top of page

Di Grassi apresenta projeto de supercarro que aponta para o futuro do esporte

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 18 de nov.
  • 2 min de leitura
Di Grassi apresenta projeto de supercarro que aponta para o futuro do esporte
O DGR-Lola foi apresentado hoje pelo piloto Lucas Di Grassi (DGR-Lola)

Com características revolucionárias e 4,3 segundos mais veloz que os F-1 nas simulações, o DGR-Lola foi totalmente concebido pelo brasileiro


Conhecido por seu talento na área da engenharia, o piloto brasileiro Lucas Di Grassi apresentou hoje (18/11) um projeto realizado em conjunto com a icônica fabricante Lola Cars cujo objetivo é colocar em um mesmo carro de corridas a tecnologia mais avançada em todos os sistemas que compõem um veículo. O resultado é o DGR-Lola, que nas simulações realizadas na pista de Mônaco foi 4,3 segundos e dez vezes mais eficiente do que a última pole position da F-1 naquela pista, assinada por Lando Norris, para a McLaren.Piloto da equipe Lola Yamaha ABT no Mundial de Fórmula E, Lucas mostrou em detalhes o projeto do DGR-Lola, que ele espera que indique o caminho para possíveis futuras evoluções utilizando tecnologias já viáveis. O brasileiro também informou que pretende construir o DGR-Lola nos próximos anos.


Elementos radicais - O projeto foi produzido utilizando recursos do próprio piloto. O DGR-Lola combina elementos radicais, mas já viáveis tecnicamente, como aerodinâmica ativa e variável, bateria modular e dispositivos de segurança otimizados e integração de software livre -- que pode ser trabalhado por outros players do campeonato. Um elemento importante é o sistema de sucção biturbo que pode ser modulado de acordo com o tipo de traçado, gerando grandes quantidades de downforce em qualquer velocidade. Outra característica importante é a tração nas quatro rodas, com potência de 600kW (ou 804 cv) gerada por dois motores elétricos.


O desenvolvimento do DGR-Lola foi realizado em parceria com a Lola Cars, utilizando as instalações de tecnologia avançada da construtora britânica em sua base de Silverstone, Inglaterra. O projeto foi trabalhado em software CAD (computer aided desigh) pela LamTec, com renderings gerados pela Chris Paul Design. Os estudos de CFD (computational fluid dynamics) são da Airshaper.


Meta é inspirar futuras gerações - "Este projeto foi idealizado para servir de inspiração para as futuras gerações de carros de corrida elétricos", disse Lucas Di Grassi. "Provamos que ele é mais veloz que os Fórmula 1 utilizando dados e simulações. Mas meu plano é construir o DGR-Lola nos próximos dois anos e colocá-lo na pista o quanto antes", completou o brasileiro.


"Na Lola, nós estamos sempre procurando novas formas de inovar no esporte a motor. E apoiar o Lucas com esse projeto, utilizando nossa expertise e instalações de ponta de pesquisa e desenvolvimento, foi uma oportunidade perfeita pera isso. O resultado é um carro que amplia as fronteiras do que é possível fazer em termos de carros de corrida elétricos através da maximização de soluções tecnológicas que já estão disponíveis", disse Peter McColl, diretor-técnico da Lola Cars.


Rodolpho Siqueira



Comentários


bottom of page