Max Verstappen brilha em Imola e Red Bull celebra 400 GPs com vitória dominante
- Carlos Rossi | Kabé
- 18 de mai.
- 5 min de leitura
Atualizado: 20 de mai.

Campeão assume a ponta na segunda curva e conquista sua 65ª vitória na Fórmula 1; Hamilton tem melhor domingo pela Ferrari e McLaren comemora pódio duplo
18 de maio de 2025, São Paulo - O Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, foi palco de uma exibição dominante de Max Verstappen. O holandês da Oracle Red Bull Racing partiu da segunda posição no grid, superou o pole Oscar Piastri já na primeira volta com uma manobra por fora na curva 1, e não olhou mais para trás. No mesmo dia em que a equipe celebrava sua 400ª corrida na Fórmula 1, Verstappen brindou com a 65ª vitória de sua carreira — e com um desempenho impecável.
A largada foi o momento definidor da corrida. Quando as luzes se apagaram, Verstappen tracionou melhor, emparelhou com Piastri e, em uma tomada ousada e milimetricamente calculada, mergulhou por fora para tomar a liderança ainda nos primeiros metros. Piastri, então, caiu para segundo, com George Russell colado logo atrás.
Na 13ª volta, Lando Norris começou sua ascensão. Sem sequer precisar da asa móvel, o britânico da McLaren realizou uma manobra firme para cima de Russell e assumiu a terceira posição. As Williams também apareciam com destaque, sustentando o sexto e sétimo lugares naquele momento, em mais um indício de que a equipe está reencontrando competitividade.
A primeira rodada de pit stops começou antes da janela ideal. Com isso, nomes como Gabriel Bortoleto chegaram a figurar na zona de pontuação momentaneamente. O brasileiro, com pneus médios, subiu ao décimo lugar antes de também ir aos boxes e retornar no fim do pelotão. Piastri, por sua vez, optou por uma estratégia de duas paradas e já fez seu primeiro pit stop ainda na volta 13, retornando em 12º. Provavelmente uma estratégia errada para esse momento da prova.
O circuito de Ímola, notoriamente difícil para ultrapassagens, manteve a maior parte do pelotão estável. Mas Piastri começou uma escalada determinada: passou Tsunoda, Bearman, Colapinto e Hulkenberg com ritmo forte e decisões agressivas. Na volta 27, superou Antonelli e já figurava em quinto.
Enquanto isso, Verstappen seguia soberano, administrando a vantagem com uma pilotagem limpa e eficiente. Norris manteve o segundo lugar após seu pit stop na volta 29, feito no momento exato em que o Safety Car Virtual foi acionado — uma janela que também permitiu que a Red Bull executasse o pit stop de Verstappen sem prejuízo de tempo. A estratégia se mostrava perfeita.
A corrida seguiu com momentos pontuais de ação. Hamilton, em clara recuperação, ganhou posições importantes nas voltas finais e ultrapassou tanto Hadjar quanto seu companheiro Russell para fechar em quarto. Já Albon, em mais uma atuação sólida pela Williams, batalhou duramente com Leclerc, foi lançado para fora da pista e acabou em sexto — lance que certamente será o foco de discussão entre os aficcionados pela Fórmula 1.
Na volta 46, Andrea Kimi Antonelli abandonou após um problema no carro, gerando um novo Safety Car — intervenção demasiadamente demorada. Verstappen aproveitou para novamente trocar pneus, assim como vários outros pilotos. A relargada veio na volta 53, e imediatamente o líder já abria margem sobre Piastri, com autoridade.
Poucas voltas depois Lando Norris, com DRS, parte para cima de Piastri, que tinha pneus bem mais comprometidos naquele momento, e toma a vice-liderança. Albon ainda tentou pressionar Leclerc e Hamilton, mas pagou caro pelo excesso de ambição. No embalo, Hamilton ganhou mais uma posição e terminou o dia em excelente quarto lugar. Pouco depois, com receio de punição pela "defesa" anteior, Leclerc cede passagem a Albon que termina em quinto.
Com pneus mais frescos e um ritmo constante, Verstappen cruzou a linha com mais de seis segundos de vantagem sobre Norris. Piastri completou o pódio, reconhecendo que a escolha por duas paradas comprometeu a chance de vitória. A Ferrari, mesmo com o sexto lugar de Leclerc e o quarto de Hamilton, deixou Ímola com a sensação de que houve melhora, mas ainda há muito trabalho a fazer.
No final, o nome do dia foi mesmo Max Verstappen. Em um fim de semana emblemático para a Red Bull, o holandês mostrou que é o homem a ser batido em qualquer pista do mundo.
O que eles disseram (Declarações pós-corrida dos protagonistas em Ímola)
MAX VERSTAPPEN (1º colocado)“Ter a vitória aqui é fantástico. A largada não foi das melhores, mas posso dizer que a segunda curva foi boa! Assim que assumimos a liderança, acho que mostramos o que podíamos fazer com o ritmo do carro e consegui forçar bastante. A corrida foi muito mais promissora do que eu esperava. Cuidei bem dos meus pneus e a sensação foi ótima. Foi um grande fim de semana para nós e é bom ver que as melhorias funcionaram no carro. Isso torna a nossa 400ª corrida ainda mais especial. Espero que possamos aprender um pouco mais com o que vimos aqui hoje.”
CHRISTIAN HORNER (CEO e Diretor da Red Bull Racing)“Que vitória para o Max em Ímola! A maneira perfeita de comemorar nossa 400ª corrida. O Max fez uma manobra sensacional na primeira curva e a equipe foi perfeita nos boxes. Foi um grande desempenho em todos os aspectos, incluindo o Yuki, que veio do pit lane para marcar pontos. Uma 400ª corrida digna da nossa história.”
LANDO NORRIS (2º colocado)“Estou muito satisfeito com a segunda colocação. O Max foi rápido, claro, mas extraímos tudo o que podíamos. Oscar e eu tivemos uma boa batalha e entregamos um ótimo resultado duplo para a McLaren.”
OSCAR PIASTRI (3º colocado, pole position)“Largar da pole e não vencer sempre deixa um gosto amargo, mas fizemos o que foi possível. Fomos conservadores com a estratégia, talvez demais. O Max estava rápido e aproveitou as melhores janelas. Ainda assim, o pódio duplo é um excelente resultado para o time.”
LEWIS HAMILTON (4º colocado)“Hoje me senti muito mais em sintonia com o carro. Foi um fim de semana de reconstrução e tivemos boas decisões estratégicas. Ainda há pontos a melhorar, mas demos um passo claro em direção aos pódios.”
CHARLES LECLERC (6º colocado)“Tivemos azar com os Safety Cars. Não estávamos com os pneus certos nas horas certas. Não foi um grande fim de semana para nós, mas mostramos ritmo de corrida. Nosso foco precisa ser classificação.”
ALEX ALBON (5º colocado)“A quarta posição estava ao nosso alcance, mas no fim levei a pior com a manobra do Charles. Ainda assim, é um ótimo resultado para nós e mostra que estamos consistentemente na briga.”
JAMES VOWLES (chefe da Williams)“Mais uma boa pontuação dupla, mas com um toque de frustração. Tínhamos ritmo para ainda mais. O Alex fez uma corrida incrível, lutando com mérito contra as Ferraris. Estamos avançando.” Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
Comments