguinte; Matheus Ferreira assumiu o volante do Porsche # 118 e, na volta 21, levou o carro à liderança. Com o desenrolar da prova o carro da dupla dos "Matheus" passa a perder o ritmo, caindo o quarto lugar, cenário que ainda sofreu influência de uma chuva leve que começou a cair e que, naquele momento, não exigia troca imediata para pneus de chuva. Na 35ª volta o Porsche # 118 de Ferreira aparecia em quinto.
A segunda parada obrigatória ocorreu na volta 41, quando o # 118 ocupava a terceira posição. Após a parada, Comparatto retornou à pista em décimo — embora muitos adversários ainda tivessem seus pit stops pendentes. Recuperando terreno, na volta 47 o piloto já estava em terceiro, após uma linda manobra logo na entrada da curva 1. Mantendo ritmo de ponta, Comparatto escalou até a liderança ao final da volta 50 e, com um desempenho consistente, recebeu a bandeira quadriculada para vencer o primeiro segmento após 56 voltas.
Cinco voltas depois da bandeira do segmento, o Porsche # 118 voltou aos boxes para a terceira parada; Matheus Ferreira retomou o carro em segundo. Após o céu escurecer e uma garoa cair sobre o circuito, o sol reapareceu. A dupla dos Matheus reassumiu a liderança no fechamento da volta 63. Um problema na caixa de câmbio na volta 78 forçou Ferreira a levar o carro de volta aos boxes, custando tempo precioso à equipe. Comparatto retomou o cockpit em 11º, mas como alguns rivais ainda não haviam completado suas paradas obrigatórias, havia espaço para recuperação.
O safety car foi novamente chamado na volta 93 para retirar um carro acidentado; a janela da última parada obrigatória abriu na volta 97 e o Porsche # 118 aproveitou para completar seu pit final com a corrida sob regime de safety car. Ferreira, que também compete regularmente na Porsche Cup da Alemanha, calçou pneus novos para o trecho decisivo e, na relargada, já figurava em segundo lugar, obrigando o líder a dividir os olhos entre a pista e os retrovisores até a nova neutralização por safety car.
A relargada veio faltando apenas 10 voltas para o final: Ferreira manteve-se colado ao líder, e recebeu a quadriculada na segunda posição. Esse resultado somado às colocações dos adversários nos giros finais acabou por tirar o título de Endurance das mãos de Comparatto — a dupla concorrente garantiu o quinto lugar que foi determinante na pontuação final. Ao fim da temporada, o piloto de 18 anos comemorou terminar entre os três primeiros mais uma vez.
Sobre a corrida e a temporada, Comparatto declarou: “Acho que conseguimos encaixar um bom ritmo desde o início da corrida. O Matheus entregou o carro em uma posição muito boa e eu consegui devolver na primeira posição. Fico muito contente com isso e com o resultado no primeiro segmento. Tive uma disputa bem acirrada com o Alceu durante a prova, mas depois consegui abrir e impor um ritmo forte. Foi um ano muito positivo, independentemente de qualquer coisa. Hoje não dependia 100% só da gente, tinha outros fatores envolvidos. Estou muito contente por terminar mais um ano no top 3, pelo segundo ano seguido.”
A transição de Comparatto dos monopostos para os carros de turismo em 2025 mostrou-se bem-sucedida: além do vice no Endurance em sua primeira temporada completa, o jovem ainda alcançou o terceiro lugar no Sprint e no ranking geral da Porsche Carrera Cup Brasil. Em breve o piloto deve anunciar seus planos para 2025.
Carlos Rossi / CARR Press
Jornalista e Repórter Fotográfico



Comentários