Celso Neto retorna às origens e se destaca na grande final da Turismo Nacional
- Carlos Rossi | Kabé
- há 3 dias
- 3 min de leitura

Piloto brasileiro com carreira internacional revive início no automobilismo e fecha Endurance TN entre os melhores do grid
São Paulo (SP), 15 de dezembro de 2025. A grande final da temporada da Turismo Nacional (TN) foi disputada neste fim de semana no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, reunindo alguns dos principais nomes do automobilismo brasileiro em uma prova de longa duração marcada por estratégia, resistência e mudanças climáticas. O evento encerrou o campeonato com a corrida Endurance TN, de três horas, exigindo concentração máxima das equipes do início ao fim.
Entre os destaques da prova esteve o baiano Celso Neto (AMED / Dipromed / LS Interbank / SODI USA by Velocity Racing / Stallion Motorsports), piloto brasileiro que atualmente constrói sua carreira internacional na IMSA Michelin Pilot Challenge, nos Estados Unidos. A participação em Interlagos representou um retorno especial para Neto, que voltou a acelerar na categoria onde deu seus primeiros passos no automobilismo nacional, reforçando o vínculo com a TN e com o público brasileiro.
“Tem um recorde meu, que dura até hoje, na Turismo Nacional. O piloto mais novo a conquistar um pódio da história da categoria, eu tinha 14 anos de idade. Isso é muito legal”, destacou Celso Neto.
Defendendo a equipe Brandão Motorsports, Celso Neto dividiu o Volkswagen Polo GTS número 125 com o piloto Paulo Fernando. A corrida foi disputada em formato endurance, com stints de 30 minutos para cada piloto ao longo das três horas de prova, exigindo perfeita sintonia entre a dupla, engenheiros e equipe para enfrentar as constantes mudanças de cenário.
Ainda nos treinos livres, a suspensão do carro quebrou na segunda volta da primeira sessão. Com isso, Neto só teve doze voltas totais antes da classificação e ainda assim ficou no Top 5, entre 34 carros. Na tomada de tempo, Celso Neto garantiu o 4º melhor tempo entre os competidores. O desempenho sólido já indicava o potencial da dupla para brigar por posições importantes ao longo da corrida, mesmo diante de um grid numeroso e altamente competitivo em Interlagos.
Durante a prova, após assumir o carro na décima primeira posição deixada por Paulo Fernando, Neto protagonizou uma forte recuperação. Com ritmo consistente e leitura precisa das condições de pista, o piloto alcançou a segunda posição na metade da corrida, colocando o Polo GTS entre os protagonistas da Endurance TN, até completar seu stint e entregar o carro para o seu parceiro de prova.
A performance da dupla também se destacou nos números. Celso Neto registrou a segunda melhor volta da prova, ficando a menos de meio décimo de segundo do tempo mais rápido entre os 68 pilotos que passaram pela pista ao longo da corrida.
O desfecho da prova foi marcado por um dos momentos mais desafiadores do fim de semana. No último stint, Celso entrou em décimo terceiro e recebeu a bandeirada na oitava posição geral, enfrentando chuva e a falta de iluminação no traçado de Interlagos. Mesmo assim, o carro número 125 foi o primeiro entre as duplas formadas por pilotos das categorias A e B a cruzar a linha de chegada.
“Fechamos a prova da TN Endurance em oitavo entre 34 carros, sendo o primeiro carro com um piloto de categoria B na dupla. Tivemos a segunda volta mais rápida da prova dos 68 pilotos competindo. Estou feliz demais com o desempenho em tantas condições diferentes que passamos, pista seca, úmida, molhada e no final no escuro ainda. Quero só agradecer ao Dr Paulo Fernando e a Brandão Motor Sport pelo convite. Eu espero retornar em breve”, afirmou.
O piloto retorna aos Estados Unidos, já de olho na temporada 2026 da IMSA Michelin Pilot Challenge, na qual Neto vai competir na categoria TCR pela Stallion Motorsports, equipe 100% brasileira e liderada por brasileiros. A bordo do novo CUPRA Leon VZ TCR, Neto reforça a presença verde e amarela em um dos principais palcos do automobilismo mundial, levando a experiência para um novo capítulo da sua carreira.
Kako Marques












































Comentários