Stock Light começa com autoridade de Bedani e resposta firme de Barrichello Bartz
- Carlos Rossi | Kabé
- 5 de mai.
- 4 min de leitura

Enzo vence duas das três corridas do fim de semana e assume liderança; sobrinho de Rubinho também fatura vitória em prova disputada com garra
A temporada 2025 da Stock Light começou com o pé cravado no acelerador e dois nomes ganhando força na briga pelo título e pelo prêmio máximo: um aporte de R$ 2,5 milhões em insumos, suficiente para garantir um assento na Stock Car Pro Series no próximo ano. No autódromo de Interlagos, quem mandou no ritmo foi Enzo Bedani, de 17 anos, que conquistou duas vitórias e um segundo lugar com o carro # 98 da W2 Racing ProGP. Com esse desempenho quase impecável, ele saiu da etapa inaugural na liderança do campeonato, somando 80 pontos.
A primeira corrida do domingo, que foi a segunda da etapa, teve vitória de Felipe Barrichello Bartz. Correndo pela SG28 Racing, o jovem piloto mostrou frieza para segurar a pressão de Bedani até a bandeirada final. A diferença entre os dois foi de menos de um segundo: 0s830. Foi a terceira vez que Pipe — sobrinho de Rubens Barrichello — venceu na categoria de acesso.
A corrida começou com Bedani largando bem e sendo favorecido por um entrevero entre os pilotos que dividiam a primeira fila. Ele soube aproveitar a pole conquistada no sábado e abriu a primeira volta já com mais de dois segundos de vantagem sobre Rafael Martins, que duelava com Barrichello Bartz. A margem subiu para mais de três segundos na volta 4, até que o safety car foi acionado — apesar de os dois carros que estavam fora da pista conseguirem retornar por conta própria. A neutralização foi breve, e Bedani retomou o controle da prova na relargada, abrindo a volta 5 com autoridade.
Logo depois, novos incidentes no fim da reta principal e na Oposta exigiram nova entrada do carro de segurança. Com o cronômetro já nos minutos finais, a corrida relargou com menos de três minutos restantes. Bedani ainda liderava, mas Pipe vinha colado, ambos acionando o push-to-pass na volta final. No Laranjinha, o carro # 98 perdeu rendimento e caiu para segundo. E aí, para selar o drama, mais uma vez o safety car foi chamado, encerrando a corrida sob bandeira amarela, com Bedani em segundo após dominar quase a totalidade da disputa.
Outro nome que se destacou foi Rafael Martins, que teve um sábado complicado, mas reagiu com força no domingo. Largando da segunda posição, o piloto da novata MForce garantiu o terceiro lugar na pista. No entanto, uma falha no sistema de cronometragem indicou equivocadamente Léo Reis como o terceiro colocado, e Martins acabou fora do pódio oficial. Mesmo assim, o desempenho foi festejado como um retorno promissor à Stock Light após cinco anos de ausência — e na estreia do novo patrocinador, a Gree.
Na sequência da Corrida 2, Guto Rotta (Garra Racing Team) cruzou em quarto, seguido por Enzo Gianfratti. Já o campeão da Turismo Nacional, Ernani Kuhn, fechou a corrida em sexto, à frente de um velho conhecido das pistas da TN, Juninho Berlanda. Outros nomes da antiga casa dos carros populares, como João Bortoluzzi (8º), Luis Trombini (9º) e Witold Ramasauskas (10º), também terminaram dentro do top-10 — que teve seis estreantes entre os dez melhores.
Bedani repete dose na 3ª Corrida e lidera um fim de semana impecável
Com o grid da terceira corrida invertido entre os oito primeiros da prova anterior, Bedani largou em sétimo e tinha em mãos um desafio interessante: 25 minutos mais uma volta de corrida e 15 acionamentos do botão de ultrapassagem. E o piloto da W2 usou cada recurso com maestria.
Na largada, mergulhou por dentro no S do Senna e escapou de um tumulto, já aparecendo em quinto logo de cara. Avançou para quarto sem nem precisar acionar o push, apenas usando o vácuo com inteligência. No Laranjinha, já estava em busca do terceiro lugar. Com um ataque cirúrgico e bem cronometrado, passou dois concorrentes de uma vez só na freada do S do Senna, e logo colou no líder, abrindo a volta 5 a apenas 0s443 do ponteiro.
Na volta seguinte, tomou a liderança na reta principal. Aí veio novo safety car, chamado para retirada de um carro danificado na área de escape. Enzo relargou abrindo a volta 8 com 0s803 de vantagem sobre o segundo colocado, que saltou para mais de dois segundos logo depois — tudo isso com push-to-pass de sobra.
Mas ainda havia mais ação: um carro ficou parado na reta e outro apareceu sem roda na saída do Laranjinha. O safety car teve que voltar, e desta vez não houve tempo para relargar. Bedani venceu sob bandeira amarela, fechando um fim de semana quase perfeito — com duas vitórias, um segundo lugar e a melhor volta da Corrida 3.
João Bortoluzzi também encerrou seu batismo na Stock Light com pódio, garantindo outro top-3 para a MForce. Léo Reis voltou ao pódio com a W2, em terceiro. Rafael Martins ficou a só 0s376 do pódio, em quarto, seguido por Bruna Tomaselli, que teve bom início com a SG28 Racing. Enzo Gianfratti cruzou em sexto e, no próximo fim de semana, disputa o TCR South America em San Juan, Argentina. Luis Trombini foi o sétimo, com Akyu Myasava em oitavo. Juninho Berlanda foi o nono, e Will Cesar, vindo do simulador para as pistas reais, fechou o top-10.
Agora a Stock Light faz uma breve pausa antes de retomar os trabalhos no autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), onde a nova geração promete mais um show de pilotagem e sangue frio.
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
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