top of page

Do GT à Stock: Rafael Suzuki elogia experiência internacional e vira a chave para a principal categoria do Brasil

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • há 5 horas
  • 2 min de leitura
Do GT à Stock: Rafael Suzuki elogia experiência internacional e vira a chave para a principal categoria do Brasil
Suzuki acelera na última etapa da Stock Car, em Cascavel (Renato Mafra)

No último fim de semana, piloto finalizou sua participação na temporada europeia ao lado de Ricardo Baptista e agora quer brigar por vitórias no Velocitta


É comum os principais pilotos profissionais do Brasil disputarem diferentes categorias. Nesta temporada, Rafael Suzuki está correndo na Stock Car, mas também acelerou no GT World Challenge Sprint Europa. A última etapa da categoria Bronze, em que divide o cockpit com o companheiro Ricardo Baptista, aconteceu fim de semana passado, em Valência, na Espanha.


Foi a nossa etapa mais competitiva até agora, tivemos boas chances de pódio nas duas corridas. No sábado, acabei perdendo a minha melhor volta na classificação por causa dos track limits, o que nos colocaria no top-10 geral entre os 40 carros do grid de todas as categorias. No domingo, o Ricardo estava fazendo uma boa corrida, andando em quarto na nossa categoria, mas aí ele tomou algumas penalizações por disputa na pista, pagamos o drive through, perdemos posições, mas ficou o sentimento de que evoluímos muito nesta temporada”, contou Suzuki.


“Foi um grande aprendizado estar frente a frente com os melhores pilotos de GT do mundo. Saímos com a sensação de que chegamos no nível que gostaríamos e agora vamos trabalhar para 2026. Você acha que, depois de tanto tempo de automobilismo, não surgem desafios novos, mas aparecem, sim, e esse foi muito legal, curti demais, uma baita experiência, porque há alguns anos não corria várias provas assim na Europa”, disse Suzuki, sem poupar elogios ao companheiro no Aston Martin # 270 da equipe belga Comtoyou.


“É muito legal correr com o Ricardo, com quem conquistei o título do Endurance Brasil de GT3 no ano passado. Ele tem um approach muito profissional, leva muito a sério o trabalho na pista e mostrou que pode correr contra os melhores do mundo na categoria dele”, afirmou Suzuki, que, mal chegou da Europa e já virou a chave para a sétima etapa da temporada da Stock Car, que será disputada no próximo fim de semana, no Autódromo Vellocita, em Mogi Guaçu (SP).


Antes de acelerar, Suzuki visitou, nesta terça, a sede da equipe TMG Racing, em Americana (SP), para reuniões com os engenheiros.  


“O discurso continua o mesmo: temos que buscar um fim de semana de pontos cheios. A gente vem de duas etapas largando bem, entre os oito primeiros, somando pontos, mas precisamos ir além e a equipe trabalhou duro para que a gente tenha condições de brigar por poles e vitórias. Então, vamos buscar ser consistentes nestes dois fins de semana seguidos no Velocitta”, finalizou o 10º colocado na temporada, com 300 pontos.   


Nesta sexta, os pilotos vão para a pista para um shakedown e dois treinos livres. Sábado é dia de classificação e corrida sprint, e a corrida principal é no domingo. Band, Sportv e Canal Oficial da Stock Car no Youtube transmitem.


Alfredo Bokel



Comentários


bottom of page